Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/16 às 12h04 - Atualizado em 30/10/18 às 14h11

Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI 2016-2017

COMPARTILHAR

A Secretaria de Estado de Educação informa que iniciou a adesão ao Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI 2016/2017, no Módulo PAR do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC – SIMEC, em parceria com o Governo Federal.

 

Trata-se de um programa federal instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009, o qual integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia para induzir ao redesenho dos currículos do Ensino Médio no país. Tem como objetivo apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, de forma a ampliar o tempo do estudante na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, buscando atender às necessidades e expectativas dos estudantes por meio de uma formação integral e de um currículo mais dinâmico e articulado com as diversas dimensões da vida dos jovens.

 

A partir das alterações realizadas na LDB por meio da Medida Provisória – MP nº 746/2016, o Programa constitui-se um instrumento que contribui tanto para o fortalecimento das escolas em tempo integral quanto para a reflexão sobre as possibilidades de construção de propostas curriculares com diferentes ênfases.

 

Nesta edição apresenta as seguintes alterações: prioridade de atendimento de escolas com nível socioeconômico baixo; inclusão de “Mundo do Trabalho” como campo de integração curricular, termo que substitui “macrocampo” por expressar, de modo mais efetivo, a perspectiva interdisciplinar; retirada de “leitura e letramento”, por este já estar contemplado no campo de integração curricular “acompanhamento pedagógico”; elevação do valor destinado às escolas rurais e/ou com nível socioeconômico baixo e; elaboração de relatórios de atividades com foco na melhoria da ação de monitoramento.

 

O período limite para a adesão das escolas selecionadas por esta Secretaria de Estado de Educação será até o dia 18 de novembro de 2016 e sua execução, ocorrerá ao longo do ano letivo de 2017.

 

Para maiores esclarecimentos, estão disponibilizados os links com os documentos relacionados ao Programa, bem como os contatos dos setores responsáveis:

Documentos:
Contatos:

Leia também...