Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Programas e projetos do Ensino médio

FESTIVAL DE FILMES CURTA METRAGEM DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BRASÍLIA

Produção de filmes curta-metragens pelos estudantes da Rede Pública de Ensino do DF

Edital do 1º festival de filmes de curta-metragem das escolas públicas de Brasília – Hoenagem Vladimir Carvalho

Mostra de filmes

CIRCUITO DE CIÊNCIAS

Disseminação da cultura científica nas Unidades Escolares com o objetivo de estimular atividades que abarquem o letramento científico e processos investigativos entre estudantes, professores/as e gestores/as, promovendo a apropriação das etapas de desenvolvimento do trabalho científico: problematização, levantamento de hipóteses, investigação, análise, conclusão e generalização. Esses aspectos fortalecem a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e estimulam a autonomia intelectiva.

PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO (PJB) PARA O DF

Realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) 

Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas; promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

PROGRAMA JOVEM SENADOR

Projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores.

PROGRAMA “POR DENTRO DOS EXAMES DO ENSINO MÉDIO”

Auxilia estudantes da rede pública a se prepararem paras provas como o Enem e o PAS

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR – PROEMI

O Programa é oriundo do Governo Federal e sua ação principal é o envio de recursos via PDDE/FNDE, repassados diretamente para as escolas públicas de Ensino Médio após o aval das Secretarias de Estado de Educação das diversas Unidades da Federação.

SEMANA PARA A VIDA – MAIO AMARELO

Esta é uma das ações educativas que o Detran está promovendo e contempla o cronograma de atividades do Maio Amarelo, movimento mundial de respeito à vida no trânsito.

EMTI – PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL

O Programa de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI foi instituído pelo Ministério da Educação – MEC a partir da Portaria n° 1.145, de 10 de outubro de 2016, com o objetivo de apoiar os sistemas de ensino público na operacionalização de ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino médio e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de forma a atender às metas 3, 6, 7 e 19 do Plano Nacional de Educação – PNE e à meta 6 do Plano Distrital de Educação – PDE no que tange à ampliação da oferta de educação integral.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal aderiu ao programa no final do ano de 2016 com a ampliação de tempos e espaços escolares e ações educativas que desenvolvem plenamente suas dimensões cognitivas, socioemocionais, culturais, técnico-científicas, incluindo projetos de vida e formação para o mundo do trabalho. Os estudantes do Ensino Médio têm uma jornada ampliada de 9 (nove) horas-aula diárias em três dias na semana, com o ensino regular da Base Nacional Comum Curricular e com a Parte Flexível com projetos pedagógicos diversificados e entrelaçados com a prática e a teoria, o que resultará em uma formação escolar mais sólida e integral do estudante.

 

Atualmente o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral atende a 12 (doze) Unidades Escolares e aproximadamente 2.855 estudantes. As Unidades Escolares contam com aporte financeiro do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Ministério da Educação – MEC para realizar adaptações na infraestrutura dos ambientes escolares, na aquisição de equipamentos e materiais educativos. O programa, também, promove formação continuada a partir da Pedagogia por Projetos, Metodologias Ativas, Projetos de Vida e acompanhamento junto aos projetos pedagógicos da parte flexível da matriz Curricular.

 

Para mais informações: eti.ensinomedio@edu.se.gov.df.br.

 

Diretrizes Pedagógicas – Educação em Tempo Integral

LEI Nº 6036 do DF

Portaria 727 de junho