Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/20 às 14h15 - Atualizado em 28/07/20 às 9h52

Apresentação

 

A Proposta Pedagógica é o documento norteador de uma escola, conferindo a ela uma identidade própria, com suas demandas, prioridades e planos para o desenvolvimento do ensino.

 

Normalmente, a chamada PP é elaborada no início do ano letivo e conta com a participação de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, docentes, funcionários, estudantes e familiares.

 

Nela, é traçado um perfil da unidade escolar como espaço formador de cidadãos. Assim, é feito um mapeamento da comunidade escolar levando em conta fatores diversos, como a localização, necessidades dos atores inseridos nesse contexto e aspectos sociais e econômicos.

 

No âmbito pedagógico, são inseridos na proposta os planejamentos referentes ao ano, com a abrangência de possíveis atividades e estratégias que serão usadas para o desenvolvimento educacional.

 

Com estas informações, é possível compreender um pouco melhor a realidade da escola e traçar os objetivos a serem alcançados, bem como os meios para essas conquistas.

 

A proposta é, ainda, uma forma de apresentar os trabalhos que são desenvolvidos, de modo a mostrar a identidade da escola, tornando públicos os objetivos educacionais de cada unidade. Com essa transparência, incentiva-se a maior participação de alunos, pais e responsáveis na construção ativa de um ambiente escolar mais acolhedor.

 

Por fim, o documento serve de base para o ano seguinte, quando são avaliados as conquistas e o trabalho executado anteriormente. Desta forma, cria-se um processo contínuo de melhoria do ensino.