Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/01/21 às 12h50 - Atualizado em 6/10/22 às 18h50

Prorrogada consulta pública para as matrizes do Sistema de Avaliação Educacional do DF

Nova data limite para envio das contribuições é 24 de janeiro. Provas serão em novembro de 2021

 

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

O período de validação das Matrizes de Referência do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAEDF) foi prorrogado até 24 de janeiro. As provas que irão aferir o desempenho dos estudantes da educação básica das redes pública e privada do Distrito Federal estão previstas para novembro de 2021. A consulta pública iniciou em 7 de dezembro de 2020.

 

Podem opinar gestores, professores e estudantes das redes pública e privada, acadêmicos, pesquisadores e quaisquer outras pessoas que tenham interesse em contribuir.

 

São dois documentos em consulta: a Matriz para Avaliação de Desempenho e a Matriz para Avaliação do Contexto Escolar. Além disto, está aberto o credenciamento para profissionais da educação interessados em atuar como elaboradores de itens para a Prova DF.

 

A Matriz para Avaliação de Desempenho tem como objetivo direcionar a construção da Prova DF – instrumento que avalia os estudantes em Língua Portuguesa e Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, totalizando 11 cadernos de provas. Entre outros aspectos, o documento apresenta as habilidades a serem avaliadas e os temas transversais a serem desenvolvidos no processo de elaboração dos itens. O documento foi construído com a colaboração de professores e de integrantes do meio acadêmico.

 

O foco da Matriz para Avaliação do Contexto Escolar é mapear os aspectos que influenciam a educação oferecida no Distrito Federal. Estas avaliações consistem na aplicação de questionários para gestores, professores e estudantes. As questões foram elaboradas principalmente com base nas avaliações.

 

Elaboração de itens

 

A validação por elaboração de itens tem como objetivo verificar se as habilidades contidas na matriz de referência de avaliação de desempenho podem ser mensuradas por meio de itens e posteriormente compor a Prova DF.

 

Os profissionais da educação interessados em atuar como voluntários na elaboração destes itens podem se cadastrar até 24 de janeiro. É preciso ter experiência como elaborador ou ter formação na área de avaliação em larga escala.

 

Participe pelos links abaixo:

img-responsiva➥ Acesse aqui a Matriz para Avaliação de Desempenho

📝 Formulário

img-responsiva➥ Acesse aqui a Matriz para Avaliação do Contexto Escolar

📝 Formulário 

➥ Inscrição para elaboração

📝 Formulário

 

 

Governo do Distrito Federal