Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Provinha Brasil

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

 

No Distrito Federal, o exame foi realizado pela primeira vez em junho de 2008. Foram avaliados 43.765 alunos do segundo ano de escolaridade, matriculados em escolas urbanas e rurais da Rede Pública de Ensino.

 

Esta avaliação é realizada no início do Ensino Fundamental a fim de fazer um diagnóstico da alfabetização, identificando eventuais problemas e dificuldades que as crianças enfrentam com a leitura e a escrita. O objetivo é sanar e ampliar as chances de um bom desenvolvimento da aprendizagem ao longo do Ensino Fundamental.

 

A Provinha Brasil difere em alguns aspectos de outras avaliações nacionais, como o SAEB -Sistema de Avaliação da Educação Básica e a Prova Brasil. Por exemplo, os resultados não serão analisados nem divulgados pelo Ministério da Educação. As provas serão corrigidas pelos próprios professores da rede e os resultados serão trabalhados pela SEDF com a finalidade de subsidiar políticas de melhoria da qualidade do ensino.

 

Mais informações:
Provinha Brasil