29/04/21 às 18h27 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

R$ 2 milhões em reformas para Taguatinga

Secretário de Educação e presidente da Câmara Legislativa fazem inspeção nas escolas da regional de ensino

Por Malcia Afonso | Ascom/SEEDF

Neste ano, EC 41 está instalando a cantina e colocando granitina nos corredores e no pátio, um investimento de R$ 250 mil. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Acompanhado pelo presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, o secretário de Educação, Leandro Cruz, visitou na manhã desta a quinta-feira, 29, escolas de Taguatinga. Eles foram conferir de perto as reformas que estão sendo realizadas com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) e ouvir as demandas dos gestores. A agenda, que passou pelas escolas classe 41,18 e 15, teve como anfitrião o coordenador regional de ensino da cidade, Murilo Marconi Rodrigues.

Em 2021, a Secretaria de Educação destinou R$ 2,14 milhões de recursos do PDAF para Taguatinga. “Hoje foi um dia maravilhoso para a educação. Corremos a região de Taguatinga, um pequeno pedacinho dela, na nossa caminhada para irmos em todas as escolas do Distrito Federal, apoiando e ajudando na construção da nossa educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou Leandro Cruz.

Agradeço todo o empenho da Secretaria de Educação que, mesmo durante o período de pandemia, tem feito investimentos importantes. Esperamos que as aulas voltem o quanto antes, com certeza com um ambiente muito melhor para o ensino de qualidade, para que os estudantes possam voltar a suas atividades normais”, afirmou Rafael Prudente.

O coordenador da CRE também agradeceu emocionado o apoio às unidades de ensino da regional. “A palavra que a gente tem aqui em Taguatinga em relação à Secretaria de Educação é ‘gratidão. Gratidão a Leandro Cruz, a Rafael Prudente, por termos esse trabalho em conjunto com o Governo do Distrito Federal”, disse.

Quem ganha é o pedagógico

Pdaf, 39% superior em 2020, é o maior da história
Volta às aulas com dinheiro em caixa
Regionais de Ensino vão receber mais R$ 5,8 milhões do PDAF

Primeira parada do roteiro, a EC 41, obteve 6,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, ultrapassando a meta de 6,3. Foi uma das melhores notas do Distrito Federal.

Entre os motivos do êxito, a diretora Edna Santos de Miranda aponta o engajamento da comunidade na vida escolar dos estudantes e as melhorias na infraestrutura da escola. “Isto motiva o professor. E o estudante gosta de uma escola bonita, bem estruturada, quer ter orgulho dela”, avaliou.

Localizada na EQNL 13/14, a unidade atende 632 crianças e adolescentes da educação infantil e do ensino fundamental, que contam com 38 salas de aula, salas de leitura, de vídeo e de informática. Neste ano, estão instalando a cantina e colocando granitina nos corredores e no pátio, um investimento de R$ 250 mil.

Conforto e segurança

Em seguida, o grupo seguiu para a EC 18, na QND 12.  A diretora contou que a unidade já passou por melhorias, com verbas da Secretaria e de emendas parlamentares, e precisa de mais reformas. A concretização está sendo possível com os recursos do PDAF. Neste ano, estão colocando granitina em todas as salas, revitalizando o piso das salas de aula e as utilizadas pelos servidores, para dar mais conforto e segurança aos 580 estudantes dos anos iniciais e à equipe

EC 18 foi a segunda escola visitada pelo Secretário de Educação, Leandro Cruz, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, e o coordenador da regional, Murilo Marconi Rodrigues. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Somente do PDAF semestral da Secretaria de Educação, a escola recebeu no primeiro semestre R$ 42,2 mil.

É importantíssima a presença do secretário, do coordenador regional e do presidente da Câmara Legislativa, porque eles estão vendo a nossa realidade e constatando a aplicação dos recursos. Quanto mais a escola for revitalizada, melhor para toda a comunidade escolar”, disse a diretora Elisângela Maria Alves Barbosa Levi.

De cara nova

Com atendimento e 510 estudantes dos anos iniciais, a EC 15 comemora todas as benfeitorias. Neste primeiro semestre, a unidade já recebeu R$ 32,9 mil da Secretaria de Educação.

EC 15 recebeu recebeu R$ 32,9 mil de PDAF da Secretaria de Educação no primeiro semestre de 2021. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Nos planos imediatos, estão a reforma da parte elétrica, de algumas salas de aula e dos banheiros, além da troca de telhados em dois blocos e colocação de granitina em outros dois.

As reformas vão contribuir nos nossos projetos pedagógicos, como de capoeira, caratê e música. Também temos parceria para atender a comunidade vizinha com um projeto de futsal. Então, quando as atividades presenciais retornarem, todos vão encontrar uma estrutura bacana, funcional. É importante aproveitar este momento não presencial para isto”, antecipou o diretor Edson José Alves Barbosa.