30/07/21 às 15h33 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Reaberta biblioteca de Santa Maria

Depois de 26 anos, Biblioteca Pública Monteiro Lobato é reinaugurada a dias da retomada das aulas presenciais

Por Íris Cruz Ascom SEEDF

A Biblioteca Pública Monteiro Lobato tem mais de 9 mil exemplares. Foto: Agência Brasília

A espera de mais de 26 anos acabou hoje: foi reaberta a Biblioteca Pública Monteiro Lobato, em Santa Maria. A cerimônia de reinauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, com a presença do governador do Distrito Federal,  Ibaneis Rocha, do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, e do secretário executivo da Secretaria de Estado de Educação, Denilson Bento da Costa.

A reabertura da biblioteca acontece às vésperas da retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino, após mais de um ano e meio de ensino remoto. As aulas recomeçam na próxima segunda-feira, 2 de agosto.

Com acervo de 9 mil exemplares, a biblioteca foi inaugurada em maio de 1995. Depois de 26 anos, o espaço passou por uma ampla reforma e, hoje, celebra a conclusão dessa conquista.

Essa reinauguração é fundamental, sobretudo nesse momento que a gente retoma as atividades presenciais. Esse é mais um espaço que a gente vai ter reformado para complementar as atividades dos nossos estudantes“, afirmou o secretário executivo.

Para festejar

Em clima de comemoração, professores e estudantes do projeto Santa Maria em Pauta fizeram uma apresentação de música Clássica durante a reinauguração.  Os professores, Ederson Silva e Priscila Sabino, tocaram ao lado dos estudantes Rômulo Lacerda, Geraldo Luna e Joshua Sabino, as músicas Sons de Carrilhões, de João Pernambuco, e Coro Judas Macabeus, de Haendel.

O estudante Geraldo Luna se mostrou feliz com a apresentação: “É muito bom estar aqui, tendo a oportunidade de mostrar nossa música na reabertura dessa biblioteca tão importante“.

Santa Maria em Pauta

Como meio de estímulo musical, o projeto Santa Maria em Pauta procura enriquecer a cena cultural da região. Embora seja voltado para diferentes faixas etárias, desde 2008, o projeto tem como foco principal levar aulas de música para estudantes das escolas da rede pública de ensino.

Os professores da Secretaria de Educação atuam no programa atendendo cerca de 300 estudantes por semestre, com práticas voltadas para diferentes atuações musicais, como: violino, teclado, canto, percussão, instrumentos de sopro e de corda.

Durante o evento, o coordenador regional de ensino de Santa Maria, Claudiney Formiga, destacou a importância da cultura musical para educação. “A música é importante para estimular o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e emocional, assim como a socialização das crianças e adolescentes de Santa Maria“, argumentou.