Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/01/21 às 17h50 - Atualizado em 6/10/22 às 18h50

Rede pública oferece aulões ao vivo na reta final do Enem

Conteúdos que serão cobrados nas provas do exame, que começam no próximo domingo, são repassados ponto por ponto na internet. Lives ficarão on-line no canal EducaDF

 

Nathália Borgo, ASCOM/SEEDF

 

O Prepara Enem DF tem aulões interativos com professores e estudantes da rede pública. Foto divulgação

 

Na reta final de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 17 e 24, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) está fazendo um esforço concentrado junto aos estudantes para a Maratona Enem, que começou no dia 17 de dezembro e vai até o próximo dia 23.

 

Além de continuar maratonando, de 4 a 8 de janeiro, a rede ainda participou da Semana Prepara Enem DF, com aulões ao vivo no canal da pasta, o Educa DF.

 

Durante a última semana, os conteúdos de revisão apresentados por professores da própria rede foram divididos por áreas de conhecimento, além de uma aula sobre o Uso da Inteligência Emocional para a Realização do Enem. Até esta segunda-feira, 11, foram quase 5 mil visualizações no YouTube.

 

Na Maratona Enem, a SEEDF ainda conta com o apoio de professores de outros Estados do Brasil. São quatro horas de aulas, sempre com início às 14h e término às 18h.

 

A diretora de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Érika Botelho, explica que durante os aulões os estudantes recebem dicas, informações e curiosidades sobre cada área e ainda tira dúvidas ao vivo.

 

“A participação dos estudantes nos aulões, as lives do #PreparaEnemDF, é de extrema importância para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários ao bom desempenho durante o exame nacional. Por meio da interação, em tempo real via chat, com os professores e a equipe da Diretoria de Ensino Médio, os estudantes poderão realizar questionamentos e sanar dúvidas que, além deles, outros também podem estar enfrentando”, assegura.

 

Ensino democrático

 

Professor Bruno Borges de sociologia media os aulões democráticos da rede pública. Arquivo pessoal

 

De acordo com o professor de sociologia, Bruno Borges, mediador dos aulões da Semana #PreparaEnemDF, o projeto democratiza a formação dos estudantes. “O projeto conta com uma equipe de peso, com larga experiência na preparação do Exame Nacional do Ensino Médio. As lives permitem que mais estudantes tenham acesso e que todos possam fazer a revisão no seu tempo. São aulas focadas naquilo que importa na reta final, os conteúdos mais recorrentes e mais frequentes no Enem. Aulas interdisciplinares com dois ou três professores atuando simultaneamente na resolução de questões”, conta.

 

A primeira live da Semana foi apresentada pelos professores Bruno Borges e Silvio Miranda, para tratar de estratégias de prova. A ideia era deixar claro para os estudantes que cada prova e área têm o seu peso, e a organização do estudo e do tempo destinado às avaliações é fruto de uma boa estratégia de prova formulada.

 

O professor Leonardo Castro, de geografia, participou do aulão no dia 5 de janeiro sobre ciências humanas. “Faz toda a diferença para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade, especialmente os que foram impactados pela pandemia. Participar desse tipo de iniciativa gera confiança nos estudantes e reduz a ansiedade durante as provas”, avalia.

 

Prepara Enem 2021

 

Professores habilitados e experientes ajudam os estudantes na reta final para o Enem. Foto divulgação

 

Para facilitar a vida dos estudantes, a Secretaria de Educação criou o projeto #PreparaEnemDF e lançou uma página exclusiva no próprio site, onde toda a comunidade acessa o Repositório de Vídeos, Aulões, Provas com Gabarito, Cartilha de Redação e pode conseguir respostas para Perguntas Frequentes, além de Material de Apoio.

 

“O projeto #PreparaEnemDF busca oferecer aos estudantes do Ensino Médio da rede pública mais uma ferramenta de apoio ao Enem. Para o Enem 2021, a preparação será ainda mais intensa com: repositório de vídeos, podcast e muito mais. Lembrando que todos, incluindo os estudantes que já se formaram no Ensino Médio, vão poder continuar conectados e se preparando com o #PreparaEnemDF”, destaca a diretora de Ensino Médio, Érika.

 

Governo do Distrito Federal