Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

SAEB e Prova Brasil

Sistema de Avaliação da Educação Básica e Prova Brasil

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. O Saeb foi a primeira iniciativa brasileira para conhecer seu sistema educacional em profundidade, e tem sido realizado a cada dois anos desde 1990. As avaliações fornecem dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil, das regiões geográficas e das unidades federadas (estados e Distrito Federal), envolvendo estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e também estudantes do 3º ano do ensino médio.

 

A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo Saeb. A avaliação expande o alcance dos resultados porque oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas também para cada município e escola participante.

 

Apesar de complementares, a metodologia das duas avaliações é a mesma e, portanto, passaram a ser operacionalizadas em conjunto, desde 2007. Saiba mais sobre as semelhanças e diferenças entre Saeb e Prova Brasil.

 

Saiba mais:
Prova Brasil e Saeb