12/07/21 às 16h35 - Atualizado em 26/01/23 às 11h55

Inscrições para educador social voluntário começam no sábado, 17

Nesta quinta-feira, 15, foi divulgado o número de vagas por unidade escolar beneficiada

Malcia Afonso, Ascom/SEEDF

As inscrições para o Programa Educador Social Voluntário (ESV) começam no sábado, 17. A Secretaria de Educação do Distrito Federal abriu 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino para os interessados. As unidades escolares beneficiadas e o número de vagas em cada uma foram divulgados nesta quinta-feira, 15.

A inscrição será exclusivamente on-line (link abaixo↴) Podem participar pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência de acordo com as previsões do edital. A seleção será por meio de análise de currículo, a cargo de comissões avaliadoras, formadas nas unidades escolares que terão educadores sociais voluntários.

Acesse e confira
img-responsivaQUANTITATIVO DE VAGAS POR UNIDADE ESCOLAR ← Retificado – 16/7/21 – 19h30

img-responsiva

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma regional de ensino para atuação e indicar quatro unidades escolares na mesma regional. Deverá, ainda, encaminhar para o e-mail da UE, cópia digitalizada dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte); certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF; certidão negativa da Justiça Eleitoral; comprovantes  de residência, de escolaridade e de experiência.

Os educadores sociais voluntários auxiliam nas atividades do dia a dia das escolas,  sob orientação e supervisão da equipe gestora. O trabalho deles é alinhado com a unidade escolar e contribui para o atendimento qualificado dos estudantes da rede”,  comenta o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Ernany Santos de Almeida.

Atividades

Inicialmente, o período de inscrições estava previsto para começar em 16/7. A data foi alterada para ajustes no sistema.

Os educadores sociais voluntários vão atuar presencialmente, nos dias letivos e naqueles para reposição de aulas. Eles receberão R$ 30 por dia de atuação presencial, para cobrir as despesas com alimentação e transporte. O tempo diário de voluntariado será de quatro horas, mas eles poderão atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o ressarcimento em dobro. O pagamento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

Eles vão prestar suporte à educação integral, à educação infantil, ao ensino especial, à Escola Meninos e Meninas do Parque, à Escola do Parque da Cidade e aos estudantes indígenas matriculados nas unidades da rede pública. Todo o trabalho será supervisionado por professores e/ou pelas equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela unidade. As tarefas a serem desempenhadas são relacionadas ao cotidiano da escola, tais como auxiliar em atividades pedagógicas, esportivas e culturais. No ensino especial, eles também irão apoiar os estudantes nos horários de recreação e de refeição, entre outras atribuições.

Cronograma de ações

img-responsiva 14/07 A CRE encaminhará à DIGES/SUPLAV, via e-mail   (diges.se.df.gov.br),  planilha com a distribuição dos Educadores Sociais Voluntários por Unidade Escolar.
img-responsiva 15/07 Divulgação no site da SEEDF de lista das Unidades Escolares (UEs) beneficiadas com o Programa Educador Social Voluntário, bem como o quantitativo de vagas para cada UE.
img-responsiva 17,18 e 19/07 Inscrição: a inscrição deverá ser realizada, exclusivamente, no site www.educadorsocial.se.df.gov.br
img-responsiva 17,18 e 19/07 Envio da documentação: o envio da documentação deverá ser realizada, exclusivamente, no e-mail da UE de sua escolha.
img-responsiva 17 a 20/07 Análise Curricular: realização de análise curricular de acordo com o Anexo I, será realizada nas Unidades Escolares (forma on-line pela comissão avaliadora)
img-responsiva 21/07 Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da Unidade Escolar, após às 15 horas, e nos canais de comunicação online usados pela comunidade escolar.
img-responsiva 22/07 Recebimento da interposição de recursos, constante no Anexo II, pelo e-mail institucional da Unidade Escolar.
img-responsiva 23/07 Análise dos recursos pelas Unidades Escolares.
img-responsiva 26/07 Divulgação do resultado final do processo seletivo, nas UEs, com a lista de classificação dos candidatos,  após  às 12h e divulgação nos canais de comunicação online.
img-responsiva 26/07 A Unidade Escolar encaminhará à Coordenação Regional de Ensino, planilha com resultado final, contendo: nome, CPF, pontuação e classificação do candidato.
img-responsiva 27 a 29//07 Assinatura do Termo de Compromisso na CRE (cronograma a ser disponibilizado pela Coordenação Regional de Ensino).

img-responsiva Veja a portaria e anexos