Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/19 às 19h23 - Atualizado em 16/04/19 às 9h37

Secretário visita escolas atingidas por temporal

COMPARTILHAR

João Gabriel amador, Ascom/SEEDF

 

 

O secretário de Educação, Rafael Parente, esteve nesta sexta-feira (5/4), em Samambaia, onde um temporal, ocorrido na véspera, danificou escolas. Três unidades tiveram que suspender o atendimento. O intuito da visita foi identificar os danos e avaliar possíveis soluções para os problemas. “Vamos agir para que as escolas possam reabrir o mais rápido possível. Para isso, contamos com a ajuda de parceiros, como a Defesa Civil e a Novacap. Com esse auxílio, a previsão é que as unidades fechadas voltem a funcionar na segunda-feira”, destacou Parente.

 

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A primeira unidade visitada foi a Escola Classe 502, que ficou inundada com as fortes chuvas. A água alcançou até mesmo tomadas e rede elétrica, o que levou a direção a interditar a escola nesta sexta-feira (5). No mesmo dia, uma equipe de manutenção iniciou os reparos no sistema elétrico, enquanto servidores trabalhavam na limpeza do local. Os trabalhos seguirão no fim de semana para que os cerca de 480 estudantes retomem os estudos na segunda-feira (8).

 

Em seguida, a comitiva da SEEDF seguiu para a Escola Classe 425, onde os forros de duas salas de aula cederam com a água e o vento. Apesar do susto, não houve feridos. A chuva ainda alagou parte da escola e em algumas salas a água chegou a escorrer pelas paredes. A direção da unidade manteve as aulas, mas as duas salas ficaram interditadas até que os reparos sejam realizados.

 

No fim da manhã, foi a vez do Centro de Primeira Infância (CEPI) Algodão do Cerrado, que também ficou de portas fechadas nesta sexta. Apesar do bom sistema de escoamento, a unidade foi inundada pela enxurrada que veio da rua, deixando o local impróprio para os 136 estudantes atendidos. Funcionários e comunidade escolar se uniram para fazer a limpeza do prédio. A Novacap foi acionada para verificar soluções no escoamento de água na rua e evitar novos transtornos. As aulas retornarão normalmente na segunda-feira.

 

Além das escolas visitadas, o CEPI Cutia também ficou fechado e reabrirá na próxima semana. A Coordenação Regional de Samambaia realiza no momento um levantamento das escolas atingidas e os prejuízos causados pela chuva.

 

O relatório inicial, a partir dos informes das escolas, apontou estragos como alagamentos, destelhamentos e problemas com energia elétrica, entre outros, atingindo fortemente as unidades de ensino EC 410, EC 425, CEF 519, CAIC Helena Reis, EC 510 e EC 502. Também foram afetados os centros de ensino de primeira infância (CEPI) Cutia, Tamanduá Bandeira, Raposa do Cerrado, Algodão do Cerrado e Onça Pintada.

 

Acesse o relatório inicial enviado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 

Secretário visita escolas atingidas por temporal em Samambaia

Leia também...