Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/19 às 14h51 - Atualizado em 3/06/19 às 15h46

SEEDF acolhe orientadores educacionais

COMPARTILHAR

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

 

Ao todo, 646 pedagogos orientadores educacionais foram nomeados neste ano. Para recebê-los, a Secretaria de Educação do DF promoveu nesta segunda-feira (3) o acolhimento desses profissionais, no Museu Nacional da República. O evento serviu também para apresentação do novo manual da orientação pedagógica.

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

A abertura do evento foi cheia de emoção, com o auditório lotado de orientadores. “É um momento muito especial e o começo da jornada de vocês na Secretaria. Sabemos que são muitos desafios, mas sei que vocês vão trabalhar para fazer o possível e o impossível para que tudo funcione. E vamos continuar batalhando por mais nomeações em outros cargos”, ressaltou Rafael Parente, secretário de Educação do DF.

 

As orientadoras Ane Caroline e Cristiane de Fátima vão atuar nas escolas de Ceilândia e estão empolgadas para o trabalho. “Eu vim com vontade de somar com o trabalho já desenvolvido na Secretaria para avançar sempre”, contou Cristiane. Ane completou: “estou preparada para os desafios e sei que podemos contribuir muito”.

 

O subsecretário de Educação Básica da SEEDF, Helber Vieira, também deixou uma mensagem aos orientados. “Eventos como esses mostram que estamos no caminho certo, ainda mais ao ver a animação de vocês nesse momento. Sabemos que o papel dos orientadores é fundamental no desenvolvimento das escolas e queríamos muito ver vocês aqui para reforçar o time da Secretaria”.

Novo Manual da Orientação Pedagógica

A última edição do documento, que norteia as atividades dos orientadores educacionais, havia sido lançada em 2010. De lá para cá, muita coisa mudou e novidades foram incluídas no manual. Foi incluído um fluxograma de ações dos profissionais, que detalha os procedimentos em relação a estudantes, professores, familiares e demais membros da comunidade escolar. “A nova orientação foi construída de forma coletiva e leva em conta outros documentos da Secretaria, como o Currículo em Movimento, deixando o trabalho em consonância com a rede”, explica a gerente de orientação educacional, Érika Goulart.

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Outras mudanças foram colocadas no material, que foi distribuído para os profissionais presentes, bem como a fundamentação teórica das atividades e a orientação dos trabalhos em eixos de atendimento.

 

O orientador educacional é fundamental para o bom desenvolvimento do ensino. O profissional é responsável, entre outras coisas, pelo planejamento, coordenação, implementação e avaliação de projetos pedagógicos, além de auxiliar nos diálogos e soluções de conflitos entre os diversos atores do ensino, incluindo estudantes, educadores e comunidade escolar.

 

Acesse o Manual da Orientação Pedagógica

 

 

Acolhimento dos Novos Orientadores Educacionais