Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/10/20 às 15h28 - Atualizado em 6/10/22 às 18h50

Semana Nacional do Livro tem programação virtual para profissionais da educação

Evento começa nesta sexta-feira (23/10), no Youtube da Gerência de Políticas de Leitura

 

Rossana Gasparini – Ascom/SEEDF

 

 

Profissionais da educação atuantes em bibliotecas escolares e escolares-comunitárias, coordenadores intermediários, professores, coordenadores, gestores e demais interessados poderão participar da III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento será totalmente virtual, pelo Canal do Youtube da Gerência de Políticas de Leitura,  gratuito, e terá início nesta sexta-feira, 23 de outubro, seguindo até o dia 28 de outubro.

 

A programação reúne autores e profissionais que irão apresentar ao público contos e histórias, com debates, apresentações musicais, entre outros eventos culturais. O objetivo é discutir e refletir sobre o papel da leitura para a construção da competência leitora dos estudantes e para o desenvolvimento do gosto de ler. Além disso, a Semana busca ainda valorizar os profissionais que atuam em bibliotecas e contribuir para a formação continuada deles.

 

A abertura oficial será no dia 23 de outubro, das 15h às 16h30, com a participação do subsecretário de Educação Básica, Tiago Cortinaz; da professora, agente literária, curadora de eventos, contadora de histórias e escritora, Iris Borges; e do professor, coordenador Intermediário da CRE de Sobradinho e articulador da Biblioteca Escolar-Comunitária Rui Barbosa Serão, Ricardo Ventura.

 

Após a abertura, serão realizados três encontros virtuais, sempre às 15h. No primeiro dia, em 26 de outubro, haverá debate sobre a formação do leitor na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel da biblioteca. No segundo encontro, no dia 27 de outubro, serão realizadas práticas de leitura e mediação. Já no último dia, 28 de outubro, serão apresentadas técnicas de escolha de acervo, como seleção, construção e exposição.

 

🗒️ Confira a programação completa

 

Não é necessário fazer inscrição. No entanto, os participantes vão receber certificados. Dessa forma, durante os encontros, será disponibilizada virtualmente uma lista de presença para confirmar a participação. Assim, o certificado será encaminhado para o correio eletrônico informado pelo participante nessa lista.

 

O evento está sendo realizado pela Subsecretaria de Educação Básica, por meio da Gerência de Políticas de Leitura, em parceria com a Companhia das Letras – Cia das Letras. A III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca está prevista no Calendário Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

No Canal Youtube da Gerência de Políticas de Leitura é possível encontrar uma variedade de vídeos relativos à leitura, à biblioteca e à formação do leitor, que podem ser assistidos durante a III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O servidor pode ainda utilizar os conteúdos como subsídios para estudo e reflexão durante os momentos de coordenação pedagógica.

 

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário foram instituídos pelo Decreto n° 84.631, de 09/04/1980, com a finalidade de promover o gosto pela leitura e difundir o livro, a informação e o acesso a diferentes manifestações artísticas e culturais.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gplei.dispre@edu.se.df.gov.br.

 

Governo do Distrito Federal