Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/09/20 às 15h38 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Serão investidos R$ 112,6 milhões na expansão de escolas da rede pública

Licitação para contratar empresas que farão as obras será realizada pela Novacap

 

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF

 

Foto: Acácio Pinheiro, Agência Brasília.

 

Mais de R$ 112,6 milhões vão ser investidos na rede pública de ensino do Distrito Federal para expandir escolas públicas em todas as 33 regiões administrativas. Essa expansão significa aumentar a quantidade de salas de aulas e banheiros por unidade escolar, os quais serão construídos em módulos de alvenaria.

 

Cerca de 90 unidades escolares passarão por esse processo de ampliação, que vai possibilitar que a rede receba com mais conforto os estudantes já matriculados, além de novos alunos que tiveram interesse em estudar em escolas públicas.

 

A estimativa é que sejam gerados cerca de 750 empregos, seja de maneira direta ou indireta.

 

O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, explica que a expansão das áreas físicas da rede pública de ensino não passa apenas pela construção de novas escolas. “É preciso também buscar soluções, aproveitando os espaços que já temos. Há regiões no Distrito Federal onde o número de estudantes vem aumentando, e estamos nos preparando para recebê-los com melhor estrutura física. Mesmo neste momento complexo, em que enfrentamos uma pandemia, continuamos trabalhando para garantir o ensino gratuito e de qualidade no DF”, afirma.

 

Para execução das obras, foi firmado um convênio entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os serviços na área de arquitetura e engenharia serão de responsabilidade da Novacap, além de supervisão técnica e fiscalização das obras. Os repasses financeiros ficam a cargo da SEEDF, assim como o recebimento provisório e definitivo de cada obra.

 

Para o diretor presidente da Novacap, Fernando Leite, “o período é complicado, mas o GDF sabe que não pode parar e, por isso, investe em obras para a comunidade educacional que, consequentemente, geram empregos e movimentam a economia.”

 

Prazo

 

A Novacap abriu a licitação no dia 27 de agosto, quinta -feira passada , atendendo as prioridades da Secretaria de Educação, para contratar, por meio de pregão eletrônico do tipo menor preço, empresas de engenharia que ficarão responsáveis pelas obras.

 

O prazo para concluir as obras após a finalização do processo licitatório e contratação é de 120 dias.

 

A licitação será dividida em oito lotes, e cada um deles contempla uma quantidade de regiões administrativas. As empresas poderão contratar de um a mais lote, sendo que cada lote licitado terá um vencedor.

 

Além disso, as obras estão classificadas em tipos 1 a 7, sendo que cada tipo indica a quantidade de salas de aulas que haverá no módulo e um layout diferente. Os tipos 1, 2, 3 e 4, por exemplo, são módulos com seis salas de aula em diferentes disposições e os 5, 6 e 7 são de quatro salas de aula, também em diferentes disposições. Cada sala comporta até 35 estudantes.

══════════════════
Serviço

 

A licitação está marcada para 10 de setembro, às 9h. O edital e os anexos podem ser retirados exclusivamente no site. Outros contatos e informações podem ser obtidos por meio dos telefones (61) 3403-2321 ou (61) 3403-2322 e pelo e-mail ascal@novacap.df.gov.br.

 

Confira os lotes
Lote 1  Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II e Fercal
Lote 2  Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, SCIA, SIA e Vicente Pires
Lote 3  Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo II
Lote 4  São Sebastião, Jardim Botânico e Park Way
Lote 5  Brazlândia, Ceilândia, Pôr do Sol/Sol Nascente
Lote 6  Paranoá, Varjão e Itapoã
Lote 7  Taguatinga e Samambaia
Lote 8  Núcleo Bandeirante, Guará, Riacho Fundo I, Candangolândia, Águas Claras e Arniqueiras

 

Governo do Distrito Federal