Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/04/21 às 20h24 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Tributo à Juliana

Escola Meninos e Meninas do Parque homenageia estudante trans que perdeu a vida em dezembro

 

Por Málcia Afonso | Ascom/SEEDF

 

Foto divulgação

 

Em 10 de dezembro de 2020, Juliana da Cruz Costa, 32 anos, mulher trans, sem-teto, perdeu a vida por se negar a dividir um lanche com outro morador de rua, no Sudoeste, em Brasília. O que muita gente não sabe é que Ju também era muito estudiosa, uma guerreira, e, apesar de suas condições de vida bastante difíceis, apostava nos estudos, para um dia melhorar de vida. Já estava concluindo o ensino fundamental na Escola de Meninos e Meninas do Parque e pretendia seguir para a próxima etapa.

 

Têm dois símbolos sendo inaugurados no dia de hoje que são muito importantes e caros pra gente, que são a diversidade e o respeito❞

Leandro Cruz, secretário de educação

 

 

Nesta terça-feira, 20, a escola que tanto amava prestou uma bela homenagem a uma de suas estudantes mais ativas. Em uma cerimônia informal, com a participação do secretário de Educação, Leandro Cruz, foi descerrada a placa do Espaço de Acolhidas. Iniciativa que tem tudo a ver com a trajetória de Juliana, que costumava levar outros moradores de rua para a escola, incentivava a todos que podia a buscar uma vida melhor.

 

O momento foi marcado ainda pela inauguração da Praça da Diversidade, em frente à escola. “Têm dois símbolos sendo inaugurados no dia de hoje que são muito importantes e caros pra gente, que são a diversidade e o respeito. E não é só o respeito com o caso da Ju, do combate a homofobia. É o respeito a todos e a todas com as suas igualdades e as suas diferenças. Cada um e cada uma tem absolutamente o direito de seguir a sua vida em paz, com tranquilidade com aquilo em que acredita, seja sua orientação, seja sua crença, seja o seu comportamento, o que for”, afirmou o secretário.

 

Foto divulgação

 

Vem sendo uma experiência muito bacana, porque eles compreendem a importância da escola para si próprios e para os outros❞

Amélia Cristina de Araripe, diretora da escola

 

Na direção da escola desde 2012, Amélia Cristina de Araripe, contou que a perda de Juliana foi traumática também pelo fato de ser uma das estudantes com mais representatividade. A instituição atende 200 estudantes, sendo cinco transexuais.

 

Desde que foi fundada, em 1995, a Escola Meninos e Meninas do Parque tem por objetivo garantir o direito à escolarização de adolescentes, jovens e adultos que se encontram em situação de rua ou em instituições de acolhimento. A diversidade sempre foi um de seus principais focos e o trabalho se intensificou nos últimos dois anos. “Entre a população de rua também temos casos de racismo, homofobia, sexismo. Vem sendo uma experiência muito bacana, porque eles compreendem a importância da escola para si próprios e para os outros”, contou.

 

Também participaram da cerimônia o secretário Executivo, Fábio Sousa, e a coordenadora regional do Plano Piloto, Edilene Abreu.

 

Foto divulgação

Governo do Distrito Federal