Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/19 às 14h29 - Atualizado em 7/08/19 às 14h29

Unicef e SEEDF unidos contra evasão escolar

COMPARTILHAR

Parceria constrói ações para enfrentar a cultura de fracasso escolar

 

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A primeira reunião técnica entre a Secretaria Educação do DF (SEEDF) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta quarta-feira (7), na sede I da Secretaria de Educação, marcou o início da parceria entre as instituições para contribuições no processo pedagógico da educação básica. O Unicef trouxe a plataforma Trajetórias de Sucesso para agregar aos projetos da rede pública de ensino.

 

A SEEDF contará com apoio técnico do Unicef para construir ações para aprimorar o processo pedagógico, especialmente na questão de correção do fluxo escolar. “Essa parceria com o Unicef é de extrema importância e vai contribuir muito no processo educacional”, ressalta Rafael Parente, secretário de Educação do DF.

 

A plataforma Trajetórias de Sucesso disponibiliza um painel diagnóstico e conjunto de recomendações pedagógicas a partir de dados do Censo Escolar. Essa base vai ajudar a Secretaria e o Unicef a construir um suporte necessário para implementar ações para enfrentar a cultura de fracasso escolar.

 

“Queremos nos integrar e desenvolver um processo de aprendizagem mútuo. Estamos aqui para dar apoio técnico. Vocês conhecem a realidade e visitam as escolas rotineiramente”, comenta Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil.

 

A parceria também contará com oficinas de capacitação com participação dos professores da rede pública. Esses espaços serão uma oportunidade para o diálogo e definição de ações para avançar no contexto do processo de aprendizagem.

 

“A SEEDF já vem desenvolvendo uma série de iniciativas e pesquisas de escuta dos estudantes e avaliação do processo educacional. Esse projeto vai agregar o trabalho continuado”, frisa o subsecretário de Educação Básica da SEEDF, Hélber Vieira.