Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/02/23 às 18h01 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Abertura da Semana Pedagógica 2023 reúne servidores da Educação

Professores de todas as unidades escolares do DF já podem se inscrever nos minicursos e oficinas on-line

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF*

 

Com o auditório do Museu Nacional da República cheio de profissionais da Educação, teve início, nesta terça-feira (7/2), de forma oficial a Semana Pedagógica do ano letivo de 2023. A governadora em exercício, Celina Leão, e a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, abriram a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, dos coordenadores das 14 regionais de ensino, gestores e servidores da educação.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou, em seu discurso, os projetos da rede pública de ensino | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A Semana Pedagógica é o momento de retomada das ações nas unidades escolares da rede pública, permitindo análises, planejamento e organização dos trabalhos pedagógicos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo. Este ano, a grande novidade são os minicursos e oficinas on-line que serão ofertadas para os mais de 24 mil professores da rede pública de ensino.

 

Cada ano a gente tenta se superar e melhorar para que o nosso estudante receba o resultado disso tudo. Nós temos a novidade dos minicursos em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para capacitar ainda mais os nosso professores. Além disso, vamos ofertar palestras com o foco no cuidado e nos problemas socioemocionais dos servidores. A gente precisa fortalecer o nosso professor para que o estudante seja fortalecido. É uma cadeia pensada para que chegue até o estudante”, explicou Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF.

 

São 159 temas de cursos ministrados por profissionais especializados da Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) e promovidos com parceiros da Secretaria de Educação. A programação e a inscrição para acompanhar o curso pela internet pode ser feita aqui. Estão previstas também na programação palestras de convidados renomados, como o professor Gabriel Chalita, a filósofa Lucilene Galvão e a psicóloga Renata Muniz Prado. Elas serão transmitidas no canal da Eape no YouTube.

 

Para Rogério Nunes, diretor do Centro Educacional (CED) 04 do Guará, a semana pedagógica é parte de uma nova realidade. “Viemos numa dinâmica pós-pandemia e vimos como a parte pedagógica pode contribuir dentro da aprendizagem. A forma como esses cursos serão ministrados está sendo muito gratificante, estamos ansiosos”, conta o diretor.

 

A governadora Celina Leão e a secretária de Educação Hélvia Paranaguá abriram a Semana Pedagógica 2023 | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A solenidade marca a preparação de diretores e professores para o retorno às salas de aula, que ocorre em 13 de fevereiro, quando os mais de 470 mil alunos chegarão às escolas públicas do Distrito Federal. “É uma semana de preparação para receber os alunos que estão regressando ou alguns ingressando na rede pública. Tivemos um aumento de oito mil novos alunos inscritos e a Secretaria teve que se adequar para receber essa nova demanda”, afirmou Celina Leão.

 

A governadora também citou que o GDF tem inaugurado e construído novas escolas e creches, além de implantado programas complementares para que a rede se adapte à nova demanda. “Nós temos um planejamento de construção de escolas e creches e realmente vamos conseguir acolher de forma adequada a todos esses novos alunos”, completou.

 

Semana Pedagógica

 

*Com informações da Agência Brasília

Governo do Distrito Federal