Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/11/18 às 16h14 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Alunos conhecem embaixada francesa

Programa Embaixadas de Portas Abertas chega à 50ª edição com foco no intercâmbio cultural

 

Da Agência Brasília,

 

Fotografia: Pedro Ventura/Agência Brasília

Para Melissa Santos, de 11 anos, aluna do curso de francês do Centro Interescolar de Línguas (CIL) 2 de Brasília, esta quinta-feira (8) não foi um dia qualquer. Significou a realização do sonho de conhecer a cultura francesa, numa visita guiada à Embaixada da França.

 

Foi a segunda vez que um centro interescolar de línguas de Brasília esteve no local. Desta vez,  33 alunos do CIL 2 participaram da visitação.

 

De acordo com a colaboradora do governo de Brasília e idealizadora do programa, Márcia Rollemberg, “é uma honra estreitar as relações com a embaixada que tem as portas abertas e participa da cidade”.

Todas as quartas-feiras o local tem sessões de cinema abertas ao público.

 

Estudantes do primeiro ciclo do curso de francês, com idades de 11 a 15 anos, tiveram a oportunidade, além de praticar o idioma, de conhecer mais sobre a cultura, a história e a culinária do país europeu.

 

A visita durou cerca de duas horas. Os alunos conheceram as instalações da embaixada, assistiram a uma palestra sobre a cultura francesa e tiveram pausa para café da manhã com comidas típicas do país.

 

Michel Miraillet, embaixador da França no Brasil, aproveitou a ocasião para conversar em francês com os visitantes. Eles cantaram juntos o hino do país e trocaram algumas palavras. “Hoje vocês estão na França”, disse ele.

 

Promover intercâmbio cultural e mostrar a carreira dos diplomatas a estudantes das escolas públicas do Distrito Federal são alguns dos objetivos do programa, que chegou à 50ª edição.

 

Com atividades que integram o Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência, o programa é parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), que leva os alunos às embaixadas.

 

Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017. Cerca de 1,1 mil alunos participaram diretamente do programa.

 

As representações diplomáticas interessadas em participar podem enviar e-mail para assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.

Embaixada da França

Governo do Distrito Federal