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Novas rotinas – Secretaria de Estado de Educação
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/07/21 às 8h45 - Atualizado em 2/08/21 às 9h32

Novas rotinas

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▎Novas rotinas

 

img-responsivaO controle da pandemia vai exigir de nós a força e a atenção necessárias para adquirir novos hábitos de comportamento. Tudo começa pela compreensão de que estamos cuidando da saúde do outro – que está na escola, em casa ou na rua – quando usamos a máscara corretamente, lavamos as mãos com frequência ou mantemos o distanciamento de pelo menos 1,5 metro das pessoas.

 

No menu abaixo dispomos as principais orientações, algumas delas se repetem. Nunca é demais repetir recomendações que podem evitar doenças e salvar vidas.

 

img-responsiva  Acesso ao estabelecimento

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Sinalizar na entrada do ambiente escolar informações claras, concisas e precisas sobre coronavírus (SARS-CoV-2), quanto à conduta correta em caso de existência de sintomas respiratórios ou febre.
Optar pelo acesso ao interior do estabelecimento sem utilização de catracas para evitar aglomerações e contato. Caso a estrutura não permita, disponibilizar álcool em gel ao lado das catracas e utilizar sistema para identificação do aluno, que dispense o uso das mãos.
Aferir a temperatura de todos os alunos, pais e responsáveis antes da entrada na escola. Caso a temperatura detectada seja superior à 37,8ºC, orientá-los a procurar os serviços de saúde.
Proibir a entrada e circulação de qualquer pessoa nas dependências da escola sem o uso de máscaras, garantindo que estas sejam utilizadas de forma correta, cobrindo totalmente a boca e o nariz e estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Estabelecer política de monitoramento de atividades e de pessoas com a finalidade de garantir a execução das medidas de precaução de contágio.

img-responsiva  Estrutura  

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Readequar os espaços físicos, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas, carteiras, cadeiras e mesas.
Garantir o distanciamento social dos alunos nas filas (entrada, refeitórios, cantinas, bibliotecas, banheiros), fazendo demarcação no chão a cada 1,5 metros.
O estabelecimento definirá sua capacidade máxima, considerando a área total de cada espaço e o distanciamento mínimo a ser respeitado.
Sinalizar no ambiente a capacidade máxima.
As soluções devem atender à especificidade da atividade e a realidade do estabelecimento, como por exemplo:

Intercalar os turnos de aula em horários específicos para restringir o número de alunos nos ambientes.
Manter parte das atividades pedagógicas mediadas por tecnologias, como aulas e reuniões virtuais.

Disponibilizar dispensador de preparação alcoólica (gel ou solução a 70%) para higienização de mãos, em pontos estratégicos para a prevenção do contágio (escadas, pátios, quadras de esportes, maçanetas, portas, salas de aula e laboratórios, entre outros).
Disponibilizar lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa e abertura sem contato manual, para uso em locais considerados estratégicos para a prevenção do contágio.
 Privilegiar a ventilação natural do ambiente, mantendo janelas e portas abertas.
Caso seja necessário utilizar-se aparelhos de climatização, manter os sistemas de climatização central em operação desde que a renovação de ar esteja aberta com a máxima capacidade. Nos locais sem renovação de ar, especialmente com aparelhos do tipo split, manter portas de uso comum e janelas abertas.
Garantir o cumprimento do Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos sistemas de climatização instalados, especialmente no que tange à manutenção dos filtros higienizados.

img-responsiva  Atividades

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Proibir atividades físicas em ambientes fechados.
Adotar medidas para evitar a aglomeração:

Escalonar horários evitando aglomeração de alunos, trabalhadores, pais e responsáveis.
Escalonar os horários de recreio, lanches, intervalos, utilização de bibliotecas, pátios, quadras.

Proibir o contato físico. As modalidades de atividades físicas que usualmente a propiciam, como as lutas, danças e similares, devem ser realizadas considerando-se estratégias pedagógicas alternativas que não exijam o contato entre os alunos.
Durante as atividades, professores e colaboradores devem manter distanciamento dos alunos, evitando qualquer tipo de contato físico.
Eliminar o compartilhamento de equipamentos destinados às atividades físicas, materiais escolares, copos, lanches e outros relacionados.
Eliminar o compartilhamento de objetos relacionados às atividades pedagógicas, como jogos, brinquedos, materiais de uso comum.

img-responsiva  Estudantes, professores e profissionais

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 Estabelecer protocolo de prevenção de contágio com o SARS-CoV-2 e treinar todos os alunos, professores e funcionários para a sua aplicação.
Afastar os alunos, professores e profissionais com casos suspeitos ou confirmados de infecção por SARS-CoV-2. Orientá-los a permanecer em isolamento no próprio domicílio por tempo determinado conforme orientação das autoridades de saúde.
Afastar, por tempo indeterminado, as gestantes e os servidores com hipersensibilidade e que apresentaram reação anafilática.  

Servidores com mais de 60 anos e pessoas que apresentam comorbidades deverão retornar ao trabalho após quinze dias do recebimento da segunda dose da vacina ou da dose única.

Aferir e registrar a temperatura dos professores, colaboradores e empregados ao longo do expediente, incluída a chegada e a saída. Os dados devem ser registrados em planilha com nome do funcionário, função, data, horário e temperatura. Essa planilha deve estar disponível para conhecimento das autoridades sanitárias.
É proibida a realização de eventos, jogos recreativos e esportivos, campeonatos, festivais, feiras, trabalhos em grupo ou qualquer atividade que propicie aglomerações.
 Reuniões com os pais e responsáveis devem ser realizadas, preferencialmente, à distância.