Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Boletim da Educação | Ouça mais episódios

────────────────────────────────────────────

 

img-responsiva Com Jacqueline Pontevedra

Realização: Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Rádio Cultura FM – 100,9 da Secretaria Estado de Cultura e Economia Criativa do DF

 

Concurso de Desenho do DF revela estudantes vencedores

Os nomes dos estudantes vencedores da 2ª edição do Concurso de Desenhos da Sala de Altas Habilidades de Brazlândia já foram divulgados e estão no nosso site. Ainda no contexto da pandemia da covid-19, o tema proposto neste ano foi Minha arma é a arte.

 

 

Profissionais da Educação do DF estudam a Lei Maria da Penha

Neste ano, a Lei Maria da Penha completa 15 anos. Para trabalhar a temática da violência contra a mulher, o TJDFT em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, realiza o curso Maria da Penha vai à Escola.

 

 

Secretaria de Educação do DF celebra Dia do Estudante com retorno presencial

Nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, estudantes e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal comemoram o Dia do Estudante. Para celebrar a data e homenagear os alunos, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, fizeram uma visita à Escola Classe 204 Sul. A unidade escolar já retomou as atividades presenciais.

 

 

Profissionais da Educação DF podem se inscrever para cursos

Termina nesta terça-feira, dia 10 de agosto, o prazo de inscrições para os cursos oferecidos pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação.

 

 

Estudantes do Ensino Fundamental do DF retornam às atividades presenciais

Nesta segunda-feira, dia 9 de agosto, estudantes e professores da da rede pública de ensino do Distrito Federal já recomeçaram as atividades pedagógicas presenciais de forma segura.

 

 

Reforma transformou CAIC Bernardo Sayão 

Durante um ano e meio, várias obras, reformas e reparos ocorreram no CAIC Bernardo Sayão que fica em Ceilândia. Agora, a escola está pronta para receber mais de mil estudantes da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental para o retorno presencial.

 

 

❙ Estudante do DF, Kawan Pereira, faz história nos Saltos Ornamentais

Na madrugada deste sábado, dia 7 de agosto, Kawan Pereira, de 19 anos, chegou à final da disputa da plataforma de 10m dos Saltos Ornamentais nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Essa é a melhor colocação de um atleta do país na modalidade. O jovem é estudante da rede pública de ensino do Distrito Federal e foi acompanhado pelo professor da Secretaria de Educação e também técnico e chefe da equipe brasileira de Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira.

 

 

Estudante do DF garante vaga na semifinal nos Saltos Ornamentais

Nesta sexta-feira, dia 6 de agosto, Kawan Pereira, de 19 anos, vai disputar as provas da semifinal na plataforma de 10m dos Saltos Ornamentais nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O jovem é estudante da rede pública de ensino do Distrito Federal e está acompanhado pelo professor da Secretaria de Educação e também técnico e chefe da equipe brasileira de Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira.

 

 

Estudantes da Educação Infantil retomam às atividades presenciais

Nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, estudantes e professores da educação infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal recomeçam as atividades pedagógicas presenciais.

 

 

Estudante da Secretaria de Educação do DF participa dos Saltos Ornamentais nas Olimpíadas

Às 3h da madrugada desta sexta-feira, dia 6 de agosto, Kawan Pereira, de 19 anos, vai começar as provas de Saltos Ornamentais nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O jovem é estudante da rede pública de ensino do Distrito Federal e está acompanhado pelo professor da Secretaria de Educação e também técnico e chefe da equipe brasileira de Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira.

 

 

GDF promove Campanha Educativa para a volta às aulas presenciais

Diferentes peças publicitárias foram produzidas para ajudar a ampliar a divulgação sobre as medidas de segurança necessárias para o retorno presencial às atividades escolares que começa nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, com os pequenos da educação infantil.

 

 

Sancionada a lei que cria a Universidade do DF

Com o objetivo de ampliar a oferta de vagas no ensino superior, o Governo do Distrito Federal vai investir R$200 milhões em quatro anos e abrir concurso público para servidores ingressarem na Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury.

 

 

Professores do DF participam do Encontro Pedagógico 2021

Previsto no calendário escolar, o Encontro Pedagógico é um período importante para os educadores planejarem as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas neste segundo semestre letivo. A ação é um passo importante para a retomada das atividades escolares no formato presencial.

 

 

Professor do DF conquista o ouro na Canoagem Oceânica

Os treinos intensos no Lago Paranoá levaram o professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Califa Cury Filho, a ser campeão mundial de Canoagem Oceânica. O título foi conquistado no início deste mês de julho, nas Ilhas Canárias – Espanha.

 

 

Profissionais da Educação do DF ainda podem tomar a dose única da vacina Janssen

A partir desta quinta-feira, dia 29 de julho, profissionais da rede pública de ensino do DF – que não compareceram para tomar a vacina Janssen – podem ir à Praça dos Cristais para receber a dose única que garante a imunização completa. A etapa remanescente segue até sábado, 31 de julho.

 

 

Aulas presenciais na Secretaria de Educação do DF vão recomeçar

A partir do dia 5 de agosto, profissionais e estudantes da rede pública de ensino do DF recomeçam as aulas presenciais.  Para orientar o retorno, um calendário escalonado foi elaborado com a participação de diferentes segmentos da comunidade escolar.

 

 

Segunda dose da AstraZeneca é antecipada para os profissionais da Educação do DF

A partir desta terça-feira, dia 27 de julho, seis mil profissionais da  educação – gestores da rede pública e os profissionais da educação das creches – da rede pública e privada de ensino – já podem ir aos postos de saúde para receber a segunda dose antecipada da vacina contra a covid-19.

 

 

Secretaria de Educação do DF realiza Circuito de Ciências

Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal podem participar da 10ª edição do Circuito de Ciências – que é organizada em três etapas: local, regional e distrital. Os interessados já podem efetuar a inscrição para etapa local até o dia 6 de agosto.

 

 

Novo Ensino Médio é tema de curso direcionado aos professores do DF

Mais de 2.600 professores que atuam no ensino médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal participam do curso de formação para o novo modelo do ensino médio. Essa ação pedagógica é realizada pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação – EAPE.

 

 

SEDF lançou publicação de enfrentamento às violências

Uma equipe da Gerência de Educação do Campo, Direitos humanos e Diversidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal elaborou o Catálogo com Referências e Materiais Pedagógicos: Valorização das Meninas e Mulheres e Enfrentamento às Violências.

 

 

Professor do DF vai atuar como árbitro de judô nas Olimpíadas 2021

Depois de muitos treinos, estudos e muita dedicação, o professor de judô André Mariano dos Santos vai atuar como árbitro central nas Olimpíadas de Tóquio.

 

 

 Secretaria de Educação do DF divulgou orientações para o retorno presencial

Profissionais da rede pública de ensino do DF elaboraram um guia para orientar o retorno das aulas presencias previsto para dia 2 de agosto. O documento aborda protocolo de segurança, questões de biossegurança, organização pedagógica e acolhimento.

 

 

 Estudantes do DF podem participar de Festival On-line de Curtas

Nesse contexto de pandemia gerada pela covid-19, o professor do Centro Educacional 3 do Guará, Peterson Paim, idealizou FESTQUIN 2021: Gravando à distância. O objetivo dessa ação pedagógica é estimular a abordagem científica e a produção audiovisual. Regulamento e inscrições no Instagram @paimfilmes.

 

 

Secretaria de Educação do DF divulgou orientações para o retorno presencial 

Profissionais da rede pública de ensino do DF elaboraram um guia para orientar o retorno das aulas presencias previsto para dia 2 de agosto. O documento aborda protocolo de segurança, questões de biossegurança, organização pedagógica e acolhimento.

 

 

❙ Secretaria de Educação do DF investiu 105 milhões em benfeitorias

No primeiro semestre de 2021, com as salas de aula vazias por conta da pandemia da covid-19, a Secretaria de Educação do Distrito Federal realizou reformas, reparos, melhorias, reconstrução total e compra de equipamentos para as escolas.

 

 

Professor do DF vai atuar como árbitro de judô nas Olimpíadas 2021

Depois de muitos treinos, estudos e muita dedicação, o professor de judô André Mariano dos Santos vai atuar como árbitro central nas Olimpíadas de Tóquio.

 

 

Secretaria de Educação do DF apresenta novas estratégias para a educação

Em live realizada pela Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas, o Secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, e outros profissionais da educação apresentaram possibilidades para o retorno às aulas presenciais.

 

 

Profissionais da educação do DF estão imunizados

Cerca de 56 mil profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal já estão imunizados contra a COVID-19.  Esse resultado só foi possível com a realização do Plano de Vacinação dos Profissionais da Educação – organizado pelo Governo do Distrito Federal.

 

 

Estão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos

Interessados em cursar a Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Educação do DF podem fazer a inscrição até o dia 18 de julho no site ou telefonar para 156 opção 2. A Secretaria de Educação do Distrito Federal oferece essa modalidade em 112 escolas distribuídas nas 14 regionais de ensino.

 

 

 Estudantes do DF podem participar de desafio de basquetebol

A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou o Desafio Escolar de Basquetebol On-line. Podem participar estudantes da rede pública e particular de ensino. Os interessados devem gravar um vídeo com apresentação solo e enviar até o dia 14 de julho. Informações no nosso site.

 

 

Começa a última etapa de imunização dos profissionais da Educação do DF 

A partir desta quarta-feira (7 de julho) até o dia 11 de julho,  começa a última etapa do Plano de Vacinação dos profissionais da rede pública ensino do Distrito Federal. Cerca de 20 mil pessoas serão imunizadas contra a COVID-19. Todos vão receber a vacina fabricada pela Janssen Farmacêutica, cujo protocolo de uso prevê dose única para imunização completa.

 

 

Estão abertas as inscrições para processo seletivo para bolsas de estudo

Profissionais efetivos da Secretaria de Educação do DF podem participar do processo seletivo para concorrer a bolsas de estudo para graduação e pós-graduação. As 34 vagas são para o segundo semestre e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de julho. Informações no site da EAPE.

 

 

❙ SEDF lançou Guia para creches para retorno presencial

Nesta segunda-feira, dia 5 de julho, quase 23 mil crianças que estudam nas 122 creches parceiras da  Secretaria de Educação do DF recomeçam as aulas presenciais. Para isso, um guia foi especialmente elaborado com orientações. Mais informações aqui.

 

 

 

Inscrições abertas para os Centros Interescolares de Línguas

Estudantes que desejam estudar nos Centros Interescolares de Línguas da Secretaria de Educação do DF podem fazer a inscrição até o dia 18 de julho no site.

 

 

Estão abertas as inscrições para afastamento remunerado para estudos

Profissionais da Secretaria de Educação do DF podem participar do processo seletivo para concorrer ao afastamento remunerado para estudos. As vagas são para o segundo semestre e as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de julho. Informações no site da EAPE.

 

 

SEDF lança publicação de enfrentamento às violências

Uma equipe da Gerência de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal elaborou o Catálogo com Referências e Materiais Pedagógicos: Valorização das Meninas e Mulheres e Enfrentamento às Violências.

 

 

Novo Ensino Médio é tema de curso direcionado aos professores do DF

Mais de 2600 professores que atuam no ensino médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal participam do curso de formação para o novo modelo do ensino médio. Essa ação pedagógica é realizada pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação – EAPE.

 

 

Muitos profissionais da educação do DF foram imunizados contra a covid-19

Cerca de 10 mil profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal já receberam a vacina fabricada pela Janssen Farmacêutica, cujo protocolo de uso prevê dose única para imunização completa.

 

 

Profissionais da Educação do DF vão ser imunizados neste final de semana

Após divulgação da lista nominal, neste final de semana (dias 26 e 27 de julho) recomeça a vacinação de profissionais da educação da rede pública ensino do Distrito Federal. Contra a COVID-19 vai ser aplicada a vacina fabricada pela Janssen Farmacêutica, cujo protoloco de uso prevê dose única para imunização completa.

 

 

Inscrições abertas para cursos da Escola de Música de Brasília

As pessoas que desejam realizar cursos na Escola de Música de Brasília podem fazer a inscrição até o dia 27 de junho. Para isso, os interessados devem acessar o site www.emb.se.df.gov.br.

 

 

Estão abertas as inscrições para as Escolas Técnicas do DF

Os interessados em realizar cursos técnicos nas unidades escolares que oferecem essa modalidade de ensino podem fazer as inscrições até o dia 27 de junho no site.

 

 

Estudantes do DF podem participar de Festival On-line de Curtas

Nesse contexto de pandemia gerada pela covid-19, o professor do Centro Educacional 3 do Guará, Peterson Paim, idealizou FESTQUIN 2021: Gravando à distância. O objetivo dessa ação pedagógica é estimular a abordagem científica e a produção audiovisual. Regulamento e inscrições no Instagram @paimfilmes.

 

 

Professora do DF lança segunda edição de concurso de desenho

A professora de artes da Secretaria de Educação do DF, Luciany Osório, apresenta a 2ª edição do Concurso de Desenho que tem por objetivo fazer da arte um instrumento de reflexão para os estudantes durante o período de isolamento social.

 

 

Em curta-metragem estudantes do DF relatam casos de abuso e violência

Alguns estudantes do Centro de Ensino Fundamental da 102 Norte deram depoimentos sobre a violência ou o abuso sexual que já sofreram. As histórias integram o vídeo A flor da pele, produzido em 2019. O projeto foi coordenado pela professora de história, Eunice Rodrigues, da Secretaria de Educação do DF e pode ser usado de forma pedagógica durante o Maio Laranja.

 

 

O brincar é tema de publicação elaborada pela Secretaria de Educação do DF

Profissionais que atuam na Diretoria de Educação Infantil elaboraram o Caderno Guia do Projeto Brincar como direito dos bebês e das crianças.

 

 

Estudantes do DF podem participar de Campeonato de Xadrez On-line

Termina nesta sexta-feira, dia 11 de junho, as inscrições para a 61ª edição do Campeonato de Xadrez Escolar. O evento é realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e podem participar estudantes da rede pública e particular de ensino.

 

 

Concurso seleciona projetos do DF de prevenção à violência contra meninas e mulheres

Diante de um cenário preocupante, cresce a importância de ações educativas serem realizadas nas escolas da rede pública de ensino do DF para que os estudantes compreendam a importância de estudar e combater a violência doméstica. Nesse contexto, professores podem participar do concurso Maria da Penha Vai à Escola que vai selecionar práticas inovadoras.

 

 

Ex-estudantes da Escola de Música de Brasília são aprovados em concurso

Das 39 vagas para a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, dez foram conquistadas por músicos formados na instituição.

 

 

Recomeça a vacinação dos profissionais da Educação do DF

Nesta quarta-feira, dia 2 de junho, em quatro locais diferentes, os vice-diretores das escolas públicas e servidores das creches – da rede pública e privada de ensino – vão poder receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Os convocados devem verificar a lista aqui.

 

 

Professora do DF lança segunda edição de concurso de desenho

A professora de artes da Secretaria de Educação do DF, Luciany Osório, apresenta a 2ª edição do Concurso de Desenho que tem por objetivo fazer da arte um instrumento de reflexão para os estudantes durante o período de isolamento social.

 

 

Vacinação dos profissionais da educação do DF recomeça nesta quarta-feira

De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, a vacinação dos vice-diretores recomeça nesta quarta-feira, dia 2 de junho. Os  gestores da rede pública e os profissionais da educação das creches – da rede pública e privada de ensino – já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

 

 

Estudantes do DF podem participar de Campeonato de Xadrez On-line

Até o dia 11 de junho estão abertas as inscrições para a 61ª edição do Campeonato de Xadrez Escolar. O evento é realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e podem participar estudantes da rede pública e particular de ensino.

 

 

Profissionais da Educação do DF já começaram a ser vacinados

De acordo com o Governo do Distrito Federal, gestores da rede pública e os profissionais da educação das creches – da rede pública e privada de ensino – já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

 

 

Secretaria de Educação do DF enfatiza o brincar como direito

O 28 de maio é considerado o dia mundial do Brincar. Essa data tem um significado especial para infância, pois as brincadeiras desenvolvem competências importantes para a vida e esse direito está previsto no contexto legislativo e educacional.

 

 

Cartilha de Combate à Dengue está disponível para professores

Para propor ações educativas, a Secretaria de Educação do Distrito Federal elaborou a cartilha Todos contra a Dengue com o objetivo de conscientizar e oferecer subsídios para os professores da rede pública realizarem projetos sobre o tema.

 

 

O brincar é tema de publicação elaborada pela Secretaria de Educação do DF

Profissionais que atuam na Diretoria de Educação Infantil elaboraram o Caderno Guia do Projeto Brincar como direito dos bebês e das crianças.

 

 

Secretaria de Educação do DF realiza Semana do Brincar

Prevista no calendário escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal, a Diretoria de Educação Infantil enfatiza a importância do brincar e propõe de diferentes ações durante a Semana do Brincar. A programação pode envolver os diferentes segmentos da comunidade escolar.

 

 

Começa a vacinação dos profissionais da Educação do DF

Após divulgação da lista nominal, começa a vacinação de profissionais da educação da rede pública e privada de ensino. A primeira dose da vacina contra o covid-19 vai ser aplicada nesta sexta-feira, dia 21 de maio, na UBS nº 01 do Guará.

 

 

Profissionais da Educação do DF começam a ser vacinados nesta sexta

De acordo com o Governo do Distrito Federal, os professores e servidores das creches – da rede pública e privada de ensino – começam a recebam a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira, dia 21 de maio.

 

 

Professora do DF cria estratégias para ensino on-line de história

Para ministrar as aulas de história on-line, a educadora Bibiana Rosa – que atua no Centro de Ensino Médio Elefante Branco/DF – criou novas estratégias de ensino para os estudantes do ensino médio.

 

 

❙ Ex-estudantes da Escola de Música de Brasília são aprovados em concurso

Das 39 vagas para a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, dez foram conquistadas por músicos formados na instituição.

 

 

Começa reconstrução da EC 59 de Ceilândia

Para atender a uma reivindicação antiga da comunidade escolar, a reconstrução da Escola Classe 59 de Ceilândia já começou. As novas instalações vão beneficiar estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

 

Secretaria de Educação do DF dá dicas de atividades para crianças

A Diretoria de Educação Infantil da rede pública de ensino do DF compartilhou dicas de atividades que pais, responsáveis ou professores podem fazer com as crianças pequenas durante o período de isolamento social por conta da pandemia da covid-19.

 

 

Secretaria de Educação do DF investe em reformas de escolas

Durante a pandemia, muitas obras ocorrem em diferentes escolas da rede pública do Distrito Federal. A Secretaria de Educação já investiu milhões em reformas e reparos nas redes elétricas, hidráulicas, pintura e reforma do piso.

 

 

Cartilha de gerenciamento de estresse foi elaborada para servidores da Educação do DF

Com o objetivo de promover informações para melhorar ou manter a qualidade de vida durante o período de isolamento social, uma equipe da Secretaria de Educação do Distrito Federal elaborou a Cartilha para Gerenciamento de Estresse na Pandemia da Covid-19.

 

 

❙ A educação nas prisões enfatiza aprendizado e reabilitação

Mesmo com a pandemia da covid-19, os professores do Centro Educacional 1 de Brasília continuam a ofertar o atendimento educacional para os estudantes que estão em situação de privação de liberdade nos seis presídios do Distrito Federal. Há alunos que obtiveram resultados positivos no ENEM.

 

 

Concurso seleciona projetos do DF de prevenção à violência contra meninas e mulheres

Diante de um cenário preocupante, cresce a importância de ações educativas serem realizadas nas escolas da rede pública de ensino do DF para que os estudantes compreendam a importância de estudar e combater a violência doméstica. Nesse contexto, professores podem participar do concurso Maria da Penha Vai à Escola que vai selecionar práticas inovadoras.

 

 

❙ Estudantes do DF produziram websérie

Durante a pandemia da covid-19, um grupo de alunos do Centro de Ensino Médio Elefante Branco – que já participou de experiências teatrais na escola – produziu a websérie Memória e Saudade.

 

 

❙ Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Neste ano, a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa foi redesenhada para atender às necessidades de professores e estudantes neste momento de incertezas e desafios causados pela pandemia da covid-19. As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia 30 de maio.

 

 

Segurança para as aulas presenciais no DF

Projeto de Lei torna educação essencial mesmo em tempos de pandemia – o texto ainda tem que ser aprovado pelo Senado. E para reforçar a importância da imunização contra a covid-19, o Secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, pediu ao presidente do Senado que os profissionais da educação tenham prioridade para vacinar.

 

 

Secretaria de Educação do DF promove campeonato League of Legends

Estudantes regularmente matriculados na rede pública e particular de ensino do Distrito Federal – de 12 a 17 anos – podem participar do segundo campeonato League of Legends – jogos eletrônicos que envolvem muitos desafios. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.