19/05/23 às 17h13 - Atualizado em 20/05/23 às 9h07

Coordenadores Regionais e Batalhão Escolar juntos para fortalecer segurança nas escolas

Encontro teve o objetivo de expor atuação preventiva, ostensiva e comunitária em prol da cultura de paz

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

A comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Renata Braz das Neves Cardoso, liderou a reunião e apresentou a atuação do policiamento escolar e a divisão do efetivo para cada região administrativa do DF. | Foto: Divulgação/PMDF

Em uma iniciativa para coibir a violência nas escolas públicas do Distrito Federal, o Batalhão de Policiamento Escolar da Polícia Militar se reuniu, na manhã desta sexta-feira (19), com os Coordenadores Regionais de Ensino da Secretaria de Educação do DF. O encontro teve como objetivo expor os trabalhos desenvolvidos pelo batalhão com destaque para os eixos de atuação preventiva, ostensiva e comunitária para fomentar a cultura de paz nas instituições escolares.

A comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Renata Braz das Neves Cardoso, liderou a reunião e apresentou aos participantes a atuação do policiamento escolar e a divisão do efetivo para cada região administrativa do DF. “Nosso objetivo é promover um ambiente seguro e propício para o aprendizado nas escolas públicas. O trabalho do Batalhão de Policiamento Escolar é fundamentado em ações preventivas, ostensivas e comunitárias, visando garantir a integridade física e emocional dos estudantes e de todos os servidores que ali estão“, afirmou a tenente-coronel.

Para a chefe da Unidade de Apoio às Coordenações Regionais de Ensino (Unicre), Ana Paula Webe, a iniciativa é de extrema importância para a segurança nas escolas. “A parceria entre o Batalhão Escolar da Polícia Militar e a Secretaria de Educação é fundamental para estabelecer a cultura de paz dentro das escolas e garantir a tranquilidade dos alunos, professores e funcionários. Além disso, é importante fortalecer a segurança em nossas instituições de ensino, para que sejam espaços acolhedores, livres de violência e onde todos possam aprender e crescer da melhor forma possível”, destaca.

Esta iniciativa representa mais um passo em direção à construção de um ambiente escolar seguro e protegido no Distrito Federal. Com a colaboração entre o Batalhão Escolar e os coordenadores Regionais de Ensino, é esperado um trabalho conjunto eficiente, visando à prevenção de problemas e à promoção de um ambiente educacional saudável para toda a comunidade escolar.

Comissão Permanente pela Paz nas Escolas

Na contínua busca pela paz no ambiente escolar, a Secretaria de Educação do DF instituiu a Comissão Permanente pela Paz nas Escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e também um protocolo de notificação sobre a violência física, psicológica e sexual no âmbito das unidades escolares. O objetivo é aprimorar o planejamento para enfrentar casos de denúncias de violência na rede.

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ambas as portarias ajudam a estreitar o contato entre as escolas e a pasta no enfrentamento à violência. “Temos atuado desde o ano passado incluindo cada vez mais a cultura de paz nas nossas escolas. Agora, teremos essa comissão permanente para abordar e tratar de todas as situações que ensejam a violência. Acredito que com diálogo e ouvindo as áreas, trabalhando com foco no combate ao bullying e todo tipo de preconceito, evitaremos possíveis situações de violência na comunidade escolar. Esse é nosso principal objetivo”, destaca.

A Comissão Permanente substituirá a Comissão para Implementação e Operacionalização do Plano de Urgência pela Paz nas Escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. O objetivo é discutir, propor, criar ações e mecanismos para promover a paz nas escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.