15 e 16 de março
Apresentação
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF aplicará, nos dias 15 e 16 de março de 2022, o instrumento avaliativo denominado Diagnóstico Inicial 2022 com o objetivo de obter informações qualificadas sobre o desempenho dos estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
Serão avaliados os componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática. Os itens dos cadernos de questões foram cedidos pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd e as habilidades requisitadas estão de acordo com o Currículo em Movimento do Distrito Federal referindo-se às aprendizagens esperadas para os anos/séries anteriores.
A análise dos resultados deste instrumento avaliativo possibilitará a implementação, o acompanhamento de políticas públicas, bem como favorecerá aos docentes e gestores, visibilidade do panorama das aprendizagens, com vistas a subsidiar o planejamento, as intervenções e o trabalho pedagógico como um todo.
Público-alvo
Participam da aplicação, de forma censitária, os estudantes matriculados na Rede Pública de Ensino:
► Ensino Fundamental: 2º ao 9º ano.
► Ensino Médio: 1ª a 3ª série.
► EJA: 1º segmento (2ª, 3ª e 4ª etapas), 2º e 3º segmentos (todas as etapas).
Atenção: Os estudantes das turmas da EJA Interventiva participarão da aplicação.
Lançamento de dados na Plataforma Avaliação em Destaque
O lançamento das marcações dos estudantes deve ser feito na plataforma Avaliação em Destaque do dia 15/03 até às 23h59 do dia 18/03. Os relatórios com o desempenho dos estudantes são gerados automaticamente após o lançamento de todas as marcações.
Período de contingência
Está previsto o período de contingência nos dias 17 e 18 de março, que deve ser utilizado para a aplicação do Diagnóstico Inicial 2022 para os estudantes ausentes nos dias destinados à aplicação e para os estudantes que necessitam de adaptações de temporalidade.
Ressalta-se a importância do Diagnóstico Inicial 2022, assim como enfatiza se a importância do processo de avaliação diagnóstica na unidade escolar. Isso permite evidenciar a realidade das aprendizagens, pois a conjunção de todas essas informações propiciará uma visão geral do cenário, viabilizando a melhoria do processo de ensino e a garantia do direito de aprendizagem dos estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
Contamos com a participação de todos!
Material de Divulgação
Acesse aqui o material de divulgação (flyers, vídeo apresentação) do Diagnóstico Inicial 2022: