Governo do Distrito Federal
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1/08/18 às 14h01 - Atualizado em 28/10/21 às 11h21

Educação Especial

 

Descrição

Descrição: A Educação Especial é uma modalidade de Ensino ofertada nas UE regulares e nas UE especializadas: os Centros de Ensino Especial (CEE), o Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), a Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga (EBT) e a Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do Plano Piloto.

 

Centro de Ensino Especial

O Centro de Ensino Especial constitui uma das possibilidades de atendimento em Educação Especial previstas em legislação – Resolução CNE/CEB Nº 02/2001 do MEC e Resolução CEDF Nº 01/2009. É definido como uma instituição especializada de atendimento educacional e de desenvolvimento humano de estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Apresenta um atendimento pautado em condições que preveem a presença de profissionais qualificados. Dispõe de programas e de procedimentos metodológicos específicos, bem como equipamentos e materiais didáticos adequados à educação desses estudantes, com o uso do currículo funcional.

 

Perspectiva Educativa

A perspectiva educativa funcional pretende proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais à participação em uma variedade de ambientes, preparando-os para responder aos desafios de uma vida tão autônoma e integrada quanto possível, no presente e no futuro, tornando-os capazes de desenvolver-se nas áreas pessoal e social e de adaptar-se ao meio laboral, tendo em vista o impacto ao longo da vida. Neste sentido, é importante entender que o estudante deve adquirir competências que são utilizadas não só na escola, mas também fora do ambiente escolar e que possam ser praticadas sem a presença e intervenção do professor no ambiente familiar, na comunidade, no convívio com amigos, no trabalho e em tantos espaços possíveis.

 

Público

Público: Destinado a estudantes que não possuam indicação imediata para a inclusão em classes comuns, em classes especiais ou em classes de integração inversa do ensino comum, tendo em vista as conclusões do processo avaliativo e o consequente encaminhamento dos estudantes pelas equipes especializadas de apoio à aprendizagem dos Centros de Ensino Especial.

 

Documentos e ou Requisitos

Essa modalidade de ensino é garantida aos estudantes com Deficiências, TEA e Altas Habilidades (AH) e sua identificação é obrigatória no Sistema i-Educar

 

Setor Responsável

Unidades de atendimento, Coordenações Regionais de Ensino e Subsecretaria de Educação Inclusiva e integral – SUBIN.

 

Horário de Atendimento

Das 8h às 12h e das 14 às 18h

 

Endereços/Contatos

Brazlândia Centro de Ensino Especial/EQ 2/4 lote A Setor Norte

3901-3665

 Ceilândia Sul Centro de Ensino Especial 01/EQNP 10/14 P Sul

3901-6871

Ceilândia Norte  Centro de Ensino Especial 02/EQNO 12 AE

3901-8345

 Gama Centro de Ensino Especial 01/EQ 55/56 AE Setor Central

3901-8123/8124 ou 3384-0584

 Guará Centro de Ensino Especial 01/QE 20 lote A AE

3901-3709

 Planaltina Centro de Ensino Especial 01/Setor Educacional, lote 01

3901-4475 ou 3389-8365

 Plano Piloto Centro de Ensino Especial 01/SGAS 911/912, conjunto E – 3901-7626

Centro de Ensino Especial 02/SGAS 612, L2 sul – 3901-7608

Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV)/SGAS 612, L2 Sul – 3901-7607

 Samambaia Centro de Ensino Especial 01/QR 303 AE 04 lt 01

3901-7744 ou 3458-5333

 Santa Maria Centro de Ensino Especial 01/QR 208 Santa Maria Sul

3901-6614

 Sobradinho Centro de Ensino Especial 01/Qd 14 AE

3901-4104 ou 3457-6721

 Taguatinga Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga/Qnj 20, área Especial 12

3901-6749