Governo do Distrito Federal

Encontro Pedagógico 2021

 

Bem-vindos!

 

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal reafirma a importância do processo educativo frente ao momento pandêmico que ainda vivenciamos. Assim, retomamos nossas ações de maneira presencial com alegria, cuidado e responsabilidade.

 

É tempo de recomeços, de renovar sonhos, alimentar propósitos que ficaram guardados nas gavetas da alma. A esperança se renova no amanhecer de um novo tempo, onde desafios instigam nosso animo e nos impulsionam à caminhada. As incertezas polvilham a estrada, mas não impedem as torrentes de alegria, expectativa e determinação, sempre presentes no dinamismo da sala de aula.

 

O período de isolamento social mostrou como os atores educacionais percebem a escola, revelando os sentidos atribuídos a ela, possibilitando a ressignificação desse espaço com vistas ao acolhimento, ao convívio social e ao desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Nesse sentido, a escola se destaca em sua importante função social, no resgate da convivência cidadã e na promoção de um ambiente que potencialize a reconstrução dos vínculos humanos e educacionais.

 

A falta do abraço fraterno que acolhe o sorriso matreiro ofertado pelo nosso aluno ao despertar de cada período não apagará o contentamento em ultrapassar barreiras. Nós nos reinventamos, descobrindo oportunidades, fortalecendo práticas e desvendando curiosidades.

 

O futuro nos instiga. Não há como estacar o relógio do tempo que urge por renovar. Ao retomar nossas atividades, torna-se indispensável assistir nossos estudantes, familiares, bem como a toda comunidade que envolve o processo pedagógico, conhecendo suas trajetórias e emoções nestes tempos de isolamento.

 

Solidarizamo-nos com as perdas, respeitamos as lutas, reafirmando o papel indissociável da escola como uma rede social de proteção, escuta, diálogo e construção, condições fundamentais para que todos possam encontrar seu lugar frente às necessidades emergentes após esse período de solitude.

 

Você, professor, profissional da educação, propulsor e motor da mediação do conhecimento, da teoria, da prática, instrumento basilar da catarse do aprender, inspiração para a continuidade das ações educativas, que revisita constantemente os referencias para as novas aprendizagens, contribuiu e ressignificou as atividades didáticas, implementando metodologias que movimentaram o universo remoto, incentivando assim, a inovação curricular e tecnológica, renovando os ambientes escolares, possibilitando o resgate das ações presenciais.

 

A educação pública de qualidade se constrói por meio de ações coletivas, planejadas e dialógicas, privilegiando a participação e o engajamento da comunidade escolar. Precisamos reconstruir a escola pública, abatida pela ausência do cotidiano farfalhar efusivo de sua gente, fortalecendo assim a reflexão sobre as práticas e organização do trabalho pedagógico.

 

Esse é um momento ímpar, especial, único, para reconectar a escola, a comunidade, a sociedade, a cidadania, onde nós, que compomos a unicidade escolar, assumimos o protagonismo das ações, para juntos, trabalharmos com afinco, cuidado, afeto e responsabilidade, a promoção do sucesso daqueles que representam a razão de nossos esforços: o aluno.

 

Com esperanças que se renovam, assim como águias, que não se cansam, nem se fatigam, sejam nossas vivencias, experiências e construções ao reiniciar as atividades letivas.

 

Nos ensinos preciosos do Mestre Paulo Freire, sejamos capazes de “recomeçar sempre, de fazer, de reconstruir, de não se entregar, de recusar burocratizar-se mentalmente, de entender e de viver a vida como processo, como vir a ser.

 

Sejamos todos bem-vindos ao recomeço!

 

Hélvia Paranaguá

Secretária de Educação

 

Programação e calendário escolar

 

Educação Infantil

▎Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e Instituições Parceiras

img-responsiva 2 de agosto
segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Acolhida aos professores e demais profissionais da Educação Infantil;

Estudo e discussão coletiva do protocolo de retorno considerando as especificidades e necessidades de sua comunidade escolar.

Planejamento das ações educativas considerando o Currículo em Movimento do Distrito Federal – Educação Infantil (2018) e a continuidade das propostas pedagógicas de cada unidade escolar e os projetos da SEEDF: IX Plenarinha, O brincar como direito dos bebês e das crianças e o Projeto Alimentação, a partir das Parâmetros para a retomada das atividades presenciais nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal (Protocolo de Retorno). Planejamento do processo de inserção e acolhimento das crianças considerando o Informativo sobre Acolhida e Inserção na Educação Infantil, bem como o Protocolo de Retorno.

 

Organização dos ambientes e materialidades para a acolhida das crianças.

Ensino Fundamental

▎Ensino Fundamental

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Acolhimento dos profissionais da educação

 

Organização do Trabalho pedagógico a partir dos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal

 

Esclarecimentos de eventuais dúvidas a partir do documento – Orientação pedagógica para o Ensino Fundamental durante o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores.

Planejamento das atividades:

 Debate que viabilize o 1º Diagnóstico da unidade escolar quanto ao perfil do estudante, os possíveis efeitos da pandemia e isolamento social na comunidade escolar e, claro, os desafios previstos quanto a: aprendizagem, participação, frequência, assiduidade e permanência.

Discussão sobre como trabalhar com os estudantes no retorno do ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores.

Sugestões:

Desenvolver oficinas e/ou dinâmica para reatar e fortalecer os laços e convivência dentro das normas de biossegurança;

Elaborar sequências didáticas a partir de texto envolvendo temática das habilidades socioemocionais: O pequeno príncipe; O touro Ferdinando; Alice no país das maravilhas; entre outros.

Planejar campanhas para implementação da organização em grupos que frequentarão a escola em semanas alternadas: Projeto que estimule a comunicação entre esses grupos; bem como movimentos de socializar atitudes positivas para manter o vírus da covid-19 longe do ambiente escolar.

Explorar em especial atividades artísticas e esportivas que promovam interação com respeito ao distanciamento e às normas de biossegurança.

 

Replanejamento escolar no contexto de ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores.

Planejamento das aulas e dos materiais das primeiras semanas para o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores.

Organização do espaço físico da escola: sala de aula, de acordo com as orientações de biossegurança.

 

Acolhimento das famílias e esclarecimentos sobre a organização do ensino ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores, conforme Protocolos de retorno da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Ensino Médio

▎Unidades escolares-piloto do Novo Ensino Médio

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Reunião geral

acolhimento (sugestões: momento cultural, dinâmicas com o uso de metodologias ativas, leitura de textos sobre o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e/ou outros temas relevantes no atual contexto);

 avisos de interesse comum;

orientações sobre o replanejamento curricular e planejamento da organização escolar para o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores;

 discussão acerca da necessidade de avaliação diagnóstica para nortear o processo pedagógico;

 orientações relacionadas às medidas sanitárias, à preparação dos ambientes e ao papel dos profissionais no acolhimento dos estudantes;

elaboração de um plano de ação em conformidade com o documento , com vistas às boas práticas que contribuam para a redução da transmissão e, consequentemente, do número de novos casos da covid-19.

 

Coordenação por área do conhecimento para planejamento das estratégias referentes aos objetivos de aprendizagem da Formação Geral Básica.

Coordenação setorizada por área do conhecimento (para planejamento das unidades curriculares eletivas orientadas e trilhas de aprendizagem a serem ofertadas no 2º semestre letivo de 2021)

Programar a dinâmica de apresentação e escolha das eletivas orientadas e trilhas de aprendizagem para os estudantes;

Preenchimento do Instrumento de cadastro das eletivas orientadas. O instrumento Formulário  para elaboração de Unidades Curriculares Eletivas Orientadas e Trilhas de Aprendizagem deverá ser preenchido apenas para o caso de oferta de novas eletivas ou trilhas.

Metodologias Ativas: discussão sobre soluções de atendimento presencial com atividades remotas mediadas pelos professores (aulas presenciais, atividades on-line e impressas);

 

Leitura e apropriação do Guia Pedagógico para Escolha das Obras Didáticas do FNDE – Objeto 2 – PNLD e participação na live PNLD Objeto 2 – Escolha das obras didáticas;

 

Mesa redonda sobre o tema “Avaliação diagnóstica e acompanhamento do aprendizado no ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores”;

 

Revisão e reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar;

 

Orientações para o preenchimento do diário de classe provisório para o Novo Ensino Médio (site dos diários).

 

▎Demais unidades escolares de Ensino Médio – Semestralidade

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Reunião geral

acolhimento (sugestões: momento cultural, dinâmicas com o uso de metodologias ativas, leitura de textos sobre o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e/ou outros temas relevantes no atual contexto);

 avisos de interesse comum;

 orientações sobre o replanejamento curricular e planejamento da organização escolar para o ensino híbrido;

 discussão acerca da necessidade de avaliação diagnóstica para nortear o processo pedagógico;

 orientações relacionadas as medidas sanitárias, a preparação dos ambientes e o papel dos profissionais no acolhimento dos estudantes;

elaboração de um plano de ação em conformidade com o documento Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com vistas às boas práticas que contribuam para a redução da transmissão e, consequentemente, do número de novos casos da covid-19.

Coordenação setorizada por ano/ Curso/Disciplina (planejamento integrado das áreas do conhecimento para potencializar o resgate de aprendizagens);

 

EMI – Coordenação setorizada: Oportunizar momento para discussão interáreas sobre a oferta de Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, considerando o plano de curso ofertado e as Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos;

 

Mesa redonda sobre o tema “Avaliação diagnóstica e acompanhamento do aprendizado no ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores”;

 

Revisão e reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.

 

Metodologias Ativas: discussão sobre soluções de atendimento presencial com atividades remotas mediadas pelos professores (aulas presenciais, atividades on-line e impressas);

 

Leitura e apropriação do Guia Pedagógico para Escolha das Obras Didáticas do FNDE – Objeto 2 – PNLD e participação na live PNLD Objeto 2 – Escolha das obras didáticas.

Educação de Jovens e Adultos

▎Educação de Jovens e Adultos – EJA

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Distribuição de Turmas Abertura do Encontro com o vídeo: Recomece – Bráulio Bessa

 

Momento de reflexão acerca do vídeo.

 

Dinâmica relacionada com o vídeo Recomece

 

Organização dos educadores (individualmente ou em grupos) para leitura de um pequeno texto sobre acolhimento na EJA e debate sobre as seguintes questões:

Considerando o processo de ensino e de aprendizagem nas turmas de EJA, quais são os desafios e as possibilidades para o retorno presencial?

Qual a importância do acolhimento discente nesse retorno?

Texto: É preciso acolher com mais cuidado a juventude na EJA

 

Atividade Final: Roda de conversa para socialização das reflexões.

Vídeo inicial: A importância da EJA para os sujeitos da modalidade.

 

Debate sobre o vídeo.

 

Retomando as reflexões do encontro anterior, solicitar que os docentes respondam ao seguinte questionamento:

Como eu pretendo receber meu educando no 1º dia de aula?

Sugestão: Pode ser elaborada uma lista de atividades que favoreçam o acolhimento do educando e a retomada das atividades escolares de forma presencial.

Momento para socialização das propostas de atividades de acolhimento discente.

 

Atividade Final: Momento de Planejamento.

 

Entrega da Mensagem Final:

Amorosidade de que falo e o sonho pelo qual brigo (e para cuja realização me preparo permanentemente) exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR! – Paulo Freire

Educação Profissional e Tecnológica

▎Educação Profissional e Tecnológica – EPT

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Acolhimento inicial dos profissionais que estarão retornando para as atividades no ambiente escolar (atenção especial aos protocolos de segurança);

 

Apresentação dos professores/distribuição de turmas para as Unidades Escolares com oferta semestral;

 

Apresentação das Orientações para o Planejamento do Retorno Presencial na Educação Profissional e Tecnológica.

Divisão do material a ser estudado por grupos de trabalho e a devida publicização dos principais pontos;

 

Descrição das principais ações a serem realizadas pela equipe de servidores da Unidade Escolar, com vistas a garantia da segurança de todos os envolvidos, ao longo do período da oferta de atividades pedagógicas presencial e remotas mediadas pelos professores

 

Elaboração de cronograma de atendimento dos estudantes para as atividades pedagógicas presenciais;

 

Replanejamento Curricular.

Planejamento da Avaliação Diagnóstica (primeira quinzena);

 

Coordenação setorizada por Curso/Componente curricular;

 

Planejamento das atividades pedagógicas presencial e remotas mediadas pelos professores, que irão acontecer nos meses de agosto e setembro de 2021;

 

Replanejamento Curricular.

 

Educação Especial

▎Educação Especial

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Momentos de esclarecimentos sobre o retorno presencial com atividades remotas mediadas pelos professores;

 

Levantamento/discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar a fim de encorajar a comunidade escolar ao enfrentamento dos desafios diante do retorno presencial;

 

Promover momentos de escuta sensível e apoio aos funcionários no retorno às atividades presenciais;

 

Criação de espaços para atividades e reflexões agradáveis, para realizarem em grupo, respeitando as normas de segurança sanitária;

 

Atividades de fortalecimento do vínculo colaborativo entre a equipe de profissionais da unidade escolar;

 

Promover a participação de todos para que se sintam envolvidos nas ações promovidas pela unidade escolar frente à complexidade do contexto pandêmico enfrentado com o retorno às atividades presenciais;

 

Fomentar práticas de autocuidado;

 

Re/Organização dos ambientes: salas de aula, de professores, ou outros espaços para receber a equipe escolar quanto os estudantes;

 

Fomentar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um;

 

Tornar ambiente receptivo: mensagens positivas, de boas-vindas; receber com empatia e com carinho a comunidade escolar;

 

Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte das equipes de apoio escolar, SEAA (Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem), AEE (Atendimento Educacional Especializado) e SOE (Serviço de Orientação Educacional).

Momentos de esclarecimentos sobre o retorno presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e ações adotadas pela Unidade Escolar para o enfrentamento dos desafios que surgirão durante esse novo processo;

 

Leitura e discussão sobre os principais pontos do documento: Orientações para retomada das atividades presenciais com atividades remotas mediadas pelos professores nas unidades escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal;

 

Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva a partir das orientações para a retomada das atividades presencial com atividades remotas mediadas pelos professores nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no ano letivo 2021 (protocolo de retorno);

 

Planejar ações de acolhida aos estudantes que privilegia a escuta sensível e a re/adaptação dos estudantes;

 

Preparação em equipe da recepção dos pais/responsáveis e estudantes;

 

Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte das equipes de apoio escolar, SEAA (Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem), AEE (Atendimento Educacional Especializado) e SOE (Serviço de Orientação Educacional);

 

É importante que todo o planejamento de ações do retorno às aulas seja pensado e executado por toda a comunidade escolar.

Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva a partir das orientações para a retomada das atividades presenciais com atividades remotas mediadas pelos professores nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no ano letivo 2021 (protocolo de retorno);

 

Executar ações de acolhimento às famílias e aos estudantes;

 

Preparação dos espaços para recepção dos pais/responsáveis e estudantes;

 

Disponibilização de cartazes informativos à comunidade, disponibilizando canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional.

 

Escolas de Natureza Especial

▎Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, Escola da Natureza e Centro Interescolar de Línguas – CIL

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Acolhimento dos professores e profissionais da Unidade Escolar;

 

Escuta sensível dos professores sobre as expectativas referentes à Organização do Trabalho Pedagógico para o retorno das atividades presenciais;

 

Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Planejamento integrado e articulado das aulas e atividades da Unidade Escolar;

 

 Planejamento entre todos os professores para integração das atividades da Base Nacional Comum e Projetos/Oficinas da Parte flexível.

Planejamento da organização das turmas (divisão dos grupos para as aulas presenciais e remotas) e propostas de atividades de acolhimento aos estudantes para a primeira semana de aula;

 

 Planejamento entre os professores da mesma turma.

 

 Planejamento individual das atividades presenciais e remotas assíncronas e/ou com material impresso, considerando a divisão dos estudantes em dois grupos.

 

 Elaboração das atividades impressas e materiais para o atendimento presencial e remoto.

Educação em Tempo Integral

▎Ensino Fundamental em Tempo Integral 10h (100% dos estudantes – PROEIT), Escola Parque da Natureza de Brazlândia e Rede Integradora da Educação Integral da CRE Plano Piloto

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

 

Leitura, estudo e esclarecimento de dúvidas do Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas da Educação Básica (MEC).

 

 Planejamento da organização das turmas esclarecendo como se dará a divisão dos grupos de estudantes para as aulas presenciais e remotas.

 

 Propostas de atividades de acolhimento aos estudantes para a primeira semana de aula.

Planejamento integrado e articulado das aulas e atividades da Unidade Escolar;

 

 Planejamento entre todos os professores para integração das atividades da Base Nacional Comum e  Projetos/Oficinas da Parte flexível;

 

Planejamento integrado entre os professores da mesma turma – Unidades Escolares do PROEIT/ Rede Integradora da Educação Integral da CRE Plano Piloto.

 

Planejamento individual das atividades presenciais e remotas e/ou com material impresso, considerando a divisão dos estudantes em dois grupos;

 

 Elaboração das atividades impressas e materiais para o atendimento presencial e remoto.

Planejamento da avaliação diagnóstica para verificar e nortear a organização do trabalho pedagógico da Unidade Escolar.

 

 Planejar e elaborar estratégias de acompanhamento pedagógico com o objetivo de reduzir à evasão escolar.

 

 Planejamento, acolhimento e parceria com as famílias dos estudantes.

 

 Estabelecer canais de comunicação com os estudantes e as famílias sobre a atuação da escola.

 

 

▎Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

 

Leitura, estudo e esclarecimento de dúvidas do Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas da Educação Básica (MEC).

Compartilhamento de experiências exitosas – cada docente produzirá uma caixa de memória do que aprendeu e que colaborou com o ensino/aprendizagem no ensino remoto (na caixa, o professor poderá colocar imagens, objetos, frases, links, entre outros), em seguida cada um fará sua apresentação e o coordenador pedagógico realizará o apanhado das aprendizagens mais significativas contidas na caixa de memória, que poderão colaborar com o processo de ensino no retorno presencial. Planejamento das sequências didáticas e dos Projetos Pedagógicos Temáticos, da Língua Portuguesa, de Matemática e do Projeto de Vida;

 

Planejar e confeccionar um percurso pedagógico acerca do material impresso;

 

Compartilhar os objetivos de aprendizagens dos projetos pedagógicos e das 10 competências da BNCC.

Escolas do Campo

▎Educação do Campo

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Momento de acolhimento dos professores e demais profissionais da educação, enfatizando o esforço e compromisso de todos para a continuidade das atividades escolares/pedagógicas de forma remota e motivando para os novos desafios.

Oportunidade para a expressão da Mística e/ou outras expressões culturais que estejam articuladas com o modo de produção de vida no Campo e que traga uma mensagem de incentivo para retomada do trabalho presencial, bem como de reflexão sobre o contexto da Pandemia da covid-19, os desafios e as possibilidades da Modalidade Educação do Campo. Expressões sugeridas: leitura, audição de um poema, canto/canção, exibição de um vídeo, leitura de um texto temático em prosa, etc.

 

Reflexão e debate sobre o déficit pedagógico para os estudantes das Escolas do Campo, no período de ensino remoto, bem como sobre estratégias coletivas para busca ativa (conforme pertinência), além de possíveis ações  para mitigar essas implicações no que tange, especialmente, às aprendizagens e à efetiva inclusão educacional.

 

Canal Teares da Terra (YouTube) – estratégia pedagógica de comunicação social como vertente potencializadora das Ações Formativas desenvolvida pelo Programa Escola da Terra no DF.

O Canal Teares da Terra é um espaço de tessitura e partilha de caminhos vividos e futuros possíveis para a Educação do Campo no contexto do Distrito Federal.

Construído por educadoras e educadores populares do DF, tem o intuito de fomentar a formação continuada. É uma maneira legítima de conjugar o verbo esperançar, conforme os ideais de Paulo Freire, comungados por essa comunidade de aprendizagem.

Acesse e se inscreva no Canal

Planejamento para a retomada da construção ou atualização do Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental da escola. Para isso, sugere-se a releitura/estudo do Informativo Conjunto (56311883), constante no Processo SEI nº 00080-00027172/2021-75, o qual encaminha:

Guia Rápido contendo orientações para a construção do Inventário – SUBEB/EAPE, 2021 (56312274)

Proposta Didática – GCAM, 2017 (56312398)

Guia Metodológico – Caldart, 2016 (56312336)

Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino do DF

 

Seminário sobre o tema: Tarefas Educativas da Escola e a Transformação da Forma Escolar – com a Professora Dra. Roseli Caldart.

Aprofundamento dos conteúdos referentes ao material audiovisual pedagógico, disponibilizado no Canal Teares da Terra (YouTube) – que é uma estratégia pedagógica de comunicação social como vertente potencializadora da Ação Formativa desenvolvida pela 2ª edição do Programa de Formação Continuada Escola da Terra – DF.

 

Reflexão e levantamento de possibilidades de planejamento e organização do trabalho pedagógico a partir do audiovisual/seminário sobre o tema: Tarefas Educativas da Escola e a Transformação da Forma Escolar – com a Professora Dra. Roseli Caldart.

Escola de Meninos e Meninas do Parque e EPC/PROEM

▎Escola de Meninos e Meninas do Parque – EMMP

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Acolhimento dos professores, enfatizando o esforço de todos para a continuidade das atividades escolares de forma remota e motivando para os novos desafios. Tendo em vista o contexto epidêmico, aconselha-se a realização de uma roda de conversa, coordenada pela equipe gestora e Serviço de Orientação Educacional, para que todos possam se sentir acolhidos(as) e pertencentes ao ambiente de trabalho.

Para esse momento sugerimos a leitura do poema Esperança de Mário Quintana

 

Organização do retorno das atividades da unidade escolar adequando-se à forma híbrida e refletindo acerca das especificidades dos estudantes da EMMP de acordo com os Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Continuação do estudo coletivo sobre o documento de Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, considerando principalmente os seguintes tópicos: Protocolos e Medidas de Biossegurança Gerais; Ambientação e Acolhimento à Comunidade Escolar; e Organização do Trabalho Pedagógico para o Ciclo 2020/2021.

 

Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes, com vistas a superar as dificuldades encontradas  no ensino remoto: avaliação diagnóstica sobre o ensino remoto (levantamento de dados sobre o alcance do ensino remoto, bem como a qualidade do que foi ofertado e o engajamento de estudantes e famílias); readequação curricular; o papel do Serviço de Orientação Educacional; e a revisão do Projeto Pedagógico da escola para e definir as atividades que ainda podem ser desenvolvidas no ano letivo de 2021, tendo em vista as limitações do contexto pandêmico. Observação: Considerar as abordagens que abarcam os eixos transversais do Currículo em Movimento.

↳ Sensibilizar a equipe pedagógica sobre a importância de se promover uma educação anti-racista. Sugestão: ouvir a música “Um corpo no mundo”, da Luedji Luna e compartilhar quais sentimentos foram despertados em cada um. Após esse momento, propor que pensem sobre exemplos de experiências de mulheres negras que transformaram o cotidiano coletivo, compreendendo que essas experiências foram e são essenciais para a promoção de mudança social. Alguns exemplos:

Caso da política de recrutamento de pessoal para a General Motors;

Mulheres negras brasileiras na luta contra o genocídio da juventude negra;

Mulheres negras brasileiras na luta pelos direitos trabalhistas das trabalhadoras do serviço doméstico.

 

Promover uma chuva de ideias de formas de atividades anti-racistas que podem ser propostas pela equipe pedagógica aos estudantes ao longo de todo o semestre letivo, buscando apresentar referências positivas de pessoas não-brancas em que eles possam se inspirar. 

 

▎EPC/PROEM

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Acolhimento dos professores, enfatizando o esforço de todos para a continuidade das atividades escolares de forma remota e motivando para os novos desafios. Tendo em vista o contexto epidêmico, aconselha-se a realização de uma roda de conversa, coordenada pela equipe gestora e Serviço de Orientação Educacional, para que todos possam se sentir acolhidos(as) e pertencentes ao ambiente de trabalho.

Para esse momento sugerimos a leitura do poema Esperança de Mário Quintana

 

Organização do retorno das atividades da unidade escolar adequando-se à forma híbrida e refletindo acerca das especificidades dos estudantes da EMMP de acordo com os Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Diante das singularidades vividas pelos estudantes que se encontram socialmente vulneráveis no contexto da pandemia de covid-19 e o retorno ao atendimento deles em 2021, a SEEDF orienta a EPC/PROEM que dediquem o dia ao:

 Atividade de levantamento de dados sobre o alcance do ensino remoto, bem como a qualidade do que foi ofertado e o engajamento de estudantes e famílias;

 Replanejamento Curricular, Reorganização das Propostas Pedagógicas e Avanço de Estudos;

 Planejamento e Realização das Atividades Pedagógicas;

 Adequação Curricular, recursos e métodos;

 Formulação de projetos específicos e/ou interventivos, caso julguem necessário, para suplementar os diagnósticos encontrados.

↳ Sensibilizar a equipe pedagógica sobre a importância de se promover uma educação anti-racista. Sugestão: ouvir a música “Um corpo no mundo”, da Luedji Luna e compartilhar quais sentimentos foram despertados em cada um. Após esse momento, propor que pensem sobre exemplos de experiências de mulheres negras que transformaram o cotidiano coletivo, compreendendo que essas experiências foram e são essenciais para a promoção de mudança social. Alguns exemplos:

Caso da política de recrutamento de pessoal para a General Motors;

Mulheres negras brasileiras na luta contra o genocídio da juventude negra;

Mulheres negras brasileiras na luta pelos direitos trabalhistas das trabalhadoras do serviço doméstico.

 

Promover uma chuva de ideias de formas de atividades anti-racistas que podem ser propostas pela equipe pedagógica aos estudantes ao longo de todo o semestre letivo, buscando apresentar referências positivas de pessoas não-brancas em que eles possam se inspirar. 

Núcleos de Ensino das Unidades de Internação Socioeducativas

▎Núcleos de Ensino das Unidades de Internação Socioeducativas – NUEN

img-responsiva 2 de agosto

segunda-feira

img-responsiva 3 de agosto

terça-feira

img-responsiva 4 de agosto

quarta-feira

Recepção e acolhimento dos professores, e demais servidores que atuam nos NUEN. Sugere-se que seja realizada Roda de Conversa para que se promova uma escuta sensível das angústias, medos, expectativas do grupo docente.

Sugestão de vídeo: A força do professor – Bráulio Bessa

 

Planejamento entre o NUEN e a Direção das Unidades para a elaboração do Plano de Atendimento Local, visando adequar as especificidades de cada NUEN ao retorno presencial dos estudantes.

Sugestão de vídeo: Emicida – É tudo pra ontem – participação Gilberto Gil;

Sugestão de leitura: Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Reflexão e debate sobre o déficit pedagógico para os estudantes dos NUENs, no período de ensino remoto.

Sugestão de vídeo: Escola dos Sonhos – MC Favelinha

 

↳  Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes dos NUENs:

Acolhimento dos estudantes

Avaliação Diagnóstica para todos os estudantes

Projetos Interventivos

Readequação Curricular

Sugestão de vídeo: Desafios da Socioeducação com o professor Francisco Celso

Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes dos NUENs:

Elaboração de projetos coletivos/específicos/interventivos

Sugestão de vídeo: O que a escola precisa para se tornar inovadora?

 

Planejamento coletivo/individual por área de conhecimento

Sugestão de vídeo: Palavras em Liberdade – Professor Rodrigo Lara

 

 

Normativos, orientações e materiais de apoio

 

 

Orientações para Acolhimento

↳ Guia para Acolhimento à Comunidade Escolar no Retorno Presencial às Unidades Escolares

O acolhimento de bebês: Práticas e Reflexões Compartilhadas

Guia de Acolhimento à Comunidade Escolar no Contexto de Ensino Remoto

↳ Artigo: Criança não é Manga, não Amadurece: Conceito de Maturação na Teoria Histórico-Cultural – Asbahr e Nascimento (2013)

 

Orientações para Revisão e Elaboração da Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Fluxograma de Análise da Proposta Pedagógica

Orientações para elaboração da Proposta Pedagógica

Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva

 

Orientações de Avaliação

↳ Vídeo: A Importância da Análise de Dados na Reorganização da Proposta Pedagógica

Meta Saeb/DF | Circular nº 1/2021 – SEE/SUPLAV/DIAV (15 de janeiro de 2021)

↳ Materiais de Estudo:

Avaliação interna e avaliação externa

Diretrizes avaliação educacional

Escalas de proficiência do SAEB

Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática do SAEB (documento de referência do ano de 2001)

Pressupostos teóricos de um Sistema de Avaliação Educacional

Avaliação formativa

Relatórios Pedagógicos do Avaliação em Destaque

↳ Apresentações:

Resultados DF – SAEB 2019

↳ Avaliação – um caminho para o sucesso

↳ IDEB – resultados de 2019

 

Orientações para Bibliotecas

↳  Acolhimento e orientações aos profissionais atuantes nas bibliotecas da SEEDF

Colegas atuantes nas bibliotecas da rede pública de ensino, levamos o convite para que sejamos parceiros(as), no ano letivo 2021, pois não há mais valia do que as bibliotecas, espaços de aprendizagens, como ponto de partida para a oferenda de mundos, para a oferenda de palavras e imagens, para oferta de contribuições ao processo de ensino e de aprendizagens.

Nesse contexto, indicamos, especificamente, para os profissionais atuantes em bibliotecas da rede pública de ensino que a unidade escolar divulgue e disponibilize o vídeo – Ponto por ponto: o recomeço de nossas atividades nas Bibliotecas da Rede Pública de Ensino, que visa acolher e propor a discussão sobre o lugar que a leitura e a biblioteca ocupam na Proposta Pedagógica da unidade escolar, preparado especialmente para o retorno desses servidores em 2021 e, ainda, a disponibilização do documento orientador elaborado pela Gerência de Políticas de Leitura e Mídias Educacionais – GPLEI: Guia de Orientações para os Profissionais Atuantes em Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias em Contexto de Atividades Escolares durante a Pandemia de Covid-19.

↳ Vídeo: Ponto por ponto – O recomeço de nossas atividades nas Bibliotecas da Rede Pública de Ensino

Guia de Orientações para os profissionais atuantes em Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias

Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias – Caderno de Possibilidades Pedagógicas

 

Orientações para Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho

↳ Cartilha: Orientações de Cuidado e Autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19

↳ Cartilha: Uso indevido de drogas e dependência química para os servidores da SEEDF

↳ Cartilha: Stress na pandemia

↳ Cartilha: Orientações para Acolhimento de Servidores na volta ao trabalho em tempos de pandemia da covid-19

Consumo como alívio para as tensões atuais – Uma faca de um gume só: o endividamento

Obesidade e covid-19

Orientações de Ergonomia para o Trabalho

Diretoria de Educação Infantil (DIINF)

IX Plenarinha – Musicalidade das infâncias: de cá, de lá, de todo lugar

↳ Projeto Alimentação

↳ Manual de orientações pedagógicas para o atendimento remoto da Educação Infantil – 2021

Guia de Retorno das Instituições Educacionais Parceiras

Caderno – O brincar como direito dos bebês e das crianças

Transição Escolar: trajetórias na educação básica no Distrito Federal

Orientações à Rede Pública de Ensino para o Registro das Atividades Pedagógicas Remotas e Presenciais

Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal

 

Diretoria de Ensino Fundamental (DIEF)

↳ Replanejamento Curricular 2021

↳ Orientações Pedagógicas: 3º Ciclo para as Aprendizagens

↳ Sugestões de vídeos com temáticas para acolhimento dos professores:

Mario Sergio Cortella – Seja importante para alguém

3 Lições do Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry I Resumo Animado

Ensino híbrido: o que é e como acontece na prática?

Ensino híbrido: quais são os modelos possíveis?

Aprendizagem Matemática e o Ensino Híbrido: Possibilidades de personalização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ensino híbrido: conheça o conceito e entenda na prática

Ensino híbrido: Desafio da contemporaneidade?

↳ Vídeo: Cena O Pequeno Príncipe – 2015 – A Raposa (Socioemocional)

Práticas Pedagógicas Inovadoras: Aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido

Estratégias avaliativas para o ensino remoto e híbrido

↳ Vídeo: Pequeno Raio de Esperança (curta metragem de animação)

Ensino Híbrido: o que é e como aplicar na prática

Metodologias ativas para transformar o ensino híbrido

Avaliação da Aprendizagem no Ensino Híbrido

Como elaborara aulas criativas a distância

Agravamento das causas e fatores de exclusão escolar

Ensino híbrido (vários textos sobre as ações, avaliações, metodologias e estratégias para sugerir às escolas)

↳ Avaliação e Diagnóstico – Um vídeo para inspirar professores: Como estrelas na Terra – Toda criança é especial

↳ Vídeo: Motivacional – O Sapinho

 

Diretoria de Ensino Médio (DIEM)

↳ Replanejamento Curricular 2021

↳ Documento Orientador para o Replanejamento Curricular do Biênio 2020/21

 

Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA)

↳ Replanejamento Curricular 2021

↳ Acolhimento na EJA

↳ Os atores da EJA

↳ Orientações para a organização do trabalho pedagógico na EJA

↳ Avaliação na EJA

↳ Preenchimento do RAv (1º segmento e EJA Interventiva)

↳ Proposta de atividade para o 1º segmento

↳ Vídeo: Proposta para Alfabetização de Adultos

↳ Roda de conversa sobre o tema: Acolhimento e amorosidade na EJA

↳ Vídeo: Semana Pedagógica EJA – Acolhimento aos Professores

 

Diretoria de Educação Profissional (DIEP)

 Plano Estratégico para Continuidade das Atividades Pedagógicas Não Presenciais da Educação Profissional e Tecnológica

 

Diretoria de Educação Inclusiva (DEIN)

↳ Diretrizes pedagógicas

↳ Currículo em Movimento da Educação Especial

Currículo em Movimento da Educação Infantil

Orientações Pedagógicas da Educação Especial

Orientações Pedagógicas da Educação Precoce

↳ Enriquecendo o saber

Revista Inclusão

Currículo Funcional Natural – Guia prático para a educação na área de autismo e deficiência mental Brasília 2005 – Maryse Suplino

Diretrizes de estimulação precoce – crianças de zero a 3 anos com atraso no
desenvolvimento neuropsicomotor – MEC

Caderno Deficiência Visual – MEC

Caderno Deficiencia Auditiva – MEC

Playlist de lives com temas relevantes a respeito da Educação Especial

↳ Normativos

Base Nacional Comum Curricular

Calendario_Anual_2021

Circular nº 24/2020: Caderno de orientações para a organização do trabalho pedagógico remoto da Educação Especial, de acordo com o Plano Pedagógico da Educação Especial para Atividades Não Presenciais

Circular nº 37/2020: Orientação quanto aos procedimentos da Educação Especial durante o trabalho remoto

Estratégia de Matrícula 2021

Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência

Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Lei nº 13.257/2016: Políticas Públicas para a Primeira Infância

↳ Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC

↳ Regimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal

Resolução nº 01/2012-CEDF

↳ Serviços

Folder – Programa Educação Precoce (PEP)

Cartaz – Programa Educação Precoce (PEP)

 

Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD)

Proposta Didática para Construção de Inventário Social, Histórico e Cultural das Escolas do Campo da SEEDF

Inventário da Realidade: guia metodológico para uso nas escolas do campo

↳ Vídeo: Desafios da Socioeducação com o professor Francisco Celso

↳ Vídeo: O que a escola precisa para se tornar inovadora?

↳ Vídeo: Palavras em Liberdade

↳ Vídeo: O sol não é quadrado

 

Diretoria de Educação Integral (DEINT)

Circular nº 5/2021 – SUGEP/SEE (alterações na Portaria nº 14/2021 e divulgação de orientações gerais sobre o Procedimento de Distribuição de Turmas/Carga Horária e Atribuição de Atendimentos/Atuação para o ano letivo de 2021)

Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar (DEFIDE)

Educação com Movimento: Programa de Inserção do Professor de Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 

Diretoria de Governança em Projetos e Políticas Públicas – Projeto Conexão Científica

↳ Vídeo: Coronavírus: As mutações virais e a importância da vacinação

↳ Vídeo: As vacinas e transmissão viral: A importância do uso da máscara e do isolamento social

↳ Vídeo: Metodologia científica para produção da vacina

↳ Vídeo: Memória imunológica e a segurança vacinal

↳ Podcast – Apresentação do Projeto Conexão Científica

 

Currículo em movimentos

 

Currículos

Educação Infantil

Ensino Fundamental

↳ Novo Ensino Médio

↳ Ensino Médio – Semestralidade

↳ Educação de Jovens e Adultos

 

Formação Continuada Currículo

BNCC na Escola Guia de para Gestores Escolares

Currículos Alinhados à BNCC: qual o papel da escola?

Gestor Escolar, entenda a BNCC

Professor(a), conheça a BNCC e as mudanças nas práticas pedagógicas

Competências Gerais na BNCC para Ensino Fundamental

Curso Competências Gerais na BNCC

Como os gestores podem se organizar para engajar os professores e implementar a Base 

 

Material Pedagógico de Apoio 

BNCC na sala de aula: guia de orientações para professores sobre a Base Nacional Curricular

Caminhos para Educação Integral 

↳ Campos e Experiências na Educação Infantil

Tutorial

Orientações para gestores: Implementação dos currículos – Base em creches e pré-escolas

Campos de experiências: Efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil (pdf)

Campos de experiências: Efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil (interativo)

Como fazer o novo currículo virar realidade nas escolas? 

Caderno de planejamento

Aprendizado Mão na Massa

Planos de Aula Alinhados à BNCC

Alfabetização

Matemática

Ciências

Inglês 

Língua Portuguesa

Geografia

Educação Física 

História

Arte 

↳ Ensino Híbrido: Fundamentos e melhores práticas

 

 

Curso de Formação Continuada – 2º semestre 2021

 

Gerência Ação de Formação CH Início Fim Vagas
GETEB A leitura literária nos anos finais: desafios e possibilidades 90 24/8 25/11 120
GEMEB A unidade curricular projeto de vida na educação profissional e tecnológica 90 21/9 25/11 105
GETEB Alfabetização e letramentos – anos iniciais (BIA) 90 24/8 9/12 240
GOET Bem-estar e qualidade de vida: re(construindo) a imagem pessoal e profissional 100 24/8 9/12 120
GOET Bem-estar e qualidade de vida: usos e desusos da voz do profissional de educação 100 24/8 10/12 120
GOET Cine diversidade – cidadania em tempos de pandemia 60 24/8 9/12 90
GITEAD Cinema em debate na educação 90 24/8 29/11 80
GOET Cirandeira das artes 90 26/8 18/11 25
GEMEB Conhecendo a educação profissional 80 21/9 25/11 70
GITEAD Criação de jogos com o JCLIC e produções audiovisuais 120 24/8 18/11 60
GEMEB Deficiência intelectual: concepções e processos de escolarização 80 31/8 9/12 120
GEMEB Desenvolvimento humano, aprendizagem e os transtornos funcionais 80 31/8 9/12 60
GITEAD Educação fiscal encena: um convite à cidadania 60 17/8 18/11 160
GITEAD Educação patrimonial, diversidade e meio ambiente no Distrito Federal. 90 24/8 29/11 360
GEMEB EJA interventiva: processos de aprendizagem de estudantes com DI e TEA 80 24/8 2/12 120
GETEB Ensino-aprendizagem de ciências da natureza  – anos finais 90 26/8 25/11 60
GEMEB Epilepsia : orientações  às escolas 30 31/8 16/11 60
GETEB Fundamentos da aprendizagem de línguas estrangeiras por ciclos 90 24/8 23/11 60
GITEAD G workspace – ferramentas Google para educação 120 24/8 25/11 420
GOET Guia trilhas e caminhos para a sustentabilidade ambiental – 3ª edição 120 24/8 7/12 30
GETEB História e música no Brasil do séc. XX 90 24/8 25/11 60
GEMEB I seminário interdisciplinar de ciências humanas bilíngue 4 16/8 17/8 2000
GITEAD Integração à carreira magistério III 90 24/8 26/11 660
GETEB Integração pedagógica noturno 90 24/8 26/11 90
GITEAD Linguagens  digitais no ensino mediado por tecnologias 120 26/8 11/11 50
GOET Maria da Penha vai à escola 60 24/8 9/12 60
GOET Maria da Penha vai à escola: abordagem técnica das situações de violência sexual 60 24/8 7/12 60
GETEB Matemática – anos iniciais 90 24/8 9/12 240
GITEAD Mídias – criatividade e inovação na educação 90 24/8 25/11 40
GITEAD Mobilidade e trânsito para professores(as) da educação infantil 120 26/8 26/11 360
GITEAD Mobilidade e trânsito para professores(as) do 1º ano do ensino fundamental 120 26/8 26/11 240
GITEAD Mobilidade e trânsito para professores(as) do 2º ano do ensino fundamental 120 26/8 26/11 240
GITEAD Mobilidade e trânsito para professores(as) do 3º ano do ensino fundamental 120 26/8 26/11 240
GITEAD Mobilidade e trânsito para professores(as) do 4º e 5º ano do ensino fundamental 120 26/8 26/11 240
GITEAD Mobilidade e trânsito para professores(as) do ensino médio e eja 120 26/8 26/11 120
GITEAD Mobilidade e trânsito para professores(as) dos anos finais do ensino fundamental 120 26/8 26/11 240
GITEAD O audiovisual na prática pedagógica docente 90 24/8 23/11 40
GEMEB O autismo e o brincar no contexto escolar 90 24/8 2/12 120
GOET O brincar e o ensino estruturado no autismo – Versão online 90 24/8 10/12 80
GETEB Organização do trabalho pedagógico e letramento na educação infantil 90 24/8 18/11 120
GETEB Paisagens e identidades de Brasília: preexistências geohistóricas da capital  90 24/8 25/11 120
GITEAD Podvoz: locução e áudios para vídeo e podcast 60 24/8 25/11 160
GETEB Práticas corporais lúdicas na escola 90 24/8 25/11 120
GETEB Produção de material didático para ciências da natureza e suas tecnologia – ensino médio 90 26/8 25/11 60
GETEB Produção de material didático para ciências da natureza – noturno 90 24/8 25/11 60
GETEB Produção de material didático para matemática – anos finais 90 24/8 23/11 60
GETEB Produtos culturais no processo de ensino-aprendizagem 90 24/8 23/11 60
GEMEB Programa de educação precoce da SEEDF: capacitação avançada i 80 24/8 9/12 160
GOET Projeto de mediação de conflitos no contexto escolar – 90h – 2021 90 24/8 10/12 90
GEMEB Reflexões sobre a surdocegueira: definições teóricas 80 24/8 10/12 30
GITEAD Robótica educacional: Arduino e suas funcionalidades no tinkercad 120 24/8 29/11 120
GITEAD Robótica na prática do currículo 120 24/8 29/11 20
GITEAD Scratch – criação de jogos educativos 120 24/8 18/11 170
GETEB Sense and creativity in language learning 90 24/8 25/11 120
GETEB Sentidos y creatividad en el aprendizaje de lenguas 90 26/8 25/11 60
GEMEB Síndrome de down (T21 – Trissomia 21) e a deficiência intelectual 90 24/8 3/12 240
GETEB Tempo e espaço para as aprendizagens matemáticas – anos finais 90 26/8 25/11 60
GOET Uni duni tê, atividades práticas para você: 4º e 5º anos 60 24/8 3/12 240
GITEAD Videoaulas – aperte o play, professor (a)!  2º semestre 2021 60 24/8 25/11 80
GOET Vivências com a musicalização 80 24/8 9/12 120

 

Governo do Distrito Federal