Bem-vindos!
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal reafirma a importância do processo educativo frente ao momento pandêmico que ainda vivenciamos. Assim, retomamos nossas ações de maneira presencial com alegria, cuidado e responsabilidade.
É tempo de recomeços, de renovar sonhos, alimentar propósitos que ficaram guardados nas gavetas da alma. A esperança se renova no amanhecer de um novo tempo, onde desafios instigam nosso animo e nos impulsionam à caminhada. As incertezas polvilham a estrada, mas não impedem as torrentes de alegria, expectativa e determinação, sempre presentes no dinamismo da sala de aula.
O período de isolamento social mostrou como os atores educacionais percebem a escola, revelando os sentidos atribuídos a ela, possibilitando a ressignificação desse espaço com vistas ao acolhimento, ao convívio social e ao desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Nesse sentido, a escola se destaca em sua importante função social, no resgate da convivência cidadã e na promoção de um ambiente que potencialize a reconstrução dos vínculos humanos e educacionais.
A falta do abraço fraterno que acolhe o sorriso matreiro ofertado pelo nosso aluno ao despertar de cada período não apagará o contentamento em ultrapassar barreiras. Nós nos reinventamos, descobrindo oportunidades, fortalecendo práticas e desvendando curiosidades.
O futuro nos instiga. Não há como estacar o relógio do tempo que urge por renovar. Ao retomar nossas atividades, torna-se indispensável assistir nossos estudantes, familiares, bem como a toda comunidade que envolve o processo pedagógico, conhecendo suas trajetórias e emoções nestes tempos de isolamento.
Solidarizamo-nos com as perdas, respeitamos as lutas, reafirmando o papel indissociável da escola como uma rede social de proteção, escuta, diálogo e construção, condições fundamentais para que todos possam encontrar seu lugar frente às necessidades emergentes após esse período de solitude.
Você, professor, profissional da educação, propulsor e motor da mediação do conhecimento, da teoria, da prática, instrumento basilar da catarse do aprender, inspiração para a continuidade das ações educativas, que revisita constantemente os referencias para as novas aprendizagens, contribuiu e ressignificou as atividades didáticas, implementando metodologias que movimentaram o universo remoto, incentivando assim, a inovação curricular e tecnológica, renovando os ambientes escolares, possibilitando o resgate das ações presenciais.
A educação pública de qualidade se constrói por meio de ações coletivas, planejadas e dialógicas, privilegiando a participação e o engajamento da comunidade escolar. Precisamos reconstruir a escola pública, abatida pela ausência do cotidiano farfalhar efusivo de sua gente, fortalecendo assim a reflexão sobre as práticas e organização do trabalho pedagógico.
Esse é um momento ímpar, especial, único, para reconectar a escola, a comunidade, a sociedade, a cidadania, onde nós, que compomos a unicidade escolar, assumimos o protagonismo das ações, para juntos, trabalharmos com afinco, cuidado, afeto e responsabilidade, a promoção do sucesso daqueles que representam a razão de nossos esforços: o aluno.
Com esperanças que se renovam, assim como águias, que não se cansam, nem se fatigam, sejam nossas vivencias, experiências e construções ao reiniciar as atividades letivas.
Nos ensinos preciosos do Mestre Paulo Freire, sejamos capazes de “recomeçar sempre, de fazer, de reconstruir, de não se entregar, de recusar burocratizar-se mentalmente, de entender e de viver a vida como processo, como vir a ser.”
Sejamos todos bem-vindos ao recomeço!
Hélvia Paranaguá
Secretária de Educação
Programação e calendário escolar
⇵ Educação Infantil
▎Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e Instituições Parceiras
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terça-feira |
quarta-feira |
↳ Acolhida aos professores e demais profissionais da Educação Infantil;
↳ Estudo e discussão coletiva do protocolo de retorno considerando as especificidades e necessidades de sua comunidade escolar. |
↳ Planejamento das ações educativas considerando o Currículo em Movimento do Distrito Federal – Educação Infantil (2018) e a continuidade das propostas pedagógicas de cada unidade escolar e os projetos da SEEDF: IX Plenarinha, O brincar como direito dos bebês e das crianças e o Projeto Alimentação, a partir das Parâmetros para a retomada das atividades presenciais nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal (Protocolo de Retorno). | ↳ Planejamento do processo de inserção e acolhimento das crianças considerando o Informativo sobre Acolhida e Inserção na Educação Infantil, bem como o Protocolo de Retorno.
↳ Organização dos ambientes e materialidades para a acolhida das crianças. |
⇵ Ensino Fundamental
▎Ensino Fundamental
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
↳ Acolhimento dos profissionais da educação
↳ Organização do Trabalho pedagógico a partir dos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
↳ Esclarecimentos de eventuais dúvidas a partir do documento – Orientação pedagógica para o Ensino Fundamental durante o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores. |
↳ Planejamento das atividades:
↳ Debate que viabilize o 1º Diagnóstico da unidade escolar quanto ao perfil do estudante, os possíveis efeitos da pandemia e isolamento social na comunidade escolar e, claro, os desafios previstos quanto a: aprendizagem, participação, frequência, assiduidade e permanência. ↳ Discussão sobre como trabalhar com os estudantes no retorno do ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores. Sugestões: ↳ Desenvolver oficinas e/ou dinâmica para reatar e fortalecer os laços e convivência dentro das normas de biossegurança; ↳ Elaborar sequências didáticas a partir de texto envolvendo temática das habilidades socioemocionais: O pequeno príncipe; O touro Ferdinando; Alice no país das maravilhas; entre outros. ↳ Planejar campanhas para implementação da organização em grupos que frequentarão a escola em semanas alternadas: Projeto que estimule a comunicação entre esses grupos; bem como movimentos de socializar atitudes positivas para manter o vírus da covid-19 longe do ambiente escolar. ↳ Explorar em especial atividades artísticas e esportivas que promovam interação com respeito ao distanciamento e às normas de biossegurança.
↳ Replanejamento escolar no contexto de ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores. ↳ Planejamento das aulas e dos materiais das primeiras semanas para o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores. |
↳ Organização do espaço físico da escola: sala de aula, de acordo com as orientações de biossegurança.
↳ Acolhimento das famílias e esclarecimentos sobre a organização do ensino ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores, conforme Protocolos de retorno da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
⇵ Ensino Médio
▎Unidades escolares-piloto do Novo Ensino Médio
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
↳ Reunião geral
↳ acolhimento (sugestões: momento cultural, dinâmicas com o uso de metodologias ativas, leitura de textos sobre o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e/ou outros temas relevantes no atual contexto); ↳ avisos de interesse comum; ↳ orientações sobre o replanejamento curricular e planejamento da organização escolar para o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores; ↳ discussão acerca da necessidade de avaliação diagnóstica para nortear o processo pedagógico; ↳ orientações relacionadas às medidas sanitárias, à preparação dos ambientes e ao papel dos profissionais no acolhimento dos estudantes; ↳ elaboração de um plano de ação em conformidade com o documento , com vistas às boas práticas que contribuam para a redução da transmissão e, consequentemente, do número de novos casos da covid-19.
↳ Coordenação por área do conhecimento para planejamento das estratégias referentes aos objetivos de aprendizagem da Formação Geral Básica. |
↳ Coordenação setorizada por área do conhecimento (para planejamento das unidades curriculares eletivas orientadas e trilhas de aprendizagem a serem ofertadas no 2º semestre letivo de 2021)
↳ Programar a dinâmica de apresentação e escolha das eletivas orientadas e trilhas de aprendizagem para os estudantes; ↳ Preenchimento do Instrumento de cadastro das eletivas orientadas. O instrumento Formulário para elaboração de Unidades Curriculares Eletivas Orientadas e Trilhas de Aprendizagem deverá ser preenchido apenas para o caso de oferta de novas eletivas ou trilhas. |
↳ Metodologias Ativas: discussão sobre soluções de atendimento presencial com atividades remotas mediadas pelos professores (aulas presenciais, atividades on-line e impressas);
↳ Leitura e apropriação do Guia Pedagógico para Escolha das Obras Didáticas do FNDE – Objeto 2 – PNLD e participação na live PNLD Objeto 2 – Escolha das obras didáticas;
↳ Mesa redonda sobre o tema “Avaliação diagnóstica e acompanhamento do aprendizado no ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores”;
↳ Revisão e reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar;
↳ Orientações para o preenchimento do diário de classe provisório para o Novo Ensino Médio (site dos diários). |
▎Demais unidades escolares de Ensino Médio – Semestralidade
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
↳ Reunião geral
↳ acolhimento (sugestões: momento cultural, dinâmicas com o uso de metodologias ativas, leitura de textos sobre o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e/ou outros temas relevantes no atual contexto); ↳ avisos de interesse comum; ↳ orientações sobre o replanejamento curricular e planejamento da organização escolar para o ensino híbrido; ↳ discussão acerca da necessidade de avaliação diagnóstica para nortear o processo pedagógico; ↳ orientações relacionadas as medidas sanitárias, a preparação dos ambientes e o papel dos profissionais no acolhimento dos estudantes; ↳ elaboração de um plano de ação em conformidade com o documento Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com vistas às boas práticas que contribuam para a redução da transmissão e, consequentemente, do número de novos casos da covid-19. |
↳ Coordenação setorizada por ano/ Curso/Disciplina (planejamento integrado das áreas do conhecimento para potencializar o resgate de aprendizagens);
↳ EMI – Coordenação setorizada: Oportunizar momento para discussão interáreas sobre a oferta de Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, considerando o plano de curso ofertado e as Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos;
↳ Mesa redonda sobre o tema “Avaliação diagnóstica e acompanhamento do aprendizado no ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores”;
↳ Revisão e reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.
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↳ Metodologias Ativas: discussão sobre soluções de atendimento presencial com atividades remotas mediadas pelos professores (aulas presenciais, atividades on-line e impressas);
↳ Leitura e apropriação do Guia Pedagógico para Escolha das Obras Didáticas do FNDE – Objeto 2 – PNLD e participação na live PNLD Objeto 2 – Escolha das obras didáticas. |
⇵ Educação de Jovens e Adultos
▎Educação de Jovens e Adultos – EJA
segunda-feira |
terça-feira |
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↳ Distribuição de Turmas | ↳ Abertura do Encontro com o vídeo: Recomece – Bráulio Bessa
↳ Momento de reflexão acerca do vídeo.
↳ Dinâmica relacionada com o vídeo Recomece
↳ Organização dos educadores (individualmente ou em grupos) para leitura de um pequeno texto sobre acolhimento na EJA e debate sobre as seguintes questões: ↳ Considerando o processo de ensino e de aprendizagem nas turmas de EJA, quais são os desafios e as possibilidades para o retorno presencial? ↳ Qual a importância do acolhimento discente nesse retorno? ↳ Texto: É preciso acolher com mais cuidado a juventude na EJA
↳ Atividade Final: Roda de conversa para socialização das reflexões. |
↳ Vídeo inicial: A importância da EJA para os sujeitos da modalidade.
↳ Debate sobre o vídeo.
↳ Retomando as reflexões do encontro anterior, solicitar que os docentes respondam ao seguinte questionamento: ↳ Como eu pretendo receber meu educando no 1º dia de aula? ↳ Sugestão: Pode ser elaborada uma lista de atividades que favoreçam o acolhimento do educando e a retomada das atividades escolares de forma presencial. ↳ Momento para socialização das propostas de atividades de acolhimento discente.
↳ Atividade Final: Momento de Planejamento.
↳ Entrega da Mensagem Final: Amorosidade de que falo e o sonho pelo qual brigo (e para cuja realização me preparo permanentemente) exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR! – Paulo Freire |
⇵ Educação Profissional e Tecnológica
▎Educação Profissional e Tecnológica – EPT
segunda-feira |
terça-feira |
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↳ Acolhimento inicial dos profissionais que estarão retornando para as atividades no ambiente escolar (atenção especial aos protocolos de segurança);
↳ Apresentação dos professores/distribuição de turmas para as Unidades Escolares com oferta semestral;
↳ Apresentação das Orientações para o Planejamento do Retorno Presencial na Educação Profissional e Tecnológica. |
↳ Divisão do material a ser estudado por grupos de trabalho e a devida publicização dos principais pontos;
↳ Descrição das principais ações a serem realizadas pela equipe de servidores da Unidade Escolar, com vistas a garantia da segurança de todos os envolvidos, ao longo do período da oferta de atividades pedagógicas presencial e remotas mediadas pelos professores
↳ Elaboração de cronograma de atendimento dos estudantes para as atividades pedagógicas presenciais;
↳ Replanejamento Curricular. |
↳ Planejamento da Avaliação Diagnóstica (primeira quinzena);
↳ Coordenação setorizada por Curso/Componente curricular;
↳ Planejamento das atividades pedagógicas presencial e remotas mediadas pelos professores, que irão acontecer nos meses de agosto e setembro de 2021;
↳ Replanejamento Curricular.
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⇵ Educação Especial
▎Educação Especial
segunda-feira |
terça-feira |
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↳ Momentos de esclarecimentos sobre o retorno presencial com atividades remotas mediadas pelos professores;
↳ Levantamento/discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar a fim de encorajar a comunidade escolar ao enfrentamento dos desafios diante do retorno presencial;
↳ Promover momentos de escuta sensível e apoio aos funcionários no retorno às atividades presenciais;
↳ Criação de espaços para atividades e reflexões agradáveis, para realizarem em grupo, respeitando as normas de segurança sanitária;
↳ Atividades de fortalecimento do vínculo colaborativo entre a equipe de profissionais da unidade escolar;
↳ Promover a participação de todos para que se sintam envolvidos nas ações promovidas pela unidade escolar frente à complexidade do contexto pandêmico enfrentado com o retorno às atividades presenciais;
↳ Fomentar práticas de autocuidado;
↳ Re/Organização dos ambientes: salas de aula, de professores, ou outros espaços para receber a equipe escolar quanto os estudantes;
↳ Fomentar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um;
↳ Tornar ambiente receptivo: mensagens positivas, de boas-vindas; receber com empatia e com carinho a comunidade escolar;
↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte das equipes de apoio escolar, SEAA (Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem), AEE (Atendimento Educacional Especializado) e SOE (Serviço de Orientação Educacional). |
↳ Momentos de esclarecimentos sobre o retorno presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e ações adotadas pela Unidade Escolar para o enfrentamento dos desafios que surgirão durante esse novo processo;
↳ Leitura e discussão sobre os principais pontos do documento: Orientações para retomada das atividades presenciais com atividades remotas mediadas pelos professores nas unidades escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal;
↳ Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva a partir das orientações para a retomada das atividades presencial com atividades remotas mediadas pelos professores nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no ano letivo 2021 (protocolo de retorno);
↳ Planejar ações de acolhida aos estudantes que privilegia a escuta sensível e a re/adaptação dos estudantes;
↳ Preparação em equipe da recepção dos pais/responsáveis e estudantes;
↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte das equipes de apoio escolar, SEAA (Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem), AEE (Atendimento Educacional Especializado) e SOE (Serviço de Orientação Educacional);
↳ É importante que todo o planejamento de ações do retorno às aulas seja pensado e executado por toda a comunidade escolar. |
↳ Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva a partir das orientações para a retomada das atividades presenciais com atividades remotas mediadas pelos professores nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no ano letivo 2021 (protocolo de retorno);
↳ Executar ações de acolhimento às famílias e aos estudantes;
↳ Preparação dos espaços para recepção dos pais/responsáveis e estudantes;
↳ Disponibilização de cartazes informativos à comunidade, disponibilizando canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional.
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⇵ Escolas de Natureza Especial
▎Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, Escola da Natureza e Centro Interescolar de Línguas – CIL
segunda-feira |
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↳ Acolhimento dos professores e profissionais da Unidade Escolar;
↳ Escuta sensível dos professores sobre as expectativas referentes à Organização do Trabalho Pedagógico para o retorno das atividades presenciais;
↳ Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. |
↳ Planejamento integrado e articulado das aulas e atividades da Unidade Escolar;
↳ Planejamento entre todos os professores para integração das atividades da Base Nacional Comum e Projetos/Oficinas da Parte flexível. |
↳ Planejamento da organização das turmas (divisão dos grupos para as aulas presenciais e remotas) e propostas de atividades de acolhimento aos estudantes para a primeira semana de aula;
↳ Planejamento entre os professores da mesma turma.
↳ Planejamento individual das atividades presenciais e remotas assíncronas e/ou com material impresso, considerando a divisão dos estudantes em dois grupos.
↳ Elaboração das atividades impressas e materiais para o atendimento presencial e remoto. |
⇵ Educação em Tempo Integral
▎Ensino Fundamental em Tempo Integral 10h (100% dos estudantes – PROEIT), Escola Parque da Natureza de Brazlândia e Rede Integradora da Educação Integral da CRE Plano Piloto
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
↳ Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
↳ Leitura, estudo e esclarecimento de dúvidas do Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas da Educação Básica (MEC).
↳ Planejamento da organização das turmas esclarecendo como se dará a divisão dos grupos de estudantes para as aulas presenciais e remotas.
↳ Propostas de atividades de acolhimento aos estudantes para a primeira semana de aula. |
↳ Planejamento integrado e articulado das aulas e atividades da Unidade Escolar;
↳ Planejamento entre todos os professores para integração das atividades da Base Nacional Comum e Projetos/Oficinas da Parte flexível;
↳ Planejamento integrado entre os professores da mesma turma – Unidades Escolares do PROEIT/ Rede Integradora da Educação Integral da CRE Plano Piloto.
↳ Planejamento individual das atividades presenciais e remotas e/ou com material impresso, considerando a divisão dos estudantes em dois grupos;
↳ Elaboração das atividades impressas e materiais para o atendimento presencial e remoto. |
↳ Planejamento da avaliação diagnóstica para verificar e nortear a organização do trabalho pedagógico da Unidade Escolar.
↳ Planejar e elaborar estratégias de acompanhamento pedagógico com o objetivo de reduzir à evasão escolar.
↳ Planejamento, acolhimento e parceria com as famílias dos estudantes.
↳ Estabelecer canais de comunicação com os estudantes e as famílias sobre a atuação da escola.
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▎Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI
segunda-feira |
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↳ Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
↳ Leitura, estudo e esclarecimento de dúvidas do Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas da Educação Básica (MEC). |
↳ Compartilhamento de experiências exitosas – cada docente produzirá uma caixa de memória do que aprendeu e que colaborou com o ensino/aprendizagem no ensino remoto (na caixa, o professor poderá colocar imagens, objetos, frases, links, entre outros), em seguida cada um fará sua apresentação e o coordenador pedagógico realizará o apanhado das aprendizagens mais significativas contidas na caixa de memória, que poderão colaborar com o processo de ensino no retorno presencial. | ↳ Planejamento das sequências didáticas e dos Projetos Pedagógicos Temáticos, da Língua Portuguesa, de Matemática e do Projeto de Vida;
↳ Planejar e confeccionar um percurso pedagógico acerca do material impresso;
↳ Compartilhar os objetivos de aprendizagens dos projetos pedagógicos e das 10 competências da BNCC. |
⇵ Escolas do Campo
▎Educação do Campo
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↳ Momento de acolhimento dos professores e demais profissionais da educação, enfatizando o esforço e compromisso de todos para a continuidade das atividades escolares/pedagógicas de forma remota e motivando para os novos desafios.
↳ Oportunidade para a expressão da Mística e/ou outras expressões culturais que estejam articuladas com o modo de produção de vida no Campo e que traga uma mensagem de incentivo para retomada do trabalho presencial, bem como de reflexão sobre o contexto da Pandemia da covid-19, os desafios e as possibilidades da Modalidade Educação do Campo. Expressões sugeridas: leitura, audição de um poema, canto/canção, exibição de um vídeo, leitura de um texto temático em prosa, etc.
↳ Reflexão e debate sobre o déficit pedagógico para os estudantes das Escolas do Campo, no período de ensino remoto, bem como sobre estratégias coletivas para busca ativa (conforme pertinência), além de possíveis ações para mitigar essas implicações no que tange, especialmente, às aprendizagens e à efetiva inclusão educacional.
↳ Canal Teares da Terra (YouTube) – estratégia pedagógica de comunicação social como vertente potencializadora das Ações Formativas desenvolvida pelo Programa Escola da Terra no DF. ↳ O Canal Teares da Terra é um espaço de tessitura e partilha de caminhos vividos e futuros possíveis para a Educação do Campo no contexto do Distrito Federal. ↳ Construído por educadoras e educadores populares do DF, tem o intuito de fomentar a formação continuada. É uma maneira legítima de conjugar o verbo esperançar, conforme os ideais de Paulo Freire, comungados por essa comunidade de aprendizagem. |
↳ Planejamento para a retomada da construção ou atualização do Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental da escola. Para isso, sugere-se a releitura/estudo do Informativo Conjunto (56311883), constante no Processo SEI nº 00080-00027172/2021-75, o qual encaminha:
↳ Guia Rápido contendo orientações para a construção do Inventário – SUBEB/EAPE, 2021 (56312274) ↳ Proposta Didática – GCAM, 2017 (56312398) ↳ Guia Metodológico – Caldart, 2016 (56312336) ↳ Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino do DF
↳ Seminário sobre o tema: Tarefas Educativas da Escola e a Transformação da Forma Escolar – com a Professora Dra. Roseli Caldart. |
↳ Aprofundamento dos conteúdos referentes ao material audiovisual pedagógico, disponibilizado no Canal Teares da Terra (YouTube) – que é uma estratégia pedagógica de comunicação social como vertente potencializadora da Ação Formativa desenvolvida pela 2ª edição do Programa de Formação Continuada Escola da Terra – DF.
↳ Reflexão e levantamento de possibilidades de planejamento e organização do trabalho pedagógico a partir do audiovisual/seminário sobre o tema: Tarefas Educativas da Escola e a Transformação da Forma Escolar – com a Professora Dra. Roseli Caldart. |
⇵ Escola de Meninos e Meninas do Parque e EPC/PROEM
▎Escola de Meninos e Meninas do Parque – EMMP
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↳ Acolhimento dos professores, enfatizando o esforço de todos para a continuidade das atividades escolares de forma remota e motivando para os novos desafios. Tendo em vista o contexto epidêmico, aconselha-se a realização de uma roda de conversa, coordenada pela equipe gestora e Serviço de Orientação Educacional, para que todos possam se sentir acolhidos(as) e pertencentes ao ambiente de trabalho.
↳ Para esse momento sugerimos a leitura do poema Esperança de Mário Quintana
↳ Organização do retorno das atividades da unidade escolar adequando-se à forma híbrida e refletindo acerca das especificidades dos estudantes da EMMP de acordo com os Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. |
↳ Continuação do estudo coletivo sobre o documento de Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, considerando principalmente os seguintes tópicos: Protocolos e Medidas de Biossegurança Gerais; Ambientação e Acolhimento à Comunidade Escolar; e Organização do Trabalho Pedagógico para o Ciclo 2020/2021.
↳ Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes, com vistas a superar as dificuldades encontradas no ensino remoto: avaliação diagnóstica sobre o ensino remoto (levantamento de dados sobre o alcance do ensino remoto, bem como a qualidade do que foi ofertado e o engajamento de estudantes e famílias); readequação curricular; o papel do Serviço de Orientação Educacional; e a revisão do Projeto Pedagógico da escola para e definir as atividades que ainda podem ser desenvolvidas no ano letivo de 2021, tendo em vista as limitações do contexto pandêmico. Observação: Considerar as abordagens que abarcam os eixos transversais do Currículo em Movimento. |
↳ Sensibilizar a equipe pedagógica sobre a importância de se promover uma educação anti-racista. Sugestão: ouvir a música “Um corpo no mundo”, da Luedji Luna e compartilhar quais sentimentos foram despertados em cada um. Após esse momento, propor que pensem sobre exemplos de experiências de mulheres negras que transformaram o cotidiano coletivo, compreendendo que essas experiências foram e são essenciais para a promoção de mudança social. Alguns exemplos:
↳ Caso da política de recrutamento de pessoal para a General Motors; ↳ Mulheres negras brasileiras na luta contra o genocídio da juventude negra; ↳ Mulheres negras brasileiras na luta pelos direitos trabalhistas das trabalhadoras do serviço doméstico.
↳ Promover uma chuva de ideias de formas de atividades anti-racistas que podem ser propostas pela equipe pedagógica aos estudantes ao longo de todo o semestre letivo, buscando apresentar referências positivas de pessoas não-brancas em que eles possam se inspirar. |
▎EPC/PROEM
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↳ Acolhimento dos professores, enfatizando o esforço de todos para a continuidade das atividades escolares de forma remota e motivando para os novos desafios. Tendo em vista o contexto epidêmico, aconselha-se a realização de uma roda de conversa, coordenada pela equipe gestora e Serviço de Orientação Educacional, para que todos possam se sentir acolhidos(as) e pertencentes ao ambiente de trabalho.
↳ Para esse momento sugerimos a leitura do poema Esperança de Mário Quintana
↳ Organização do retorno das atividades da unidade escolar adequando-se à forma híbrida e refletindo acerca das especificidades dos estudantes da EMMP de acordo com os Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. |
↳ Diante das singularidades vividas pelos estudantes que se encontram socialmente vulneráveis no contexto da pandemia de covid-19 e o retorno ao atendimento deles em 2021, a SEEDF orienta a EPC/PROEM que dediquem o dia ao:
↳ Atividade de levantamento de dados sobre o alcance do ensino remoto, bem como a qualidade do que foi ofertado e o engajamento de estudantes e famílias; ↳ Replanejamento Curricular, Reorganização das Propostas Pedagógicas e Avanço de Estudos; ↳ Planejamento e Realização das Atividades Pedagógicas; ↳ Adequação Curricular, recursos e métodos; ↳ Formulação de projetos específicos e/ou interventivos, caso julguem necessário, para suplementar os diagnósticos encontrados. |
↳ Sensibilizar a equipe pedagógica sobre a importância de se promover uma educação anti-racista. Sugestão: ouvir a música “Um corpo no mundo”, da Luedji Luna e compartilhar quais sentimentos foram despertados em cada um. Após esse momento, propor que pensem sobre exemplos de experiências de mulheres negras que transformaram o cotidiano coletivo, compreendendo que essas experiências foram e são essenciais para a promoção de mudança social. Alguns exemplos:
↳ Caso da política de recrutamento de pessoal para a General Motors; ↳ Mulheres negras brasileiras na luta contra o genocídio da juventude negra; ↳ Mulheres negras brasileiras na luta pelos direitos trabalhistas das trabalhadoras do serviço doméstico.
↳ Promover uma chuva de ideias de formas de atividades anti-racistas que podem ser propostas pela equipe pedagógica aos estudantes ao longo de todo o semestre letivo, buscando apresentar referências positivas de pessoas não-brancas em que eles possam se inspirar. |
⇵ Núcleos de Ensino das Unidades de Internação Socioeducativas
▎Núcleos de Ensino das Unidades de Internação Socioeducativas – NUEN
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↳ Recepção e acolhimento dos professores, e demais servidores que atuam nos NUEN. Sugere-se que seja realizada Roda de Conversa para que se promova uma escuta sensível das angústias, medos, expectativas do grupo docente.
↳ Sugestão de vídeo: A força do professor – Bráulio Bessa
↳ Planejamento entre o NUEN e a Direção das Unidades para a elaboração do Plano de Atendimento Local, visando adequar as especificidades de cada NUEN ao retorno presencial dos estudantes. ↳ Sugestão de vídeo: Emicida – É tudo pra ontem – participação Gilberto Gil; ↳ Sugestão de leitura: Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. |
↳ Reflexão e debate sobre o déficit pedagógico para os estudantes dos NUENs, no período de ensino remoto.
↳ Sugestão de vídeo: Escola dos Sonhos – MC Favelinha
↳ Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes dos NUENs: ↳ Acolhimento dos estudantes ↳ Avaliação Diagnóstica para todos os estudantes ↳ Projetos Interventivos ↳ Readequação Curricular ↳ Sugestão de vídeo: Desafios da Socioeducação com o professor Francisco Celso |
↳ Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes dos NUENs:
↳ Elaboração de projetos coletivos/específicos/interventivos ↳ Sugestão de vídeo: O que a escola precisa para se tornar inovadora?
↳ Planejamento coletivo/individual por área de conhecimento ↳ Sugestão de vídeo: Palavras em Liberdade – Professor Rodrigo Lara |
Normativos, orientações e materiais de apoio
⇅ Normativos
↳ Recomendações para a retomada das atividades escolares presenciais
↳ Resolução nº 2/2020-CEDF (publicada no DODF nº 242, de 24 de dezembro de 2020)
↳ Diretrizes Pedagógicas dos Centros Interescolares de Línguas (CILs)
↳ Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2º Ciclo para as Aprendizagens: Bia e 2º Bloco
↳ Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 3º Ciclo para as Aprendizagens
↳ Diretrizes para a Organização do Trabalho Pedagógico na Semestralidade
↳ Guia prático – Organização Escolar em Ciclos para as Aprendizagens
↳ Diretrizes Pedagógicas – Escolarização na Socioeducação
↳ Organização do Trabalho Pedagógico da Educação em Tempo Integral
↳ Diretrizes Pedagógicas e Operacionais para Educação em Tempo Integral
↳ Estratégia de Matrícula 2021
↳ Portaria nº 14, de 11 de janeiro de 2021
↳ Circular nº 5/2021 – SUGEP/SEE (alterações na Portaria nº 14/2021)
↳ Diretrizes Pedagógicas para as Instituições Educacionais Parceiras
⇅ Orientações
Orientações para Acolhimento
↳ Guia para Acolhimento à Comunidade Escolar no Retorno Presencial às Unidades Escolares
↳ O acolhimento de bebês: Práticas e Reflexões Compartilhadas
↳ Guia de Acolhimento à Comunidade Escolar no Contexto de Ensino Remoto
Orientações para Revisão e Elaboração da Proposta Pedagógica
↳ Fluxograma de Análise da Proposta Pedagógica
↳ Orientações para elaboração da Proposta Pedagógica
↳ Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva
Orientações de Avaliação
↳ Vídeo: A Importância da Análise de Dados na Reorganização da Proposta Pedagógica
↳ Meta Saeb/DF | Circular nº 1/2021 – SEE/SUPLAV/DIAV (15 de janeiro de 2021)
↳ Materiais de Estudo:
↳ Avaliação interna e avaliação externa
↳ Diretrizes avaliação educacional
↳ Escalas de proficiência do SAEB
↳ Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática do SAEB (documento de referência do ano de 2001)
↳ Pressupostos teóricos de um Sistema de Avaliação Educacional
↳ Relatórios Pedagógicos do Avaliação em Destaque
↳ Apresentações:
↳ Avaliação – um caminho para o sucesso
Orientações para Bibliotecas
↳ Acolhimento e orientações aos profissionais atuantes nas bibliotecas da SEEDF
Colegas atuantes nas bibliotecas da rede pública de ensino, levamos o convite para que sejamos parceiros(as), no ano letivo 2021, pois não há mais valia do que as bibliotecas, espaços de aprendizagens, como ponto de partida para a oferenda de mundos, para a oferenda de palavras e imagens, para oferta de contribuições ao processo de ensino e de aprendizagens.
Nesse contexto, indicamos, especificamente, para os profissionais atuantes em bibliotecas da rede pública de ensino que a unidade escolar divulgue e disponibilize o vídeo – Ponto por ponto: o recomeço de nossas atividades nas Bibliotecas da Rede Pública de Ensino, que visa acolher e propor a discussão sobre o lugar que a leitura e a biblioteca ocupam na Proposta Pedagógica da unidade escolar, preparado especialmente para o retorno desses servidores em 2021 e, ainda, a disponibilização do documento orientador elaborado pela Gerência de Políticas de Leitura e Mídias Educacionais – GPLEI: Guia de Orientações para os Profissionais Atuantes em Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias em Contexto de Atividades Escolares durante a Pandemia de Covid-19.
↳ Vídeo: Ponto por ponto – O recomeço de nossas atividades nas Bibliotecas da Rede Pública de Ensino
↳ Guia de Orientações para os profissionais atuantes em Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias
↳ Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias – Caderno de Possibilidades Pedagógicas
Orientações para Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho
↳ Cartilha: Orientações de Cuidado e Autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19
↳ Cartilha: Uso indevido de drogas e dependência química para os servidores da SEEDF
↳ Cartilha: Stress na pandemia
↳ Cartilha: Orientações para Acolhimento de Servidores na volta ao trabalho em tempos de pandemia da covid-19
↳ Consumo como alívio para as tensões atuais – Uma faca de um gume só: o endividamento
↳ Orientações de Ergonomia para o Trabalho
⇅ Material de apoio
Diretoria de Educação Infantil (DIINF)
↳ IX Plenarinha – Musicalidade das infâncias: de cá, de lá, de todo lugar
↳ Manual de orientações pedagógicas para o atendimento remoto da Educação Infantil – 2021
↳ Guia de Retorno das Instituições Educacionais Parceiras
↳ Caderno – O brincar como direito dos bebês e das crianças
↳ Transição Escolar: trajetórias na educação básica no Distrito Federal
Diretoria de Ensino Fundamental (DIEF)
↳ Replanejamento Curricular 2021
↳ Orientações Pedagógicas: 3º Ciclo para as Aprendizagens
↳ Sugestões de vídeos com temáticas para acolhimento dos professores:
↳ Mario Sergio Cortella – Seja importante para alguém
↳ 3 Lições do Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry
↳ O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry I Resumo Animado
↳ Ensino híbrido: o que é e como acontece na prática?
↳ Ensino híbrido: quais são os modelos possíveis?
↳ Ensino híbrido: conheça o conceito e entenda na prática
↳ Ensino híbrido: Desafio da contemporaneidade?
↳ Vídeo: Cena O Pequeno Príncipe – 2015 – A Raposa (Socioemocional)
↳ Práticas Pedagógicas Inovadoras: Aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido
↳ Estratégias avaliativas para o ensino remoto e híbrido
↳ Vídeo: Pequeno Raio de Esperança (curta metragem de animação)
↳ Ensino Híbrido: o que é e como aplicar na prática
↳ Metodologias ativas para transformar o ensino híbrido
↳ Avaliação da Aprendizagem no Ensino Híbrido
↳ Como elaborara aulas criativas a distância
↳ Agravamento das causas e fatores de exclusão escolar
↳ Ensino híbrido (vários textos sobre as ações, avaliações, metodologias e estratégias para sugerir às escolas)
↳ Avaliação e Diagnóstico – Um vídeo para inspirar professores: Como estrelas na Terra – Toda criança é especial
↳ Vídeo: Motivacional – O Sapinho
Diretoria de Ensino Médio (DIEM)
↳ Replanejamento Curricular 2021
↳ Documento Orientador para o Replanejamento Curricular do Biênio 2020/21
Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA)
↳ Replanejamento Curricular 2021
↳ Orientações para a organização do trabalho pedagógico na EJA
↳ Preenchimento do RAv (1º segmento e EJA Interventiva)
↳ Proposta de atividade para o 1º segmento
↳ Vídeo: Proposta para Alfabetização de Adultos
↳ Roda de conversa sobre o tema: Acolhimento e amorosidade na EJA
↳ Vídeo: Semana Pedagógica EJA – Acolhimento aos Professores
Diretoria de Educação Profissional (DIEP)
Diretoria de Educação Inclusiva (DEIN)
↳ Diretrizes pedagógicas
↳ Currículo em Movimento da Educação Especial
↳ Currículo em Movimento da Educação Infantil
↳ Orientações Pedagógicas da Educação Especial
↳ Orientações Pedagógicas da Educação Precoce
↳ Enriquecendo o saber
↳ Caderno Deficiência Visual – MEC
↳ Caderno Deficiencia Auditiva – MEC
↳ Playlist de lives com temas relevantes a respeito da Educação Especial
↳ Normativos
↳ Base Nacional Comum Curricular
↳ Estratégia de Matrícula 2021
↳ Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência
↳ Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional
↳ Lei nº 13.257/2016: Políticas Públicas para a Primeira Infância
↳ Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC
↳ Regimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
↳ Serviços
↳ Folder – Programa Educação Precoce (PEP)
↳ Cartaz – Programa Educação Precoce (PEP)
Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD)
↳ Inventário da Realidade: guia metodológico para uso nas escolas do campo
↳ Vídeo: Desafios da Socioeducação com o professor Francisco Celso
↳ Vídeo: O que a escola precisa para se tornar inovadora?
↳ Vídeo: Palavras em Liberdade
↳ Vídeo: O sol não é quadrado
Diretoria de Educação Integral (DEINT)
↳ Circular nº 5/2021 – SUGEP/SEE (alterações na Portaria nº 14/2021 e divulgação de orientações gerais sobre o Procedimento de Distribuição de Turmas/Carga Horária e Atribuição de Atendimentos/Atuação para o ano letivo de 2021)
↳ Diretrizes Pedagógicas e Operacionais para a Educação Em Tempo Integral
↳ Diretrizes Pedagógicas dos Centros Interescolares de Línguas (CILs)
↳ Guia dos Fóruns virtuais da Educação Integral
Diretoria de Governança em Projetos e Políticas Públicas – Projeto Conexão Científica
↳ Vídeo: Coronavírus: As mutações virais e a importância da vacinação
↳ Vídeo: As vacinas e transmissão viral: A importância do uso da máscara e do isolamento social
↳ Vídeo: Metodologia científica para produção da vacina
↳ Vídeo: Memória imunológica e a segurança vacinal
↳ Podcast – Apresentação do Projeto Conexão Científica
Currículo em movimentos
Currículos
↳ Ensino Médio – Semestralidade
↳ Educação de Jovens e Adultos
Formação Continuada Currículo
↳ BNCC na Escola Guia de para Gestores Escolares
↳ Currículos Alinhados à BNCC: qual o papel da escola?
↳ Gestor Escolar, entenda a BNCC
↳ Professor(a), conheça a BNCC e as mudanças nas práticas pedagógicas
↳ Competências Gerais na BNCC para Ensino Fundamental
↳ Curso Competências Gerais na BNCC
↳ Como os gestores podem se organizar para engajar os professores e implementar a Base
Material Pedagógico de Apoio
↳ BNCC na sala de aula: guia de orientações para professores sobre a Base Nacional Curricular
↳ Caminhos para Educação Integral
↳ Campos e Experiências na Educação Infantil
↳ Tutorial
↳ Orientações para gestores: Implementação dos currículos – Base em creches e pré-escolas
↳ Campos de experiências: Efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil (pdf)
↳ Campos de experiências: Efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil (interativo)
↳ Como fazer o novo currículo virar realidade nas escolas?
↳ Planos de Aula Alinhados à BNCC
↳ Ciências
↳ Inglês
↳ História
↳ Arte
↳ Ensino Híbrido: Fundamentos e melhores práticas
Curso de Formação Continuada – 2º semestre 2021
Gerência | Ação de Formação | CH | Início | Fim | Vagas |
GETEB | A leitura literária nos anos finais: desafios e possibilidades | 90 | 24/8 | 25/11 | 120 |
GEMEB | A unidade curricular projeto de vida na educação profissional e tecnológica | 90 | 21/9 | 25/11 | 105 |
GETEB | Alfabetização e letramentos – anos iniciais (BIA) | 90 | 24/8 | 9/12 | 240 |
GOET | Bem-estar e qualidade de vida: re(construindo) a imagem pessoal e profissional | 100 | 24/8 | 9/12 | 120 |
GOET | Bem-estar e qualidade de vida: usos e desusos da voz do profissional de educação | 100 | 24/8 | 10/12 | 120 |
GOET | Cine diversidade – cidadania em tempos de pandemia | 60 | 24/8 | 9/12 | 90 |
GITEAD | Cinema em debate na educação | 90 | 24/8 | 29/11 | 80 |
GOET | Cirandeira das artes | 90 | 26/8 | 18/11 | 25 |
GEMEB | Conhecendo a educação profissional | 80 | 21/9 | 25/11 | 70 |
GITEAD | Criação de jogos com o JCLIC e produções audiovisuais | 120 | 24/8 | 18/11 | 60 |
GEMEB | Deficiência intelectual: concepções e processos de escolarização | 80 | 31/8 | 9/12 | 120 |
GEMEB | Desenvolvimento humano, aprendizagem e os transtornos funcionais | 80 | 31/8 | 9/12 | 60 |
GITEAD | Educação fiscal encena: um convite à cidadania | 60 | 17/8 | 18/11 | 160 |
GITEAD | Educação patrimonial, diversidade e meio ambiente no Distrito Federal. | 90 | 24/8 | 29/11 | 360 |
GEMEB | EJA interventiva: processos de aprendizagem de estudantes com DI e TEA | 80 | 24/8 | 2/12 | 120 |
GETEB | Ensino-aprendizagem de ciências da natureza – anos finais | 90 | 26/8 | 25/11 | 60 |
GEMEB | Epilepsia : orientações às escolas | 30 | 31/8 | 16/11 | 60 |
GETEB | Fundamentos da aprendizagem de línguas estrangeiras por ciclos | 90 | 24/8 | 23/11 | 60 |
GITEAD | G workspace – ferramentas Google para educação | 120 | 24/8 | 25/11 | 420 |
GOET | Guia trilhas e caminhos para a sustentabilidade ambiental – 3ª edição | 120 | 24/8 | 7/12 | 30 |
GETEB | História e música no Brasil do séc. XX | 90 | 24/8 | 25/11 | 60 |
GEMEB | I seminário interdisciplinar de ciências humanas bilíngue | 4 | 16/8 | 17/8 | 2000 |
GITEAD | Integração à carreira magistério III | 90 | 24/8 | 26/11 | 660 |
GETEB | Integração pedagógica noturno | 90 | 24/8 | 26/11 | 90 |
GITEAD | Linguagens digitais no ensino mediado por tecnologias | 120 | 26/8 | 11/11 | 50 |
GOET | Maria da Penha vai à escola | 60 | 24/8 | 9/12 | 60 |
GOET | Maria da Penha vai à escola: abordagem técnica das situações de violência sexual | 60 | 24/8 | 7/12 | 60 |
GETEB | Matemática – anos iniciais | 90 | 24/8 | 9/12 | 240 |
GITEAD | Mídias – criatividade e inovação na educação | 90 | 24/8 | 25/11 | 40 |
GITEAD | Mobilidade e trânsito para professores(as) da educação infantil | 120 | 26/8 | 26/11 | 360 |
GITEAD | Mobilidade e trânsito para professores(as) do 1º ano do ensino fundamental | 120 | 26/8 | 26/11 | 240 |
GITEAD | Mobilidade e trânsito para professores(as) do 2º ano do ensino fundamental | 120 | 26/8 | 26/11 | 240 |
GITEAD | Mobilidade e trânsito para professores(as) do 3º ano do ensino fundamental | 120 | 26/8 | 26/11 | 240 |
GITEAD | Mobilidade e trânsito para professores(as) do 4º e 5º ano do ensino fundamental | 120 | 26/8 | 26/11 | 240 |
GITEAD | Mobilidade e trânsito para professores(as) do ensino médio e eja | 120 | 26/8 | 26/11 | 120 |
GITEAD | Mobilidade e trânsito para professores(as) dos anos finais do ensino fundamental | 120 | 26/8 | 26/11 | 240 |
GITEAD | O audiovisual na prática pedagógica docente | 90 | 24/8 | 23/11 | 40 |
GEMEB | O autismo e o brincar no contexto escolar | 90 | 24/8 | 2/12 | 120 |
GOET | O brincar e o ensino estruturado no autismo – Versão online | 90 | 24/8 | 10/12 | 80 |
GETEB | Organização do trabalho pedagógico e letramento na educação infantil | 90 | 24/8 | 18/11 | 120 |
GETEB | Paisagens e identidades de Brasília: preexistências geohistóricas da capital | 90 | 24/8 | 25/11 | 120 |
GITEAD | Podvoz: locução e áudios para vídeo e podcast | 60 | 24/8 | 25/11 | 160 |
GETEB | Práticas corporais lúdicas na escola | 90 | 24/8 | 25/11 | 120 |
GETEB | Produção de material didático para ciências da natureza e suas tecnologia – ensino médio | 90 | 26/8 | 25/11 | 60 |
GETEB | Produção de material didático para ciências da natureza – noturno | 90 | 24/8 | 25/11 | 60 |
GETEB | Produção de material didático para matemática – anos finais | 90 | 24/8 | 23/11 | 60 |
GETEB | Produtos culturais no processo de ensino-aprendizagem | 90 | 24/8 | 23/11 | 60 |
GEMEB | Programa de educação precoce da SEEDF: capacitação avançada i | 80 | 24/8 | 9/12 | 160 |
GOET | Projeto de mediação de conflitos no contexto escolar – 90h – 2021 | 90 | 24/8 | 10/12 | 90 |
GEMEB | Reflexões sobre a surdocegueira: definições teóricas | 80 | 24/8 | 10/12 | 30 |
GITEAD | Robótica educacional: Arduino e suas funcionalidades no tinkercad | 120 | 24/8 | 29/11 | 120 |
GITEAD | Robótica na prática do currículo | 120 | 24/8 | 29/11 | 20 |
GITEAD | Scratch – criação de jogos educativos | 120 | 24/8 | 18/11 | 170 |
GETEB | Sense and creativity in language learning | 90 | 24/8 | 25/11 | 120 |
GETEB | Sentidos y creatividad en el aprendizaje de lenguas | 90 | 26/8 | 25/11 | 60 |
GEMEB | Síndrome de down (T21 – Trissomia 21) e a deficiência intelectual | 90 | 24/8 | 3/12 | 240 |
GETEB | Tempo e espaço para as aprendizagens matemáticas – anos finais | 90 | 26/8 | 25/11 | 60 |
GOET | Uni duni tê, atividades práticas para você: 4º e 5º anos | 60 | 24/8 | 3/12 | 240 |
GITEAD | Videoaulas – aperte o play, professor (a)! 2º semestre 2021 | 60 | 24/8 | 25/11 | 80 |
GOET | Vivências com a musicalização | 80 | 24/8 | 9/12 | 120 |