Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/20 às 18h55 - Atualizado em 27/10/21 às 13h27

Ensino Fundamental em Tempo Integral – EFTI

 

Descrição

As Escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral – EFTI tem como proposta pedagógica a formação integral e integrada dos estudantes, a ampliação da jornada escolar e o favorecimento de suas aprendizagens e seu desenvolvimento nas dimensões cognitiva, física, social, emocional e cultural.

O trabalho pedagógico visa a promover uma educação multidimensional pautada na realização de atividades interdisciplinares e transversais. As aprendizagens supõem novos arranjos educativos que devem ser definidos considerando-se os interesses, as necessidades e as possibilidades dos diversos sujeitos envolvidos.

 

Os atendimentos podem ser de:

10 horas semanais com atendimento a 100% dos estudantes;

10 horas semanais com atendimento a turmas mistas de estudantes;

8 ou 9 horas semanais com atendimento a turmas mistas de estudantes.

 

Para a organização pedagógica as atividades da Base Nacional Comum e as complementares da Parte Flexível encontram-se distribuídas nos dois turnos. As atividades referentes à Base Nacional Comum serão ministradas em um turno e as complementares, referentes à Parte Flexível do currículo, serão desenvolvidas, de modo articulado, em outro turno.

 

Documentos e/ou Requisitos

Para ter acesso a esse serviço, o estudante deverá estar matriculado em escola regular, sendo que, se a Unidade Escolar possuir 10 horas de atendimento a 100% dos estudantes, estes estarão automaticamente matriculados na Educação em Tempo Integral, parte flexível. No caso das escolas que não possuem atendimento a 100% dos estudantes (turmas mistas), o acesso à Educação em Tempo Integral será efetuada por termo de adesão, assinado pelos pais e/ou responsáveis.

Procurar diretamente as secretarias das Unidades Escolas que ofertam a Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental.

 

Setor Responsável

Gerência de Escola Integral – Equipe EFTI – Ensino Fundamental em Tempo Integral

 

Endereços

   img-responsiva Escolas que oferecem Educação Integral ↷
img-responsiva Planaltina ↷

CED Pompílio Marques de Souza

CEd Taquara (EMTI)

CEF 03

CEF São José

EC 07

EC Aprodarmas

EC Eta 44

CED Stella dos Cherubins Guimarães Troi

EC 04

EC 14

EC Estância de Planaltina

EC Córrego do Atoleiro

EC Córrego do Meio

EC Pedra Fundamental

EC Frigorífico

EC Reino das Flores

EC Monjolo

CEF 01

CEF 02 de Araporanga

CEF Juscelino Kubitschek

CEF Nossa Senhora de Fátima

CEF Arapoanga

CEF Cerâmicas Reunidas Dom Bosco

CEF Bom Sucesso

CED Condomínio Estância III

CEd Pipiripau II

 

 

Atendimento

No caso da Matriz Curricular de Referência para Jornada Escolar de Tempo Integral – 10h:

As atividades de Acompanhamento Pedagógico em Linguagem e Matemática têm caráter obrigatório e devem ser organizadas em 10 horas semanais, necessariamente, distribuídas em 5 horas de Língua Portuguesa e 5 horas de Matemática.
As atividades culturais, artísticas e esportivas e atividades de formação pessoal e social serão organizadas por reagrupamentos, respeitando, preferencialmente, os anos afins do ensino fundamental, bem como a estrutura física necessária ao desenvolvimento das atividades. Assim, a matriz curricular proposta para a Educação em Tempo Integral contempla 12 módulos-aula diários de 50 minutos cada, totalizando 10 horas/relógio diárias, abrangendo 50 módulos-aula semanais em cada atividade.

No caso das Matrizes curriculares de 8 ou 9 horas, o atendimento é de acordo com a especificidade da Unidade Escolar que oferta a Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental.

 

Horário

8h às 18h

 

Contatos

Gerência de Escola Integral – Equipe de acompanhamento do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI): 3901-8006 / ed.integral@edu.se.df.gov.br