Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/09/19 às 15h59 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Estudante tem fotografias em exposição no TJDFT

Jovem de 17 anos descobriu talento com colega de altas habilidades

 

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Árvores, cenas cotidianas, cenários de Brasília. Essas são algumas das imagens retratadas na exposição “Luz, Clicks & Tintas”, que fica no memorial Lila Pimenta, no TJDFT, até sexta-feira (13/9). Quem olha as obras não imagina, mas um dos artistas é o jovem Jonas Pimentel, estudante do CEMTN de Taguatinga.

 

Com apenas 17 anos, Jonas está se acostumando à rotina de exposições. Esta já é a nona do jovem artista. O rapaz conta que o interesse pela fotografia começou com uma conversa com um colega de turma. “Eu antes fazia pinturas, mas há cerca de três anos, um amigo me apresentou a fotografia. As técnicas me interessaram muito e comecei a fotografar”, relata.

 

Rapidamente, Jonas começou a se aperfeiçoar. “Fiz um curso, mas o que mais me ajudou foram livros e vídeos na internet”, conta. Com uma máquina fotográfica ou com o próprio celular, o jovem retrata sua visão dos locais que frequenta. “Não tenho um objeto específico. Gosto de variar e tentar coisas diferentes sempre”, completa.

 

Servidora da Educação, a mãe, Maria de Lourdes, relata que a rede pública foi fundamental para o desenvolvimento do filho. “Tivemos muito trabalho até descobrir o que o Jonas tinha quando criança. Foi no Centro de Excelência de Altas Habilidades de Taguatinga que sentimos o maior acolhimento. Os profissionais sabiam como ajudá-lo e nos tranquilizaram durante o período que ele esteve lá, de 2011 até o ano passado”, conta Maria de Lourdes.

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Companheiro de exposição, o artista plástico Donizetti Garcia destaca a experiência em dividir o espaço com o jovem. “É um prazer compartilhar este momento com alguém tão talentoso. A combinação entre experiência e futuro gera um aprendizado mútuo”, ressalta.

 

Sobre o futuro, Jonas acredita que continuará se dedicando à fotografia, mas não necessariamente como profissional. “Acho que será mais um hobby mesmo. Gosto muito de fotografar, mas quero fazer o curso de Arquitetura na faculdade”, conta.

 

Enquanto isso, quem quiser ver de perto o trabalho de Jonas terá mais de uma oportunidade ainda neste ano. Até sexta-feira (13), as obras seguem na exposição “Luz, Clicks & Tintas”, no memorial Lila Pimenta, no TJDFT. Em novembro, será a vez da Universidade Católica de Brasília receber as fotos do jovem artista.

 

Governo do Distrito Federal