23/05/22 às 20h25 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Feira do Livro passa por escolas públicas

A ação, que acontece entre os dias 23 de maio e 2 de junho, terá contadores de histórias e doação de livros

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Antes de abrir as portas para os brasilienses, a Feira do Livro de Brasília (FeLiB) começou a passar nesta segunda (23) por algumas escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A ação, chamada de Feira do Livro Itinerante, vai até 2 de junho e celebra os 40 anos de criação do evento. A 36º edição da Feira do Livro de Brasília (Felib) acontece de 17 a 26 de junho, no Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios.

A feira itinerante passará por oito escolas da Rede Pública do DF, sendo quatro de ensino infantil e quatro do fundamental. O objetivo é incentivar a leitura, ampliar o acesso dos estudantes aos livros e facilitar a circulação da produção literária local junto aos estudantes da educação infantil e fundamental.

Para celebrar os 40 anos de criação do evento, neste ano a ação inicia com a Feira do Livro Itinerante passando por oito escolas da Rede Pública de Ensino | Foto: Divulgação

A iniciativa é promovida pela organização da Feira do Livro de Brasília com apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio da Gerência das Políticas de Leitura, do Livro e das Bibliotecas (GPLEI), da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb).

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destaca a importância da leitura na vida dos estudantes. “A leitura abre portas e estimula o aprendizado de uma maneira lúdica e leve. Logo, essa ação incentiva o uso da imaginação e ainda aprimora o vocabulário dos nossos alunos”, ressalta.

As Coordenações Regionais de Ensino contempladas nesta edição são: Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Brazlândia, Ceilândia, Gama e Guará. A ideia, segundo os organizadores, é oportunizar o acesso para esse público a diferentes obras literárias.

Durante a passagem da FeLiB Itinerante pelas escolas públicas, os alunos vão poder conhecer livros diferentes dos escritores Ana Neila, Simão de Miranda, Alessandra Roscoe, íris Borges, Tino Freitas, Rose Costa, Hosana Costa e Romont Willy. Os livros serão narrados por contadores de histórias.

Além disso, durante a passagem da caravana literária haverá uma doação de livros para o acervo das unidades escolares. Cada uma delas receberá 50 livros novos.

Para Thailisa Katiele Batista de Oliveira, gerente das Políticas de Leitura, do Livro e das Bibliotecas da Secretaria de Educação do DF, a ação visa desenvolver habilidades linguísticas, interpretativas, de raciocínio, além da concentração e da criatividade dos estudantes, corroborando assim na formação de novos leitores.

Esses projetos, em consonância com as legislações nacionais e locais, fortalecem ações voltadas para democratização do acesso ao livro e à leitura. Ser um agente facilitador do acesso ao livro é mostrar para cada cidadão e estudante que esta prática faz parte do seu meio”, afirma. O objetivo é levar os estudantes ao encontro do livro. “Para cada livro, seu leitor, para cada leitor, seu livro.

Feira do Livro

Depois da FeLiB Itinerante, os estudantes terão a oportunidade de visitar a feira, que começa 17 de junho. Serão disponibilizados 14 ônibus para as regionais de ensino levarem mais de mil alunos para visitarem a feira nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira. A grande novidade é que os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estarão nesta edição, com visitas nas terças e quintas no período noturno como parte da ação “Escola mais leitora”.

Conheça as histórias que serão contadas na FeLiB Itinerante:

img-responsiva Autora – Ana Neila (Contadora de História: Ângela Barcelos Café)

O caso da Caçarola Amarela

O Canto do Passarinho

Davi sabe muitas coisas

img-responsiva Autor – Simão de Miranda (Contadora de História: Queila Branco)

Animais Incríveis, Crianças Fantásticas

Cutia tem tia? Caraminholas do mundo dos bichos

Pé com pé: o jogo de rimas da Esther

img-responsiva Autora – Alessandra Roscoe (Contadora de História: Ana Marize)

Se…

História pra Boi casar

Voos

img-responsiva Autora – Íris Borges (Contador de História: Duo Flor de Cacau)

Será que é história?

Bia e os filhotes

Rosa Morena

img-responsiva Autor – Tino Freitas (Contadora de História: Adriana Bertolucci)

Quem quer brincar comigo?

Cadê o juízo do menino?

Brasília de A a Z

img-responsiva Autora – Rose Costa (Contadora de História: Simone Carneiro)

Quanto vale o seu sorriso?

O quintal do vovô Vidal

Tô fraca! Tô fraca!

img-responsiva Autora – Hosana Costa (Contadora de História: Sissy Faveri)

Tiquinho de gente