Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/18 às 15h54 - Atualizado em 7/04/22 às 17h11

Instituições Conveniadas

 

Descrição
img-responsiva ANDE-BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL)

1º Aditivo ao Acordo de Cooperação nº 6/2018 Vigente (Vigência de 24 meses, a contar de 20 de dezembro 2021): presta atendimento em Equoterapia aos estudantes regularmente matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com deficiência e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista (TGD/TEA). A abordagem é um serviço de referência, uma vez que a interação do estudante com o cavalo estimula o desenvolvimento de habilidades psicossociais, auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor facilitando o processo de ensino e aprendizagem, além de promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social destes estudantes.

 

img-responsiva Equoterapia para estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista – TEA

Atendimento em Equoterapia a estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista – TEA, com matrícula ativa nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

 

Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF e esta Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF a fim de regularizar e regulamentar o atendimento de Equoterapia aos estudantes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, em substituição a Portaria Conjunta nº 14, de 14 de setembro de 2017, expirada em 09/2020 (Processo 0084-000159/2015).

 

Processo de parceria em fase final de   assinatura.   A   vigência   na   Portaria   Conjunta será indeterminada. Entretanto, no Plano de Trabalho será de de 60 (sessenta) meses, com processo Seletivo Especifico para o remanejamento dos servidores/professores. Processo SEI 00054-00057244/2020-27

DF 075 KM 08 AE 01 Granja Modelo, Riacho Fundo I Telefone:

(61) 3190-4916 (RPMon)

(61) 99676-1982 (Centro de Equoterapia) CEP:71.829-001

E-mail: esq.apoio.rpmon@gmail.com

 

img-responsiva Centro de Ensino de Reabilitação (CER)
Vigente até 24/04/2024: atendimento gratuito a 20 crianças e adolescentes matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal com deficiência intelectual e/ou múltipla, por meio de métodos e técnicas apropriadas às suas necessidades individuais, que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades, visando à melhoria da qualidade de vida para sua inclusão, de forma consciente e ativa, à família e à sociedade.

 

img-responsiva Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Termo de Cooperação nº 05/2021 – Vigente – (Vigência de 60 (sessenta) meses, a contar da data de sua assinatura 18/11/2021). Objeto do processo 00080.00201697/2019-64. Legislação correlata, Portaria Nº 115, DE 14 de fevereiro de 2022.

O presente Termo de Cooperação tem por objeto regular a relação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, com vistas a oferta gratuita de Equoterapia aos estudantes com Deficiência, Dificuldades de Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e outros Transtornos Funcionais, sendo 80% (oitenta por cento) das vagas destinadas aos alunos regularmente matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e 20% (vinte por cento) das vagas destinadas aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, perfazendo um total de 100% de vagas ofertadas, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB (Campus Planaltina).

 

img-responsiva Universidade Católica de Brasília (UCB)
Vigente até 17/05/2022: a Universidade Católica de Brasília (UCB) possui o Programa de Atendimento Educacional Especializado nas áreas de Educação Física, Arte (Expressão Corporal e Dança) e Pedagogia para estudantes que apresentam Deficiência Física, Intelectual, Visual, Múltipla e Transtornos do Espectro Autista. O projeto oferece atividades corporais – recreativas, artísticas, psicomotoras e de iniciação esportiva – para estudantes da Rede Pública do DF a fim de eles possam ter a oportunidades de desenvolver suas potencialidades, respondendo ao que determina a Lei Brasileira de Inclusão.

 

img-responsiva Cavalo Solidário
Em fase de reelaboração do Plano de Trabalho

O Instituto Cavalo Solidário tem por objetivo ofertar atividades específicas de Equoterapia, proporcionando o desenvolvimento biopsicosocial dos estudantes por meio de conteúdo curricular pedagógico e favorecendo novas formas de comunicação, socialização, confiança em si mesmo e autoestima aos estudantes com Deficiência e Transtornos Global do Desenvolvimento (TGD).

O Instituto Cavalo Solidário tem como uma de suas metas a disponibilização de 60% das vagas internas para estudantes com Deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) regularmente matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, na frequência e condições técnicas indicadas pela equipe técnica interdisciplinar. A instituição está organizada pedagógica e tecnicamente para prestar esse atendimento com qualidade aos estudantes com deficiências, promovendo atividades equoterápicas em quatro programas básicos de equoterapia: Hipoterapia, Educação/Reeducação, Pré-Esportivo e Prática Esportiva Paraequestre. A contrapartida da SEEDF é a disponibilização de professores, não havendo a necessidade de recursos financeiros.

 

img-responsiva Regimento de Polícia Montada (RPMON)
Vigente até 09/2020: cooperação mútua entre a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para oferecer Equoterapia aos estudantes com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A contrapartida da SEEDF é a disponibilização de professores, não havendo a necessidade de recursos financeiros.

 

img-responsiva Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais (AMPARE)
Vigente até 20/12/2023: promove e articula ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O serviço proporciona a inclusão social e a cidadania, uma vez que o trabalho da instituição é realizado em regime integral ou parcial e tem como propósito oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) bem como apoio extensivo nas áreas de Estimulação Precoce e/ou essencial, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social e Núcleo Ocupacional.

 

img-responsiva Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brasília (APAE)
Vigente até 22/03/2024: oferece gratuitamente nas dependências da APAE-DF atendimento exclusivo e/ou complementar aos estudantes com deficiência intelectual ou associada a outras deficiências. A contrapartida da SEEDF é a disponibilização de professores, não havendo a necessidade de recursos financeiros.

 

img-responsiva Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia (APAED)
Vigente até 09/07/2024: atendimento especializado multiprofissional no serviço de referência e apoio à habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas desde no nascimento até a  fase adulta, com disponibilização de professores e fornecimento de alimentação escolar.

 

img-responsiva Associação Pestalozzi de Brasília

1º Aditivo ao Acordo de Cooperação nº 09/2018 Vigente (Vigência de 24 meses a partir de 28/12/2021 a Associação Pestalozzi de Brasília presta Atendimento Educacional Especializado, habilitação, reabilitação e serviços de inclusão social, durante período integral, das 8h às 17h, para 135 estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual e deficiência múltipla, na faixa etária de 25 aos 59 anos e 11 meses. A Associação oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche) e disponibiliza serviços de fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, nutrição e assistência social, educação e sócio assistencial, desenvolvendo conteúdos do currículo institucional adotado, sendo a contrapartida da Secretaria de Educação a disponibilização de professores.

 

img-responsiva Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL)
Vigente (Vigência de 60 meses a partir 21/12/2018): o Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL) presta atendimento especializado no serviço de referência e apoio a estudantes com deficiências na audição. Realiza ações que promovem a melhoria da qualidade de vida bem como a inclusão social dos estudantes com deficiência, respeitando a temporalidade, considerando a idade auditivo cerebral e o nível de desenvolvimento cognitivo. A contrapartida da SEEDF é a disponibilização de professores, não havendo necessidade de recursos financeiros.

 

img-responsiva Classes Hospitalares – Secretaria de Estado de Saúde

Portaria conjunta nº 09, de 20 de julho de 2021: Dispõe sobre a cooperação mútua entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Vigente 60 (sessenta) meses, contados da data da assinatura da Portaria Conjunta, a partir de 20 de julho de 2021. Atendimento Educacional Hospitalar – Classes Hospitalares às crianças da Educação Infantil e crianças e adolescentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, incluídos os diagnosticados com deficiência, com matrícula ativa e impossibilitados de frequentar as unidades escolares de origem.

Endereço: Sain Parque Rural S/Nº Asa Norte CEP:70.770-200 Tel: (61) 2017-1145 – Ramais:1096/1133 E-mail dasis.coasis@saude.df.gov.br

 

Procedimento
Entrar em contato diretamente com a instituição conveniada

 

Documentos e/ou Requisitos
Procurar diretamente a instituição conveniada

 

Setor Responsável
Secretaria da instituição conveniada

 

Endereço
APAE: EQN 713/913, lote E, A/E, Asa Norte/DF
APAED: QNM 29 Módulo D, Ceilândia/DF
AMPARE: SHCGN 709, Asa Norte/DF
PESTALOZZI: SCES Trecho 02, Beira Lago, Brasília/DF
CEAL: SGAN 909, Bloco B, Brasília/DF
ANDE-BRASIL: Granja do Torto, Lago Norte, Brasília/DF
IFB: SGAN 610, Módulo D,E,F e G, Brasília/DF
UCB: QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras/DF
CAVALO SOLIDÁRIO: Núcleo Rural Alexandre Gusmão, chácara 3/465, DF 180, Ceilândia/DF
RPMON: DF 075, KM 08, A/E 01, granja Modela, Riacho Fundo I/DF

E

 

Horário de Atendimento
Das 8h às 12h e das 14h às 18h

 

Contato
APAE: (61) 2101-0460
APAED: (61) 3372-2528
AMPARE: (61) 3274-9561
PESTALOZZI: (61) 3224-7641
CEAL: (61) 3349-9944
ANDE-BRASIL: (61) 3468-7092
IFB: (61) 2103-2154
CER: (61) 3242-8565
UCB: (61) 3356-9048
CAVALO SOLIDÁRIO: (61) 3501-0316
RPMON: (61) 3910-1968

Governo do Distrito Federal