7/02/20 às 18h36 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Estudantes do Riacho Fundo vão usar transporte regular

Regional negociou melhoria da oferta de transporte com empresa que faz as linhas da região e fez campanha junto às famílias

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de unidades do Riacho Fundo I e II, da regional do Núcleo Bandeirante, que usavam transporte escolar até o ano passado vão utilizar o Passe Livre para ir à aula a partir deste ano. Até então, o GDF arcava com o transporte escolar para estudantes que têm direito ao Passe Livre.

A regional do Núcleo Bandeirante fez uma campanha com cartazes e a direção de cada uma das escolas em que a mudança ocorrerá entrou em contato com as famílias dos estudantes para explicar detalhadamente como serão os novos percursos e a dinâmica do atendimento por meio do Passe Livre. A CRE também negociou com a empresa Urbi, que fornece linhas regulares, para melhorar o transporte público na região. As tratativas tiveram início em novembro de 2019, tanto com a empresa Urbi quanto com a comunidade escolar das escolas do Riacho Fundo I e II.

Confira abaixo mais detalhes da mudança

Plano é estudar mais perto

A intenção da Secretaria de Educação é investir os recursos economizados com o transporte escolar na construção de novas escolas, mais próximas de onde moram os estudantes, de forma que os gastos com transporte migrem, progressivamente, para a construção de novas unidades. O novo plano de obras da Secretaria, em fase final de planejamento, está cruzando informações para construir escolas preferencialmente nas áreas onde hoje se gasta muito com transporte escolar.

Só no ano passado, foram investidos mais de R$ 126,6 milhões de reais para atender aproximadamente 58 mil estudantes. O investimento é de R$ 182,50 por estudante, em média, por mês. São realizados 1.583 itinerário por dia, totalizando mais de um milhão de quilômetros rodados todos os meses.

Veja mais sobre os dados do Transporte Escolar.

No Núcleo Bandeirante, a economia de recursos públicos será de cerca de 40% com contratos de transporte escolar para a coordenação regional do Núcleo Bandeirante. São R$ 520 mil mensais que retornam à Secretaria de Educação e serão utilizados para outros fins.

Linhas regulares vão atender melhor

Cerca de 4 mil estudantes na faixa etária de 13 a 17 anos passam a usar o Passe Livre. São os estudantes do Cetelb, CED 2 e CEM 1 do Riacho Fundo I e CEF 2, CED 1 e CED Agrourbano Ipê, do Riacho Fundo II. Para atender esses alunos, a Coordenação Regional de Ensino pactuou com a empresa Urbi, que atende a região, a ampliação da quantidade de ônibus nos horários de entrada e de saída nas escolas. Esses ônibus devem passar a cada 5 minutos para atender todos os estudantes de maneira confortável.

Para os alunos que estudam na zona rural e para aqueles da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e da educação especial que têm direito ao transporte escolar não haverá mudança.

TCB

Alguns contratos de transporte escolar já estão sendo transferidos para a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília – TCB, empresa responsável pela gestão do transporte coletivo no Distrito Federal, como é o caso do atendimento a cerca de 800 alunos da Escola Classe 52 de Taguatinga. A previsão é de que seis ônibus de transporte escolar, geridos pela TCB, façam o atendimentos desses alunos no trajeto de ida e volta da escola.

Já para o início do ano letivo, seis contratos foram transferidos para a TCB. Além de Taguatinga, a empresa vai realizar itinerários no Plano Piloto, em Samambaia, em Sobradinho, no Guará e em Brazlândia.