Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/02/23 às 8h46 - Atualizado em 7/02/23 às 9h08

Merendeiras são capacitadas antes da volta às aulas

A formação vai até o dia 10 de fevereiro e é totalmente on-line

Camily Oliveira*, Ascom/SEEDF

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realiza, na semana que antecede a volta às aulas, uma capacitação para as merendeiras da rede pública de ensino do DF. Em 2023, o evento ocorre virtualmente, com aulas transmitidas on-line no canal EducaDF.

 

Os merendeiros da rede pública terão cinco aulas até a próxima sexta-feira (10). Elas têm duração de 2h30 e ocorrem no turno vespertino, com exceção desta terça-feira (7), em que a formação acontece pela manhã:

 

img-responsiva 6/2/2023: 14h às 16h30

img-responsiva 7/2/2023: 14h às 16h30

img-responsiva 8/2/2023: 14h às 16h30

img-responsiva 9/2/2023: 14h às 16h30

img-responsiva 10/2/2023: 14h às 16h30

 

Anualmente, antes do início das aulas, os profissionais da alimentação escolar são treinados e capacitados | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A organização da capacitação é da Diretoria de Alimentação Escolar (Diae) da Subsecretaria de Apoio às Políticas Educacionais (Suape). A programação da semana de capacitação envolve temas como o histórico do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), seus objetivos, diretrizes, cardápios, boas práticas de fabricação e o papel dos diversos atores que compõe o programa como nutricionistas, merendeiros, escola, professores, família, etc. Tópicos como segurança no trabalho e uso de equipamentos de proteção individual também são abordados.

 

A alimentação escolar do Distrito Federal conta com o serviço de manipulação de alimentos oferecido por empresas terceirizadas, e anualmente, antes do início das aulas, a Secretaria de Educação realiza um evento de treinamento e capacitação dos colaboradores sobre a educação alimentar e nutricional.

 

Essa é a segunda vez que a formação ocorre de maneira on-line, tendo sido a primeira experiência em 2022. Apesar de ser pela internet, há a possibilidade de interação entre os participantes por meio do chat do canal EducaDF, além do uso de dinâmicas para os participantes se sentirem à vontade em participar ativamente da discussão sobre o papel do merendeiro no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

A formação é para todos os merendeiros que atuam na rede pública, podendo participar também todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a temática.

 

*Estagiária sob a supervisão de Gizella Rodrigues

Governo do Distrito Federal