Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/19 às 16h30 - Atualizado em 5/10/21 às 17h39

Currículo

────────────────────────────────────────────

 

img-responsiva Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio

 

Consulta pública e fóruns presenciais

 

A consulta pública da segunda versão, em minuta, do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio aconteceu entre os dias 30 de outubro e 25 de novembro de 2019. A consulta deu-se por meios eletrônicos, permanecendo aberta à participação de toda a população do Distrito Federal, disponível no sítio da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

Ao todo, foram recebidas 219 contribuições, distribuídas conforme as informações a seguir:

 

Textos Introdutórios: 89 contribuições.

Formação Geral Básica: 114 contribuições.

Itinerários Formativos: 16 contribuições.

 

 

 

 

Concomitantemente ao andamento da consulta, foram realizados quatro eventos presenciais, sendo dois abertos a toda a população do Distrito Federal; e outros dois, para o público específico de professores e gestores das Unidades Escolares-Piloto do Novo Ensino Médio:

 

30/10: Lançamento da consulta pública, com convite aberto a toda população do Distrito Federal, comunidade escolar e comunidade acadêmica. O evento aconteceu no Auditório D do Centro Universitário IESB, campus Asa Sul, e contou com a participação de 175 pessoas.

 

6/12: O primeiro Fórum de Discussão para o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio aconteceu na sede da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE). Este primeiro encontro foi destinado à discussão da parte de Formação Geral Básica do Currículo. O fórum foi realizado em dois turnos, de forma a atender toda equipe escolar das Unidades Escolares-Piloto, sem prejuízo da regência de classe. Contou com a participação de 194 professores: 91 pela manhã e 103 à tarde, contemplando todas as áreas do conhecimento, conforme o quadro abaixo:

 

Área do Conhecimento Quantidade de Participantes Matutino Quantidade de Participantes  Vespertino
Linguagens  e suas Tecnologias 37 37
Matemática e suas Tecnologias 10 17
Ciências da Natureza 23 23
Ciências Humanas 21 28

 

20/11: O segundo Fórum de Discussão para o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio foi voltado para a discussão sobre a parte de Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. A ação aconteceu na EAPE, no dia 20 de novembro, e contou com a participação de 135 professores, sendo 61 no período matutino e 74 no período vespertino. A presença por área ocorreu da seguinte maneira:

 

Área do Conhecimento Quantidade de Participantes Matutino Quantidade de Participantes  Vespertino
Linguagens  e suas Tecnologias 23 30
Matemática e suas Tecnologias 09 08
Ciências da Natureza 16 13
Ciências Humanas 13 23

 

4/12: A ação de encerramento da Consulta Pública foi realizada no dia 4 de dezembro de 2019, no auditório D do Centro Universitário IESB, campus Asa Sul. A ação teve por finalidade apresentar as devolutivas do período de consulta pública sobre o texto do Currículo, que ocorreu entre os dias 30/10 e 25/11. Foi feita a apresentação das áreas para os principais pontos das contribuições recebidas e, ao final, a palavra foi aberta ao público, para dúvidas e/ou novas contribuições. A ação ocorreu em dois turnos, manhã e tarde, com participação total de 217 interessados, sendo 92 no turno matutino e 125 no turno vespertino. A maioria dos presentes era formada por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Sobretudo, professores das Unidades Escolares-Piloto do Novo Ensino Médio.

 

Período de consulta pública

 

img-responsivaInício: 31/8/2020 | img-responsivaEncerramento: 4/10/2020 

 

Eventos concomitantes à consulta pública

 

Data Evento Descrição
31/8 Abertura da consulta pública e aos leitores críticos Participação:

Leandro Cruz Fróes da Silva – Secretário de Educação do Distrito Federal

Tiago Cortinaz da Silva – Subsecretário de Educação Básica – SEEDF

Marco Antônio Almeida Del’Isola – Presidente do Conselho de Educação do DF

Fernando Wirthmann Ferreira – Diretor de Ensino Médio – SEEDF

img-responsiva

2/9 Apresentação do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio Horário: Manhã: 10h a 12h | Tarde: 15h a 17h

Público: Aberto ao público

Local: img-responsiva

    Fórum virtual por área de conhecimento e EPT
8/9 Ciências da Natureza e suas tecnologias Horário: Manhã: 10h a 12h | Tarde: 15h a 17h

Público: Professores, gestores e coordenadores da rede pública; Leitores críticos.

Inscrições: img-responsivaimg-responsiva

 

 

9/9

Matemática e suas tecnologias
10/9 Linguagens e suas tecnologias
11/9 Ciências Humanas e suas tecnologias
9/9 Educação Profissional e Técnica – EPT

 

Em 2020, o documento curricular do Distrito Federal passou pelo segundo processo de consulta pública, entre os meses de agosto e outubro do mesmo ano, tendo obtido um total de 174 participações. A consulta pública foi realizada por meios eletrônicos, no sítio da SEEDF, e paralelamente ao seu andamento, foi realizada uma segunda rodada de leitura crítica, que culminou em nove pareceres, todos analisados e considerados para efeito da compilação final do documento. Este processo de leitura crítica, somado ao primeiro momento, iniciado ainda em 2019, contou com a participação de professores da UnB, do Instituto Federal de Brasília, além de professores da SEEDF. No fim deste ano, foi publicada a Portaria nº 507 de 30 de dezembro, que aprova o Currículo em Movimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e torna o Currículo documento referencial também para a fundamentação teórica da organização curricular do Novo Ensino Médio para o sistema  de ensino do DF.

 

Dados da consulta

Data Evento
31/08/2020 Início do segundo processo de consulta pública do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.
02/09/2020 Evento de lançamento da consulta, com a participação do Secretário de Educação do Distrito Federal e do Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal. Evento realizado em ambiente virtual.
8 a 11/09/2020 Fóruns temáticos virtuais, contemplando a discussão com todas as áreas de conhecimento e Educação Profissional e Tecnológica. Contou com a participação de 853 participantes.
04/10/2020 Encerramento do segundo processo de consulta pública do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.

 

Dados da consulta (por área de conhecimento)

Dados da consulta (outros capítulos)

Área FGB IF Total
LGG 37 13 50
MAT 2 2 4
CN 17 2 19
CHSA 24 20 44
Textos introdutórios Projeto de vida Avaliação Texto introdutório da FGB Texto introdutório dos IF
27 5 12 4 3