Warning: session_start(): Cannot start session when headers already sent in /mnt/portais_gdf/var/www/html/site_sec_07_educacao/public/wp-conteudo/themes/site-secretarias/header2.php on line 1
Implementação – Secretaria de Estado de Educação
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/21 às 18h10 - Atualizado em 25/11/21 às 18h49

Implementação

────────────────────────────────────────────

 

img-responsiva 2019

Formação dos professores das unidades escolares-piloto 2019

Apresentação do Novo Ensino Médio para as Unidades Escolares com a finalidade de subsidiar a decisão em se tornar uma Piloto no Novo Ensino Médio.

 

img-responsiva 2020

 Implementação do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio em 5 unidades escolares piloto.

 Flexibilização na parte diversificada – PD para oferta de Unidades Curriculares Eletivas Orientadas em 7 (sete) unidades escolares–piloto;

 

img-responsiva 2021

O ano letivo de 2020 foi marcado por profundas mudanças no modo de vida da sociedade em virtude da pandemia da Covid – 19, que ceifou inúmeras vidas em escala global. Dentre elas, destaca-se o isolamento social, medida que trouxe restrições à mobilidade das pessoas, mas que foi uma das principais estratégias para evitar a disseminação do agente causador da doença, o Novo Coronavírus.

 

Em virtude da importância do isolamento social nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), seguindo orientações e protocolos de segurança expedidos por autoridades sanitárias, suspendeu as atividades pedagógicas presenciais nas unidades escolares e empreendeu os melhores esforços possíveis para desenvolver estratégias que pudessem manter os estudantes aprendendo, mesmo que em formatos não convencionais.

 

Mesmo diante desse cenário complexo e atípico, a SEEDF, mantendo seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, continua avançando na busca por um Ensino Médio inovador, que atenda às necessidades pedagógicas dos estudantes, mas que também valorize suas trajetórias de vida, seus interesses e suas aspirações para o futuro. Nesse contexto, em 2020, foi iniciada a implementação da proposta pedagógico-administrativa do Novo Ensino Médio, que foi planejada para auxiliar os jovens a desenvolverem seus talentos e a construírem seus projetos de vidas.

 

A SEEDF entende que o Ensino Médio no Distrito Federal precisa continuar avançando para entregar à população um ensino cada vez mais alinhado às expectativas da comunidade escolar e às competências e habilidades esperadas dos estudantes do século XXI. Assim, nesse ano, a supracitada proposta norteia o trabalho pedagógico das seguintes unidades escolares:

 

CED 03 do Guará

CED 04 de Sobradinho

CEMI do Gama

CEM 03 de Taguatinga

CEM 804 do Recanto das Emas

CED 123 de Samambaia

CEM 01 de Sobradinho

CEM 03 do Gama

CEM 12 de Ceilândia

CEM 304 de Samambaia

CEM 404 de Santa Maria

CED São Francisco

 

 Formação em larga escala dos professores e dos demais profissionais de educação das unidades escolares de Ensino Médio com objetivo de implementar a partir de 2022 o Novo Ensino Médio em toda rede da SEEDF.

 

img-responsiva 2022

Último ano de implementação das escolas-piloto iniciadas em 2020 

Currículo e o Novo Ensino Médio será implementado em 92 UEs da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal com oferta de Ensino Médio;

 

img-responsiva 2023

Último ano de implementação das escolas-piloto iniciadas em 2021

Está previsto para o ano de 2023 o início da implementação do Currículo do Novo Ensino Médio no turno noturno em 50% das Unidades Escolares de forma gradual.

 

img-responsiva 2024

Último ano de implementação das unidades escolares iniciadas em 2022

 

img-responsiva 2025 – Finalização

 Será realizada a avaliação institucional da Implementação do Novo Ensino Médio, conforme Portaria nº 21/2020, publicada no DODF nº 10, de 4/2/2020, páginas 2 e 3 – Edição Extra.