![]() |
Estudantes e professores. Essa página foi pensada especialmente para vocês entenderem melhor as mudanças realizadas a partir de 2020 no Pronatec. O programa se chama, agora, Novos Caminhos, e vem para fortalecer a política de Educação Profissional e Tecnológica, apoiar as redes e instituições de ensino no planejamento da oferta de cursos alinha às demandas do setor produtivo e ainda incorporar as transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.
A Secretaria de Educação já firmou, junto ao MEC, termo de adesão à Bolsa-Formação para a oferta de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) por meio do Programa Novos Caminhos. O programa é atendido com recurso federal. A oferta vem sendo realizada desde 2014, nos anos anteriores, pelo Pronatec.
Os cursos são realizados em 11 unidades escolares localizadas em Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Cruzeiro, Guará, Planaltina, Gama e Plano Piloto.
Até 2019, o Pronatec atendeu 62 unidades remotas – escolas de espaço particulares como igrejas e associações – abrangendo 11 Coordenações Regionais de Ensino, com uma oferta aproximada de 16.000 vagas entre cursos Técnicos e FIC.
Em 2020 o Ministério da Educação – MEC apresentou uma reestruturação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para o Programa Novos Caminhos (Mediotec, TD FIC e Prisional), seguindo todas as legislações do Pronatec.
Em 2020 e 2021 devido à pandemia da covid-19 a modalidade EAD foi inserida no programa Novos Caminhos.
___SAIBA MAIS______________________________________
↳ Pronatec