Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/21 às 9h45 - Atualizado em 4/08/21 às 12h50

Orientações e materiais de apoio

───────────────────────────────────────────

 

▎Diretoria de Educação Infantil (DIINF)

IX Plenarinha – Musicalidade das infâncias: de cá, de lá, de todo lugar

↳ Projeto Alimentação

↳ Manual de orientações pedagógicas para o atendimento remoto da Educação Infantil – 2021

Guia de Retorno das Instituições Educacionais Parceiras

Caderno – O brincar como direito dos bebês e das crianças

Transição Escolar: trajetórias na educação básica no Distrito Federal

Orientações à Rede Pública de Ensino para o Registro das Atividades Pedagógicas Remotas e Presenciais

Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal

 

▎Diretoria de Ensino Fundamental (DIEF)

↳ Replanejamento Curricular 2021

↳ Orientações Pedagógicas: 3º Ciclo para as Aprendizagens

Sugestões de vídeos com temáticas para acolhimento dos professores:

Mario Sergio Cortella – Seja importante para alguém

3 Lições do Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry I Resumo Animado

Ensino híbrido: o que é e como acontece na prática?

Ensino híbrido: quais são os modelos possíveis?

Aprendizagem Matemática e o Ensino Híbrido: Possibilidades de personalização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ensino híbrido: conheça o conceito e entenda na prática

Ensino híbrido: Desafio da contemporaneidade?

Vídeo: Cena O Pequeno Príncipe – 2015 – A Raposa (Socioemocional)

Práticas Pedagógicas Inovadoras: Aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido

Estratégias avaliativas para o ensino remoto e híbrido

Vídeo: Pequeno Raio de Esperança (curta metragem de animação)

Ensino Híbrido: o que é e como aplicar na prática

Metodologias ativas para transformar o ensino híbrido

Avaliação da Aprendizagem no Ensino Híbrido

Como elaborara aulas criativas a distância

Agravamento das causas e fatores de exclusão escolar

Ensino híbrido (vários textos sobre as ações, avaliações, metodologias e estratégias para sugerir às escolas)

Avaliação e Diagnóstico – Um vídeo para inspirar professores: Como estrelas na Terra – Toda criança é especial

Vídeo: Motivacional – O Sapinho

 

▎Diretoria de Ensino Médio (DIEM)

↳ Replanejamento Curricular 2021

↳ Documento Orientador para o Replanejamento Curricular do Biênio 2020/21

 

▎Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA)

↳ Replanejamento Curricular 2021

↳ Acolhimento na EJA

↳ Os atores da EJA

↳ Orientações para a organização do trabalho pedagógico na EJA

↳ Avaliação na EJA

↳ Preenchimento do RAv (1º segmento e EJA Interventiva)

↳ Proposta de atividade para o 1º segmento

↳ Vídeo: Proposta para Alfabetização de Adultos

↳ Roda de conversa sobre o tema: Acolhimento e amorosidade na EJA

↳ Vídeo: Semana Pedagógica EJA – Acolhimento aos Professores

 

▎Diretoria de Educação Profissional (DIEP)

 Plano Estratégico para Continuidade das Atividades Pedagógicas Não Presenciais da Educação Profissional e Tecnológica

 

▎Diretoria de Educação Inclusiva (DEIN)

 Diretrizes pedagógicas

 Currículo em Movimento da Educação Especial

Currículo em Movimento da Educação Infantil

Orientações Pedagógicas da Educação Especial

Orientações Pedagógicas da Educação Precoce

 Enriquecendo o saber

Revista Inclusão

Currículo Funcional Natural – Guia prático para a educação na área de autismo e deficiência mental Brasília 2005 – Maryse Suplino

Diretrizes de estimulação precoce – crianças de zero a 3 anos com atraso no
desenvolvimento neuropsicomotor – MEC

Caderno Deficiência Visual – MEC

Caderno Deficiencia Auditiva – MEC

Playlist de lives com temas relevantes a respeito da Educação Especial

 Normativos

Base Nacional Comum Curricular

Calendario_Anual_2021

Circular nº 24/2020: Caderno de orientações para a organização do trabalho pedagógico remoto da Educação Especial, de acordo com o Plano Pedagógico da Educação Especial para Atividades Não Presenciais

Circular nº 37/2020: Orientação quanto aos procedimentos da Educação Especial durante o trabalho remoto

Estratégia de Matrícula 2021

Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência

Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Lei nº 13.257/2016: Políticas Públicas para a Primeira Infância

 Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC

 Regimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal

Resolução nº 01/2012-CEDF

 Serviços

Folder – Programa Educação Precoce (PEP)

Cartaz – Programa Educação Precoce (PEP)

 

▎Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD)

Proposta Didática para Construção de Inventário Social, Histórico e Cultural das Escolas do Campo da SEEDF

Inventário da Realidade: guia metodológico para uso nas escolas do campo

 Vídeo: Desafios da Socioeducação com o professor Francisco Celso

 Vídeo: O que a escola precisa para se tornar inovadora?

 Vídeo: Palavras em Liberdade

 Vídeo: O sol não é quadrado

 

▎Diretoria de Educação Integral (DEINT)

Guia Pedagógico do Ensino Médio em Tempo Integral – 2021

Circular nº 5/2021 – SUGEP/SEE (alterações na Portaria nº 14/2021 e divulgação de orientações gerais sobre o Procedimento de Distribuição de Turmas/Carga Horária e Atribuição de Atendimentos/Atuação para o ano letivo de 2021)

Parecer nº 208/2017-CEDF | Educação em Tempo Integral
Distribuição de Turmas / Carga Horária e Atribuição de Atendimentos / Atuação dos servidores integrantes da Carreira Magistério Público do Distrito Federal

Diretrizes Pedagógicas e Operacionais para a Educação Em Tempo Integral

Organização do trabalho pedagógico da Educação em Tempo Integral para atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal 2021 v.2

Diretrizes Pedagógicas dos Centros Interescolares de Línguas (CILs)

Guia dos Fóruns virtuais da Educação Integral

 

▎Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar (DEFIDE)

Educação com Movimento: Programa de Inserção do Professor de Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 

▎Diretoria de Governança em Projetos e Políticas Públicas – Projeto Conexão Científica

Vídeo: Coronavírus: As mutações virais e a importância da vacinação

Vídeo: As vacinas e transmissão viral: A importância do uso da máscara e do isolamento social

Vídeo: Metodologia científica para produção da vacina

Vídeo: Memória imunológica e a segurança vacinal

Podcast – Apresentação do Projeto Conexão Científica

Resumo do Projeto
Lançamento do Projeto

Cartilha Projeto Conexão Científica – Orientações para o uso do material de apoio

 

▎Orientações para Acolhimento

 Guia para Acolhimento à Comunidade Escolar no Retorno Presencial às Unidades Escolares

O acolhimento de bebês: Práticas e Reflexões Compartilhadas

Guia de Acolhimento à Comunidade Escolar no Contexto de Ensino Remoto

Artigo: Criança não é Manga, não Amadurece: Conceito de Maturação na Teoria Histórico-Cultural – Asbahr e Nascimento (2013)

 

▎Orientações para Revisão e Elaboração da Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Fluxograma de Análise da Proposta Pedagógica

Orientações para elaboração da Proposta Pedagógica

Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva

 

▎Orientações de Avaliação

Vídeo: A Importância da Análise de Dados na Reorganização da Proposta Pedagógica

Meta Saeb/DF | Circular nº 1/2021 – SEE/SUPLAV/DIAV (15 de janeiro de 2021)

Materiais de Estudo:

Avaliação interna e avaliação externa

Diretrizes avaliação educacional

Escalas de proficiência do SAEB

Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática do SAEB (documento de referência do ano de 2001)

Pressupostos teóricos de um Sistema de Avaliação Educacional

Avaliação formativa

Relatórios Pedagógicos do Avaliação em Destaque

Apresentações:

Resultados DF – SAEB 2019

 Avaliação – um caminho para o sucesso

 IDEB – resultados de 2019

 

▎Orientações para Bibliotecas

 Acolhimento e orientações aos profissionais atuantes nas bibliotecas da SEEDF

Colegas atuantes nas bibliotecas da rede pública de ensino, levamos o convite para que sejamos parceiros(as), no ano letivo 2021, pois não há mais valia do que as bibliotecas, espaços de aprendizagens, como ponto de partida para a oferenda de mundos, para a oferenda de palavras e imagens, para oferta de contribuições ao processo de ensino e de aprendizagens.

Nesse contexto, indicamos, especificamente, para os profissionais atuantes em bibliotecas da rede pública de ensino que a unidade escolar divulgue e disponibilize o vídeo – Ponto por ponto: o recomeço de nossas atividades nas Bibliotecas da Rede Pública de Ensino, que visa acolher e propor a discussão sobre o lugar que a leitura e a biblioteca ocupam na Proposta Pedagógica da unidade escolar, preparado especialmente para o retorno desses servidores em 2021 e, ainda, a disponibilização do documento orientador elaborado pela Gerência de Políticas de Leitura e Mídias Educacionais – GPLEI: Guia de Orientações para os Profissionais Atuantes em Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias em Contexto de Atividades Escolares durante a Pandemia de Covid-19.

Vídeo: Ponto por ponto – O recomeço de nossas atividades nas Bibliotecas da Rede Pública de Ensino

Guia de Orientações para os profissionais atuantes em Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias

Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias – Caderno de Possibilidades Pedagógicas

 

▎Orientações para Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho

Cartilha: Orientações de Cuidado e Autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19

Cartilha: Uso indevido de drogas e dependência química para os servidores da SEEDF

Cartilha: Stress na pandemia

Cartilha: Orientações para Acolhimento de Servidores na volta ao trabalho em tempos de pandemia da covid-19

Consumo como alívio para as tensões atuais – Uma faca de um gume só: o endividamento

Obesidade e covid-19

Orientações de Ergonomia para o Trabalho