─────────────────────────────────────────────────
▎Diretoria de Educação Infantil (DIINF)
↳ IX Plenarinha – Musicalidade das infâncias: de cá, de lá, de todo lugar
↳ Manual de orientações pedagógicas para o atendimento remoto da Educação Infantil – 2021
↳ Guia de Retorno das Instituições Educacionais Parceiras
↳ Caderno – O brincar como direito dos bebês e das crianças
↳ Transição Escolar: trajetórias na educação básica no Distrito Federal
▎Diretoria de Ensino Fundamental (DIEF)
↳ Replanejamento Curricular 2021
↳ Orientações Pedagógicas: 3º Ciclo para as Aprendizagens
↳ Sugestões de vídeos com temáticas para acolhimento dos professores:
↳ Mario Sergio Cortella – Seja importante para alguém
↳ 3 Lições do Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry
↳ O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry I Resumo Animado
↳ Ensino híbrido: o que é e como acontece na prática?
↳ Ensino híbrido: quais são os modelos possíveis?
↳ Ensino híbrido: conheça o conceito e entenda na prática
↳ Ensino híbrido: Desafio da contemporaneidade?
↳ Vídeo: Cena O Pequeno Príncipe – 2015 – A Raposa (Socioemocional)
↳ Práticas Pedagógicas Inovadoras: Aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido
↳ Estratégias avaliativas para o ensino remoto e híbrido
↳ Vídeo: Pequeno Raio de Esperança (curta metragem de animação)
↳ Ensino Híbrido: o que é e como aplicar na prática
↳ Metodologias ativas para transformar o ensino híbrido
↳ Avaliação da Aprendizagem no Ensino Híbrido
↳ Como elaborara aulas criativas a distância
↳ Agravamento das causas e fatores de exclusão escolar
↳ Ensino híbrido (vários textos sobre as ações, avaliações, metodologias e estratégias para sugerir às escolas)
↳ Avaliação e Diagnóstico – Um vídeo para inspirar professores: Como estrelas na Terra – Toda criança é especial
↳ Vídeo: Motivacional – O Sapinho
▎Diretoria de Ensino Médio (DIEM)
↳ Replanejamento Curricular 2021
↳ Documento Orientador para o Replanejamento Curricular do Biênio 2020/21
▎Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA)
↳ Replanejamento Curricular 2021
↳ Orientações para a organização do trabalho pedagógico na EJA
↳ Preenchimento do RAv (1º segmento e EJA Interventiva)
↳ Proposta de atividade para o 1º segmento
↳ Vídeo: Proposta para Alfabetização de Adultos
↳ Roda de conversa sobre o tema: Acolhimento e amorosidade na EJA
↳ Vídeo: Semana Pedagógica EJA – Acolhimento aos Professores
▎Diretoria de Educação Profissional (DIEP)
▎Diretoria de Educação Inclusiva (DEIN)
↳ Diretrizes pedagógicas
↳ Currículo em Movimento da Educação Especial
↳ Currículo em Movimento da Educação Infantil
↳ Orientações Pedagógicas da Educação Especial
↳ Orientações Pedagógicas da Educação Precoce
↳ Enriquecendo o saber
↳ Caderno Deficiência Visual – MEC
↳ Caderno Deficiencia Auditiva – MEC
↳ Playlist de lives com temas relevantes a respeito da Educação Especial
↳ Normativos
↳ Base Nacional Comum Curricular
↳ Estratégia de Matrícula 2021
↳ Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência
↳ Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional
↳ Lei nº 13.257/2016: Políticas Públicas para a Primeira Infância
↳ Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC
↳ Regimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
↳ Serviços
↳ Folder – Programa Educação Precoce (PEP)
↳ Cartaz – Programa Educação Precoce (PEP)
▎Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD)
↳ Inventário da Realidade: guia metodológico para uso nas escolas do campo
↳ Vídeo: Desafios da Socioeducação com o professor Francisco Celso
↳ Vídeo: O que a escola precisa para se tornar inovadora?
↳ Vídeo: Palavras em Liberdade
↳ Vídeo: O sol não é quadrado
▎Diretoria de Educação Integral (DEINT)
↳ Circular nº 5/2021 – SUGEP/SEE (alterações na Portaria nº 14/2021 e divulgação de orientações gerais sobre o Procedimento de Distribuição de Turmas/Carga Horária e Atribuição de Atendimentos/Atuação para o ano letivo de 2021)
↳ Diretrizes Pedagógicas e Operacionais para a Educação Em Tempo Integral
↳ Diretrizes Pedagógicas dos Centros Interescolares de Línguas (CILs)
↳ Guia dos Fóruns virtuais da Educação Integral
▎Diretoria de Governança em Projetos e Políticas Públicas – Projeto Conexão Científica
↳ Vídeo: Coronavírus: As mutações virais e a importância da vacinação
↳ Vídeo: As vacinas e transmissão viral: A importância do uso da máscara e do isolamento social
↳ Vídeo: Metodologia científica para produção da vacina
↳ Vídeo: Memória imunológica e a segurança vacinal
↳ Podcast – Apresentação do Projeto Conexão Científica
▎Orientações para Acolhimento
↳ Guia para Acolhimento à Comunidade Escolar no Retorno Presencial às Unidades Escolares
↳ O acolhimento de bebês: Práticas e Reflexões Compartilhadas
↳ Guia de Acolhimento à Comunidade Escolar no Contexto de Ensino Remoto
▎Orientações para Revisão e Elaboração da Proposta Pedagógica
↳ Fluxograma de Análise da Proposta Pedagógica
↳ Orientações para elaboração da Proposta Pedagógica
↳ Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva
▎Orientações de Avaliação
↳ Vídeo: A Importância da Análise de Dados na Reorganização da Proposta Pedagógica
↳ Meta Saeb/DF | Circular nº 1/2021 – SEE/SUPLAV/DIAV (15 de janeiro de 2021)
↳ Materiais de Estudo:
↳ Avaliação interna e avaliação externa
↳ Diretrizes avaliação educacional
↳ Escalas de proficiência do SAEB
↳ Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática do SAEB (documento de referência do ano de 2001)
↳ Pressupostos teóricos de um Sistema de Avaliação Educacional
↳ Relatórios Pedagógicos do Avaliação em Destaque
↳ Apresentações:
↳ Avaliação – um caminho para o sucesso
▎Orientações para Bibliotecas
↳ Acolhimento e orientações aos profissionais atuantes nas bibliotecas da SEEDF
Colegas atuantes nas bibliotecas da rede pública de ensino, levamos o convite para que sejamos parceiros(as), no ano letivo 2021, pois não há mais valia do que as bibliotecas, espaços de aprendizagens, como ponto de partida para a oferenda de mundos, para a oferenda de palavras e imagens, para oferta de contribuições ao processo de ensino e de aprendizagens.
Nesse contexto, indicamos, especificamente, para os profissionais atuantes em bibliotecas da rede pública de ensino que a unidade escolar divulgue e disponibilize o vídeo – Ponto por ponto: o recomeço de nossas atividades nas Bibliotecas da Rede Pública de Ensino, que visa acolher e propor a discussão sobre o lugar que a leitura e a biblioteca ocupam na Proposta Pedagógica da unidade escolar, preparado especialmente para o retorno desses servidores em 2021 e, ainda, a disponibilização do documento orientador elaborado pela Gerência de Políticas de Leitura e Mídias Educacionais – GPLEI: Guia de Orientações para os Profissionais Atuantes em Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias em Contexto de Atividades Escolares durante a Pandemia de Covid-19.
↳ Vídeo: Ponto por ponto – O recomeço de nossas atividades nas Bibliotecas da Rede Pública de Ensino
↳ Guia de Orientações para os profissionais atuantes em Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias
↳ Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias – Caderno de Possibilidades Pedagógicas
▎Orientações para Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho
↳ Cartilha: Orientações de Cuidado e Autocuidado com a saúde física e mental em tempos de pandemia da covid-19
↳ Cartilha: Uso indevido de drogas e dependência química para os servidores da SEEDF
↳ Cartilha: Stress na pandemia
↳ Cartilha: Orientações para Acolhimento de Servidores na volta ao trabalho em tempos de pandemia da covid-19
↳ Consumo como alívio para as tensões atuais – Uma faca de um gume só: o endividamento
↳ Orientações de Ergonomia para o Trabalho