Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/08/21 às 12h50 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”

Estudantes e professores da rede pública de ensino podem participar. Inscrições devem ser feitas de forma virtual até 30 de setembro

 

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

 

A Turma da Mônica traz uma excelente novidade para estudantes e professores dos anos iniciais – 1º aos 5º anos – do ensino fundamental. A edição 2021 do Programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” está com inscrições abertas até 30 de setembro por meio de formulário virtual para participação das unidades escolares.

 

 Inscrições

 

O programa tem como objetivo principal despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados à ética e à cidadania. O Programa – de caráter artístico-pedagógico – prevê a participação comunidade escolar como um todo, tendo a escola como núcleo básico do desenvolvimento das ações.

 

A iniciativa é da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e o Instituto Mauricio de Sousa, por meio de termo de adesão ao Programa. A proposta faz parte de um conjunto de ações de educação e gestão do conhecimento, voltadas para o público infanto-juvenil, conhecido como “Educação Cidadã”.

 

Materiais do programa

 

Com a participação dos personagens da Turma da Mônica, o Programa oferece um rico e divertido material didático em formato digital, nos modos on-line e off-line. A ideia é adotar uma metodologia que utilize a informação e a sensibilização dos alunos dentro da sala de aula, sua atuação na comunidade e a reflexão a partir dessas experiências.

 

O material apresentado oferece aos participantes a oportunidade de conhecer e trabalhar, de forma lúdica e divertida, conceitos como autoestima, respeito e tolerância, inclusão e combate ao bullying, democracia, participação social, patrimônio público e meio ambiente, solidariedade e voluntariado, dentre outras temáticas.

 

Os materiais do programa são:

Coleção de revistas em quadrinhos – uma para cada ano – 1º aos 5º anos, acompanhada de Guia do Professor e Banco de Atividades para cada revista, a ser trabalhada entre três e oito aulas.

 Materiais complementares: 33 vídeos para TV e Web e 30 tirinhas e histórias em quadrinhos.

 Jogos e passatempos.

 KIT UPT (5° ano do ensino fundamental) – composto de manual do professor; caderno do estudante, revistas em quadrinhos, jogos e vídeos.

 

Todo o material do Programa foi desenvolvido para vários formatos de aplicação, com o intuito de alcançar o maior número possível de estudantes. Na edição 2021, a coleção de revistas será disponibilizada gratuitamente às escolas da Secretaria de Educação do DF em formato digital, modos on-line e off-line, a depender da escolha da escola.

 

EAD para professores participantes

 

Os professores participantes terão acesso a um curso de capacitação em formato EAD, por meio da plataforma AVAMEC – Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação – MEC. A proposta é explicar a metodologia do programa e visa proporcionar suporte na aplicação dos materiais. O curso tem indicação de carga horária para fins de certificação, contudo pode ser realizado em mais ou menos tempo, de acordo com a capacidade e disponibilidade do professor.

 

img-responsiva Conheça mais sobre o Programa por meio do Portal de Educação Cidadã da CGU.

Governo do Distrito Federal