Governo do Distrito Federal
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19/02/21 às 10h00 - Atualizado em 4/08/21 às 12h52

Programação

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Educação Infantil

▎Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e Instituições Parceiras

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Acolhida aos professores e demais profissionais da Educação Infantil;

Estudo e discussão coletiva do protocolo de retorno considerando as especificidades e necessidades de sua comunidade escolar.

Planejamento das ações educativas considerando o Currículo em Movimento do Distrito Federal – Educação Infantil (2018) e a continuidade das propostas pedagógicas de cada unidade escolar e os projetos da SEEDF: IX Plenarinha, O brincar como direito dos bebês e das crianças e o Projeto Alimentação, a partir das Parâmetros para a retomada das atividades presenciais nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal (Protocolo de Retorno). Planejamento do processo de inserção e acolhimento das crianças considerando o Informativo sobre Acolhida e Inserção na Educação Infantil, bem como o Protocolo de Retorno.

 

Organização dos ambientes e materialidades para a acolhida das crianças.

Ensino Fundamental

▎Ensino Fundamental

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Acolhimento dos profissionais da educação

 

Organização do Trabalho pedagógico a partir dos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal

 

Esclarecimentos de eventuais dúvidas a partir do documento – Orientação pedagógica para o Ensino Fundamental durante o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores.

Planejamento das atividades:

 Debate que viabilize o 1º Diagnóstico da unidade escolar quanto ao perfil do estudante, os possíveis efeitos da pandemia e isolamento social na comunidade escolar e, claro, os desafios previstos quanto a: aprendizagem, participação, frequência, assiduidade e permanência.

Discussão sobre como trabalhar com os estudantes no retorno do ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores.

Sugestões:

Desenvolver oficinas e/ou dinâmica para reatar e fortalecer os laços e convivência dentro das normas de biossegurança;

Elaborar sequências didáticas a partir de texto envolvendo temática das habilidades socioemocionais: O pequeno príncipe; O touro Ferdinando; Alice no país das maravilhas; entre outros.

Planejar campanhas para implementação da organização em grupos que frequentarão a escola em semanas alternadas: Projeto que estimule a comunicação entre esses grupos; bem como movimentos de socializar atitudes positivas para manter o vírus da covid-19 longe do ambiente escolar.

Explorar em especial atividades artísticas e esportivas que promovam interação com respeito ao distanciamento e às normas de biossegurança.

 

Replanejamento escolar no contexto de ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores.

Planejamento das aulas e dos materiais das primeiras semanas para o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores.

Organização do espaço físico da escola: sala de aula, de acordo com as orientações de biossegurança.

 

Acolhimento das famílias e esclarecimentos sobre a organização do ensino ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores, conforme Protocolos de retorno da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Ensino Médio

▎Unidades escolares-piloto do Novo Ensino Médio

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Reunião geral

acolhimento (sugestões: momento cultural, dinâmicas com o uso de metodologias ativas, leitura de textos sobre o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e/ou outros temas relevantes no atual contexto);

 avisos de interesse comum;

orientações sobre o replanejamento curricular e planejamento da organização escolar para o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores;

 discussão acerca da necessidade de avaliação diagnóstica para nortear o processo pedagógico;

 orientações relacionadas às medidas sanitárias, à preparação dos ambientes e ao papel dos profissionais no acolhimento dos estudantes;

elaboração de um plano de ação em conformidade com o documento , com vistas às boas práticas que contribuam para a redução da transmissão e, consequentemente, do número de novos casos da covid-19.

 

Coordenação por área do conhecimento para planejamento das estratégias referentes aos objetivos de aprendizagem da Formação Geral Básica.

Coordenação setorizada por área do conhecimento (para planejamento das unidades curriculares eletivas orientadas e trilhas de aprendizagem a serem ofertadas no 2º semestre letivo de 2021)

Programar a dinâmica de apresentação e escolha das eletivas orientadas e trilhas de aprendizagem para os estudantes;

Preenchimento do Instrumento de cadastro das eletivas orientadas. O instrumento Formulário  para elaboração de Unidades Curriculares Eletivas Orientadas e Trilhas de Aprendizagem deverá ser preenchido apenas para o caso de oferta de novas eletivas ou trilhas.

Metodologias Ativas: discussão sobre soluções de atendimento presencial com atividades remotas mediadas pelos professores (aulas presenciais, atividades on-line e impressas);

 

Leitura e apropriação do Guia Pedagógico para Escolha das Obras Didáticas do FNDE – Objeto 2 – PNLD e participação na live PNLD Objeto 2 – Escolha das obras didáticas;

 

Mesa redonda sobre o tema “Avaliação diagnóstica e acompanhamento do aprendizado no ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores”;

 

Revisão e reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar;

 

Orientações para o preenchimento do diário de classe provisório para o Novo Ensino Médio (site dos diários).

 

▎Demais unidades escolares de Ensino Médio – Semestralidade

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Reunião geral

acolhimento (sugestões: momento cultural, dinâmicas com o uso de metodologias ativas, leitura de textos sobre o ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e/ou outros temas relevantes no atual contexto);

 avisos de interesse comum;

 orientações sobre o replanejamento curricular e planejamento da organização escolar para o ensino híbrido;

 discussão acerca da necessidade de avaliação diagnóstica para nortear o processo pedagógico;

 orientações relacionadas as medidas sanitárias, a preparação dos ambientes e o papel dos profissionais no acolhimento dos estudantes;

elaboração de um plano de ação em conformidade com o documento Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com vistas às boas práticas que contribuam para a redução da transmissão e, consequentemente, do número de novos casos da covid-19.

Coordenação setorizada por ano/ Curso/Disciplina (planejamento integrado das áreas do conhecimento para potencializar o resgate de aprendizagens);

 

EMI – Coordenação setorizada: Oportunizar momento para discussão interáreas sobre a oferta de Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, considerando o plano de curso ofertado e as Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos;

 

Mesa redonda sobre o tema “Avaliação diagnóstica e acompanhamento do aprendizado no ensino presencial com atividades remotas mediadas pelos professores”;

 

Revisão e reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.

 

Metodologias Ativas: discussão sobre soluções de atendimento presencial com atividades remotas mediadas pelos professores (aulas presenciais, atividades on-line e impressas);

 

Leitura e apropriação do Guia Pedagógico para Escolha das Obras Didáticas do FNDE – Objeto 2 – PNLD e participação na live PNLD Objeto 2 – Escolha das obras didáticas.

Educação de Jovens e Adultos

▎Educação de Jovens e Adultos – EJA

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Distribuição de Turmas Abertura do Encontro com o vídeo: Recomece – Bráulio Bessa

 

Momento de reflexão acerca do vídeo.

 

Dinâmica relacionada com o vídeo Recomece

 

Organização dos educadores (individualmente ou em grupos) para leitura de um pequeno texto sobre acolhimento na EJA e debate sobre as seguintes questões:

Considerando o processo de ensino e de aprendizagem nas turmas de EJA, quais são os desafios e as possibilidades para o retorno presencial?

Qual a importância do acolhimento discente nesse retorno?

Texto: É preciso acolher com mais cuidado a juventude na EJA

 

Atividade Final: Roda de conversa para socialização das reflexões.

Vídeo inicial: A importância da EJA para os sujeitos da modalidade.

 

Debate sobre o vídeo.

 

Retomando as reflexões do encontro anterior, solicitar que os docentes respondam ao seguinte questionamento:

Como eu pretendo receber meu educando no 1º dia de aula?

Sugestão: Pode ser elaborada uma lista de atividades que favoreçam o acolhimento do educando e a retomada das atividades escolares de forma presencial.

Momento para socialização das propostas de atividades de acolhimento discente.

 

Atividade Final: Momento de Planejamento.

 

Entrega da Mensagem Final:

Amorosidade de que falo e o sonho pelo qual brigo (e para cuja realização me preparo permanentemente) exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR! – Paulo Freire

Educação Profissional e Tecnológica

▎Educação Profissional e Tecnológica – EPT

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Acolhimento inicial dos profissionais que estarão retornando para as atividades no ambiente escolar (atenção especial aos protocolos de segurança);

 

Apresentação dos professores/distribuição de turmas para as Unidades Escolares com oferta semestral;

 

Apresentação das Orientações para o Planejamento do Retorno Presencial na Educação Profissional e Tecnológica.

Divisão do material a ser estudado por grupos de trabalho e a devida publicização dos principais pontos;

 

Descrição das principais ações a serem realizadas pela equipe de servidores da Unidade Escolar, com vistas a garantia da segurança de todos os envolvidos, ao longo do período da oferta de atividades pedagógicas presencial e remotas mediadas pelos professores

 

Elaboração de cronograma de atendimento dos estudantes para as atividades pedagógicas presenciais;

 

Replanejamento Curricular.

Planejamento da Avaliação Diagnóstica (primeira quinzena);

 

Coordenação setorizada por Curso/Componente curricular;

 

Planejamento das atividades pedagógicas presencial e remotas mediadas pelos professores, que irão acontecer nos meses de agosto e setembro de 2021;

 

Replanejamento Curricular.

 

Educação Especial

▎Educação Especial

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Momentos de esclarecimentos sobre o retorno presencial com atividades remotas mediadas pelos professores;

 

Levantamento/discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar a fim de encorajar a comunidade escolar ao enfrentamento dos desafios diante do retorno presencial;

 

Promover momentos de escuta sensível e apoio aos funcionários no retorno às atividades presenciais;

 

Criação de espaços para atividades e reflexões agradáveis, para realizarem em grupo, respeitando as normas de segurança sanitária;

 

Atividades de fortalecimento do vínculo colaborativo entre a equipe de profissionais da unidade escolar;

 

Promover a participação de todos para que se sintam envolvidos nas ações promovidas pela unidade escolar frente à complexidade do contexto pandêmico enfrentado com o retorno às atividades presenciais;

 

Fomentar práticas de autocuidado;

 

Re/Organização dos ambientes: salas de aula, de professores, ou outros espaços para receber a equipe escolar quanto os estudantes;

 

Fomentar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um;

 

Tornar ambiente receptivo: mensagens positivas, de boas-vindas; receber com empatia e com carinho a comunidade escolar;

 

Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte das equipes de apoio escolar, SEAA (Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem), AEE (Atendimento Educacional Especializado) e SOE (Serviço de Orientação Educacional).

Momentos de esclarecimentos sobre o retorno presencial com atividades remotas mediadas pelos professores e ações adotadas pela Unidade Escolar para o enfrentamento dos desafios que surgirão durante esse novo processo;

 

Leitura e discussão sobre os principais pontos do documento: Orientações para retomada das atividades presenciais com atividades remotas mediadas pelos professores nas unidades escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal;

 

Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva a partir das orientações para a retomada das atividades presencial com atividades remotas mediadas pelos professores nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no ano letivo 2021 (protocolo de retorno);

 

Planejar ações de acolhida aos estudantes que privilegia a escuta sensível e a re/adaptação dos estudantes;

 

Preparação em equipe da recepção dos pais/responsáveis e estudantes;

 

Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte das equipes de apoio escolar, SEAA (Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem), AEE (Atendimento Educacional Especializado) e SOE (Serviço de Orientação Educacional);

 

É importante que todo o planejamento de ações do retorno às aulas seja pensado e executado por toda a comunidade escolar.

Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva a partir das orientações para a retomada das atividades presenciais com atividades remotas mediadas pelos professores nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no ano letivo 2021 (protocolo de retorno);

 

Executar ações de acolhimento às famílias e aos estudantes;

 

Preparação dos espaços para recepção dos pais/responsáveis e estudantes;

 

Disponibilização de cartazes informativos à comunidade, disponibilizando canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional.

 

Escolas de Natureza Especial

▎Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, Escola da Natureza e Centro Interescolar de Línguas – CIL

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Acolhimento dos professores e profissionais da Unidade Escolar;

 

Escuta sensível dos professores sobre as expectativas referentes à Organização do Trabalho Pedagógico para o retorno das atividades presenciais;

 

Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Planejamento integrado e articulado das aulas e atividades da Unidade Escolar;

 

 Planejamento entre todos os professores para integração das atividades da Base Nacional Comum e Projetos/Oficinas da Parte flexível.

Planejamento da organização das turmas (divisão dos grupos para as aulas presenciais e remotas) e propostas de atividades de acolhimento aos estudantes para a primeira semana de aula;

 

 Planejamento entre os professores da mesma turma.

 

 Planejamento individual das atividades presenciais e remotas assíncronas e/ou com material impresso, considerando a divisão dos estudantes em dois grupos.

 

 Elaboração das atividades impressas e materiais para o atendimento presencial e remoto.

Educação em Tempo Integral

▎Ensino Fundamental em Tempo Integral 10h (100% dos estudantes – PROEIT), Escola Parque da Natureza de Brazlândia e Rede Integradora da Educação Integral da CRE Plano Piloto

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Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

 

Leitura, estudo e esclarecimento de dúvidas do Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas da Educação Básica (MEC).

 

 Planejamento da organização das turmas esclarecendo como se dará a divisão dos grupos de estudantes para as aulas presenciais e remotas.

 

 Propostas de atividades de acolhimento aos estudantes para a primeira semana de aula.

Planejamento integrado e articulado das aulas e atividades da Unidade Escolar;

 

 Planejamento entre todos os professores para integração das atividades da Base Nacional Comum e  Projetos/Oficinas da Parte flexível;

 

Planejamento integrado entre os professores da mesma turma – Unidades Escolares do PROEIT/ Rede Integradora da Educação Integral da CRE Plano Piloto.

 

Planejamento individual das atividades presenciais e remotas e/ou com material impresso, considerando a divisão dos estudantes em dois grupos;

 

 Elaboração das atividades impressas e materiais para o atendimento presencial e remoto.

Planejamento da avaliação diagnóstica para verificar e nortear a organização do trabalho pedagógico da Unidade Escolar.

 

 Planejar e elaborar estratégias de acompanhamento pedagógico com o objetivo de reduzir à evasão escolar.

 

 Planejamento, acolhimento e parceria com as famílias dos estudantes.

 

 Estabelecer canais de comunicação com os estudantes e as famílias sobre a atuação da escola.

 

 

▎Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI

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Leitura, estudo e esclarecimentos de dúvidas em relação aos Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

 

Leitura, estudo e esclarecimento de dúvidas do Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas da Educação Básica (MEC).

Compartilhamento de experiências exitosas – cada docente produzirá uma caixa de memória do que aprendeu e que colaborou com o ensino/aprendizagem no ensino remoto (na caixa, o professor poderá colocar imagens, objetos, frases, links, entre outros), em seguida cada um fará sua apresentação e o coordenador pedagógico realizará o apanhado das aprendizagens mais significativas contidas na caixa de memória, que poderão colaborar com o processo de ensino no retorno presencial. Planejamento das sequências didáticas e dos Projetos Pedagógicos Temáticos, da Língua Portuguesa, de Matemática e do Projeto de Vida;

 

Planejar e confeccionar um percurso pedagógico acerca do material impresso;

 

Compartilhar os objetivos de aprendizagens dos projetos pedagógicos e das 10 competências da BNCC.

Escolas do Campo

▎Educação do Campo

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Momento de acolhimento dos professores e demais profissionais da educação, enfatizando o esforço e compromisso de todos para a continuidade das atividades escolares/pedagógicas de forma remota e motivando para os novos desafios.

Oportunidade para a expressão da Mística e/ou outras expressões culturais que estejam articuladas com o modo de produção de vida no Campo e que traga uma mensagem de incentivo para retomada do trabalho presencial, bem como de reflexão sobre o contexto da Pandemia da covid-19, os desafios e as possibilidades da Modalidade Educação do Campo. Expressões sugeridas: leitura, audição de um poema, canto/canção, exibição de um vídeo, leitura de um texto temático em prosa, etc.

 

Reflexão e debate sobre o déficit pedagógico para os estudantes das Escolas do Campo, no período de ensino remoto, bem como sobre estratégias coletivas para busca ativa (conforme pertinência), além de possíveis ações  para mitigar essas implicações no que tange, especialmente, às aprendizagens e à efetiva inclusão educacional.

 

Canal Teares da Terra (YouTube) – estratégia pedagógica de comunicação social como vertente potencializadora das Ações Formativas desenvolvida pelo Programa Escola da Terra no DF.

O Canal Teares da Terra é um espaço de tessitura e partilha de caminhos vividos e futuros possíveis para a Educação do Campo no contexto do Distrito Federal.

Construído por educadoras e educadores populares do DF, tem o intuito de fomentar a formação continuada. É uma maneira legítima de conjugar o verbo esperançar, conforme os ideais de Paulo Freire, comungados por essa comunidade de aprendizagem.

Acesse e se inscreva no Canal

Planejamento para a retomada da construção ou atualização do Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental da escola. Para isso, sugere-se a releitura/estudo do Informativo Conjunto (56311883), constante no Processo SEI nº 00080-00027172/2021-75, o qual encaminha:

Guia Rápido contendo orientações para a construção do Inventário – SUBEB/EAPE, 2021 (56312274)

Proposta Didática – GCAM, 2017 (56312398)

Guia Metodológico – Caldart, 2016 (56312336)

Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino do DF

 

Seminário sobre o tema: Tarefas Educativas da Escola e a Transformação da Forma Escolar – com a Professora Dra. Roseli Caldart.

Aprofundamento dos conteúdos referentes ao material audiovisual pedagógico, disponibilizado no Canal Teares da Terra (YouTube) – que é uma estratégia pedagógica de comunicação social como vertente potencializadora da Ação Formativa desenvolvida pela 2ª edição do Programa de Formação Continuada Escola da Terra – DF.

 

Reflexão e levantamento de possibilidades de planejamento e organização do trabalho pedagógico a partir do audiovisual/seminário sobre o tema: Tarefas Educativas da Escola e a Transformação da Forma Escolar – com a Professora Dra. Roseli Caldart.

Escola de Meninos e Meninas do Parque e EPC/PROEM

▎Escola de Meninos e Meninas do Parque – EMMP

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Acolhimento dos professores, enfatizando o esforço de todos para a continuidade das atividades escolares de forma remota e motivando para os novos desafios. Tendo em vista o contexto epidêmico, aconselha-se a realização de uma roda de conversa, coordenada pela equipe gestora e Serviço de Orientação Educacional, para que todos possam se sentir acolhidos(as) e pertencentes ao ambiente de trabalho.

Para esse momento sugerimos a leitura do poema Esperança de Mário Quintana

 

Organização do retorno das atividades da unidade escolar adequando-se à forma híbrida e refletindo acerca das especificidades dos estudantes da EMMP de acordo com os Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Continuação do estudo coletivo sobre o documento de Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, considerando principalmente os seguintes tópicos: Protocolos e Medidas de Biossegurança Gerais; Ambientação e Acolhimento à Comunidade Escolar; e Organização do Trabalho Pedagógico para o Ciclo 2020/2021.

 

Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes, com vistas a superar as dificuldades encontradas  no ensino remoto: avaliação diagnóstica sobre o ensino remoto (levantamento de dados sobre o alcance do ensino remoto, bem como a qualidade do que foi ofertado e o engajamento de estudantes e famílias); readequação curricular; o papel do Serviço de Orientação Educacional; e a revisão do Projeto Pedagógico da escola para e definir as atividades que ainda podem ser desenvolvidas no ano letivo de 2021, tendo em vista as limitações do contexto pandêmico. Observação: Considerar as abordagens que abarcam os eixos transversais do Currículo em Movimento.

↳ Sensibilizar a equipe pedagógica sobre a importância de se promover uma educação anti-racista. Sugestão: ouvir a música “Um corpo no mundo”, da Luedji Luna e compartilhar quais sentimentos foram despertados em cada um. Após esse momento, propor que pensem sobre exemplos de experiências de mulheres negras que transformaram o cotidiano coletivo, compreendendo que essas experiências foram e são essenciais para a promoção de mudança social. Alguns exemplos:

Caso da política de recrutamento de pessoal para a General Motors;

Mulheres negras brasileiras na luta contra o genocídio da juventude negra;

Mulheres negras brasileiras na luta pelos direitos trabalhistas das trabalhadoras do serviço doméstico.

 

Promover uma chuva de ideias de formas de atividades anti-racistas que podem ser propostas pela equipe pedagógica aos estudantes ao longo de todo o semestre letivo, buscando apresentar referências positivas de pessoas não-brancas em que eles possam se inspirar. 

 

▎EPC/PROEM

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Acolhimento dos professores, enfatizando o esforço de todos para a continuidade das atividades escolares de forma remota e motivando para os novos desafios. Tendo em vista o contexto epidêmico, aconselha-se a realização de uma roda de conversa, coordenada pela equipe gestora e Serviço de Orientação Educacional, para que todos possam se sentir acolhidos(as) e pertencentes ao ambiente de trabalho.

Para esse momento sugerimos a leitura do poema Esperança de Mário Quintana

 

Organização do retorno das atividades da unidade escolar adequando-se à forma híbrida e refletindo acerca das especificidades dos estudantes da EMMP de acordo com os Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Diante das singularidades vividas pelos estudantes que se encontram socialmente vulneráveis no contexto da pandemia de covid-19 e o retorno ao atendimento deles em 2021, a SEEDF orienta a EPC/PROEM que dediquem o dia ao:

 Atividade de levantamento de dados sobre o alcance do ensino remoto, bem como a qualidade do que foi ofertado e o engajamento de estudantes e famílias;

 Replanejamento Curricular, Reorganização das Propostas Pedagógicas e Avanço de Estudos;

 Planejamento e Realização das Atividades Pedagógicas;

 Adequação Curricular, recursos e métodos;

 Formulação de projetos específicos e/ou interventivos, caso julguem necessário, para suplementar os diagnósticos encontrados.

↳ Sensibilizar a equipe pedagógica sobre a importância de se promover uma educação anti-racista. Sugestão: ouvir a música “Um corpo no mundo”, da Luedji Luna e compartilhar quais sentimentos foram despertados em cada um. Após esse momento, propor que pensem sobre exemplos de experiências de mulheres negras que transformaram o cotidiano coletivo, compreendendo que essas experiências foram e são essenciais para a promoção de mudança social. Alguns exemplos:

Caso da política de recrutamento de pessoal para a General Motors;

Mulheres negras brasileiras na luta contra o genocídio da juventude negra;

Mulheres negras brasileiras na luta pelos direitos trabalhistas das trabalhadoras do serviço doméstico.

 

Promover uma chuva de ideias de formas de atividades anti-racistas que podem ser propostas pela equipe pedagógica aos estudantes ao longo de todo o semestre letivo, buscando apresentar referências positivas de pessoas não-brancas em que eles possam se inspirar. 

Núcleos de Ensino das Unidades de Internação Socioeducativas

▎Núcleos de Ensino das Unidades de Internação Socioeducativas – NUEN

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Recepção e acolhimento dos professores, e demais servidores que atuam nos NUEN. Sugere-se que seja realizada Roda de Conversa para que se promova uma escuta sensível das angústias, medos, expectativas do grupo docente.

Sugestão de vídeo: A força do professor – Bráulio Bessa

 

Planejamento entre o NUEN e a Direção das Unidades para a elaboração do Plano de Atendimento Local, visando adequar as especificidades de cada NUEN ao retorno presencial dos estudantes.

Sugestão de vídeo: Emicida – É tudo pra ontem – participação Gilberto Gil;

Sugestão de leitura: Parâmetros para a Retomada das Atividades Presenciais nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Reflexão e debate sobre o déficit pedagógico para os estudantes dos NUENs, no período de ensino remoto.

Sugestão de vídeo: Escola dos Sonhos – MC Favelinha

 

↳  Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes dos NUENs:

Acolhimento dos estudantes

Avaliação Diagnóstica para todos os estudantes

Projetos Interventivos

Readequação Curricular

Sugestão de vídeo: Desafios da Socioeducação com o professor Francisco Celso

Planejamento coletivo das ações pedagógicas para acolher os estudantes dos NUENs:

Elaboração de projetos coletivos/específicos/interventivos

Sugestão de vídeo: O que a escola precisa para se tornar inovadora?

 

Planejamento coletivo/individual por área de conhecimento

Sugestão de vídeo: Palavras em Liberdade – Professor Rodrigo Lara

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