Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/04/23 às 9h33 - Atualizado em 20/04/23 às 9h33

Projeto de leitura promove a cultura da paz em escola

Iniciativa mostra possibilidades de ações em situações de violência

Josiane Borges, da Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

 

Nos próximos seis meses, os professores, alunos e toda a comunidade escolar da Escola Classe 46 de Ceilândia, que atende 623 crianças da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, participarão do projeto Leitura para a Cultura da Paz. A iniciativa pretende sensibilizar para as questões das violências explícitas e veladas dentro e fora do ambiente escolar.

 

O projeto Leitura para a Cultura da Paz teve início nesta quarta (19) na Escola Classe 46 de Ceilândia | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

Contemplado com cerca de R$ 90 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), o projeto começou nesta quarta-feira (19) e vai até o dia 21 de outubro. Desenvolvida em várias etapas, a iniciativa realizará atividades inicialmente com os professores, em seguida com os estudantes e, na etapa final, com os pais e responsáveis dos alunos. Durante o projeto, serão doados 240 livros de literatura infantil para a escola e para a comunidade.

 

“Todas as ações pretendem possibilitar às crianças o acesso às diferenças que existem na escola, para que elas criem vínculos e diminuam as reações de violência e conflitos, que são naturais da convivência social. Assim, os alunos serão educados para lidar com as diversidades e construir a cultura de paz. É a construção de um conjunto de valores e posturas”, explica a idealizadora do projeto, Débora Bianca Xavier Carreira, mestre em educação com pesquisa na área de violência nas escolas.

 

Entre as ações desenvolvidas, estão oficinas, minicursos e palestras para os educadores, mediação de leitura, bate-papo com especialista em literatura infantil e leituras compartilhadas com os alunos, debates e apresentações artísticas e literárias para toda a comunidade escolar. As atividades serão realizadas de acordo com cada público-alvo e sempre em dois turnos, matutino e vespertino.

 

“No último momento, traremos a comunidade para dentro da instituição, para que a família possa fazer da escola um lugar de fala e pertencimento e assim diminuir as agressões à escola. Acreditamos que todas as atividades vão refletir positivamente no comportamento das pessoas que convivem no espaço escolar”, completa Débora.

 

A diretora da Escola Classe 46, Maria José Soares, acredita que a iniciativa reforça o projeto político pedagógico da instituição. “Já trabalhamos a temática de combate à violência. Porém, o projeto chega em um momento muito importante para todo o ambiente escolar. Os professores acolheram bem a iniciativa e pretendemos estimular toda a comunidade a compartilhar e a vivenciar os princípios da cultura da paz e da não violência”, ressalta Maria José.

 

O projeto disponibilizará também livros em Braille e os encontros presenciais contarão com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

 

Governo do Distrito Federal