A Secretaria de Educação do DF oferece aos servidores ações que promovem o bem-estar e qualidade de vida, no ambiente de trabalho, além de contribuir para desenvolvimento pessoal e profissional em prol de uma educação de qualidade.
As ações e projetos oferecidos tem como metas o reconhecimento, valorização e bem-estar dos servidores, repercutindo positivamente no trabalho com os estudantes e diminuir o índice de afastamentos por meio da atenção à saúde e prevenção ao adoecimento dos profissionais da educação.
⇅ Fundamentação jurídica ▼
Portaria nº 287/2018, que regulamenta a Política de Valorização, Promoção de Bem-Estar e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho de servidores e demais agentes públicos da SEEDF.
Portaria nº 281/2021, que institui a Política de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar para Servidores Públicos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal no Ambiente de Trabalho, e para Servidores Aposentados
⇅ Promoção à saúde integral ▼
Acolhimento aos servidores substitutos | → | O ciclo é uma ação para facilitar a integração dos professores substitutos, proporcionando uma ambientação no local de trabalho, além de desenvolver as capacidades necessárias para o exercício do cargo. Os professores participam de atividades de reflexão, abordando temas de integração e bem-estar no ambiente, visando minimizar as tensões e ansiedades relacionadas à sua condição contratual, além de adquirir conhecimento sobre a organização, normas e políticas da SEEDF, seus direitos e deveres. |
Ativação Corporal | → | O projeto de Ativação Corporal da SEEDF busca promover a saúde e bem-estar dos servidores por meio de atividades físicas semanais, focando na ergonomia e mobilidade no ambiente de trabalho. O objetivo é prevenir doenças osteomusculares e transtornos emocionais, incentivando hábitos saudáveis. Além de melhorar a postura e reduzir o risco de doenças crônicas, os exercícios também aliviam o estresse, depressão e ansiedade, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A prática regular ajuda a melhorar a capacidade laborativa e o humor, aumentando a resiliência às pressões cotidianas. |
Práticas Integrativas na promoção da saúde e autocuidado – Auriculoterapia e Acupuntura | → | O projeto baseia-se nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), visando promover o bem-estar e a saúde integral dos participantes. Com ênfase na escuta acolhedora e na criação de laços terapêuticos, a iniciativa busca conectar o ser humano ao meio ambiente e à sociedade. Utilizando a Acupuntura e a Auriculoterapia, o projeto oferece alternativas para o alívio de dores e sintomas físicos e emocionais, complementando o tratamento de diversas condições clínicas |
Educação Financeira | → | O programa visa capacitar os servidores para uma gestão financeira consciente, reduzindo o endividamento e promovendo a saúde mental. Ele destaca como as finanças pessoais afetam tanto a vida profissional quanto o bem-estar pessoal e familiar. O objetivo é ensinar habilidades de planejamento financeiro a curto e longo prazo, ajudando os servidores a alinhar suas finanças com seus objetivos. O programa abrange quatro áreas: gestão financeira, aspectos fiscais, sustentabilidade e consumo responsável, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado |
Estações | → | O programa Estações visa fortalecer a participação da SEEDF em campanhas nacionais ao longo do ano, alinhadas à promoção do bem-estar e qualidade de vida no trabalho. A iniciativa envolve campanhas como o “Janeiro Branco” (saúde mental), “Agosto Lilás” (proteção contra violência à mulher), “Setembro Amarelo” (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa ”(câncer de mama), “Novembro Azul” (câncer de próstata) e o “Março das Mulheres Educadoras” (valorização da mulher servidora). Essas ações têm como objetivo promover a saúde física e emocional dos servidores, contribuindo para sua conscientização e prevenção |
Holos – Práticas Energéticas Vibracionais – Aromaterapia | → | O projeto Holos oferece aos servidores da SEEDF acesso gratuito a práticas integrativas de saúde, atividades físicas e socioculturais, com o apoio de voluntários da própria instituição. O objetivo é estimular a atividade física, promover o autocuidado e oferecer ferramentas para o controle emocional no ambiente de trabalho. Entre as práticas oferecidas estão Reiki, Medicina Tradicional Chinesa, Biomagnetismo e Meditação. Além de promover o bem-estar físico e emocional, o projeto incentiva a troca de experiências e a valorização do potencial humano entre os servidores. |
Nurri-Meta
|
→ | O projeto é uma de promoção de hábitos saudáveis relacionados à alimentação e à prática de atividade física. Ele é coordenado por duas nutricionistas e tem a participação de dois educadores físicos, todos lotados na DQVT. O objetivo é realizar encontros quinzenais, em grupo, com apresentação de metas a serem alcançadas em 4 meses. A intenção é que os bons hábitos adquiridos façam parte da rotina do servidor para uma melhor qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho e fora dele. |
Orientação para Aposentadoria – POA | → | O programa é uma iniciativa que oferece orientações sobre os aspectos psicossociais e legais da transição para a aposentadoria, promovendo uma reflexão sobre identidade e novos objetivos. Seu foco é facilitar essa jornada, despertando novas áreas de interesse e potencialidades para melhorar a qualidade de vida durante e após a aposentadoria. O programa também aborda a organização financeira, relacionando consumo e saúde emocional, além de enfatizar a importância da atividade física, nutrição e oportunidades no pós-carreira, garantindo uma transição suave e gratificante. |
Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho nas CREs
|
→ | Este ciclo foi criado para aumentar a conexão entre os profissionais da educação, especialmente os coordenadores Intermediários, de Equipes e dos Orientadores Educacionais. O objetivo é fornecer conteúdos essenciais para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho. Os participantes poderão vivenciar atividades práticas relacionadas, desenvolvendo noções básicas sobre o tema. Além disso, busca-se disseminar informações sobre as ações, projetos e programas da SEEDF para os coordenadores locais, fortalecendo a cultura de bem-estar nas escolas. Espera-se que essa iniciativa promova um ambiente favorável à reflexão crítica e à implementação de práticas diárias, contribuindo para a prevenção de doenças. |
Qualidade de vida no trabalho, saúde integral e bem-estar para servidores ingressantes | → | O ciclo oferece aos novos servidores da SEEDF vivências de reflexão e escuta qualificada, abordando temas que promovam a integração e o sentimento de pertencimento à SEEDF. As ações visam acolher, integrar e proporcionar experiências que facilitem a socialização, promovendo reflexões importantes sobre qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho. |
⇅ Promoção à saúde mental ▼
Acolhimento em situação de crise | → | O projeto auxilia os servidores da SEEDF, no enfrentamento dos eventos traumáticos relacionados às situações emocionalmente impactantes experienciadas no ambiente de trabalho. O objetivo é amenizar os efeitos negativos dessa experiência e promover o desenvolvimento de novas habilidades de enfrentamento às situações causadoras de grande impacto emocional. |
Acolhimento Psicológico Individual – Papsi | → | O programa tem por objetivo disponibilizar escuta psicológica individual à servidor efetivo e temporário, em exercício no âmbito da SEEDF, como forma de promover o autocuidado do profissional da educação perante o sofrimento psíquico. O servidor é atendido por psicólogos, orientado e encaminhado aos serviços da rede de saúde mental da rede pública do Distrito Federal ou às entidades conveniadas com a SEED, sem que o tenha caráter terapêutico continuado, mas sim de suporte pontual e orientação |
Clínica do trabalho com os gestores | → | O projeto é voltado para o desenvolvimento de uma clínica do trabalho junto aos gestores das subsecretarias da SEEDF, com o objetivo de promover a qualidade de vida dos servidores no ambiente laboral e resgatar o sentido e o prazer no trabalho. Ao oferecer um espaço de fala e escuta qualificada sobre as experiências de prazer e sofrimento no trabalho, o projeto incentiva os profissionais a desenvolverem estratégias individuais e coletivas para lidar com o sofrimento, além de fortalecer a cooperação e o reconhecimento entre os colegas. |
Escuta Sensível – Vivências de Cantoterapia | → | O programa proporciona encontros grupais onde os participantes compartilham experiências de forma sensível, explorando os benefícios terapêuticos da música e da voz. Essa iniciativa não apenas promove o autocuidado individual, mas também cultiva um ambiente de apoio mútuo entre os servidores. Os momentos de escuta, descontração e integração oferecidos pelo fortalecem os laços comunitários e proporcionam suporte emocional no ambiente de trabalho. Por meio do acolhimento psicoeducativo e das vivências de cantoterapia, os participantes são incentivados a desenvolver recursos coletivos e buscar soluções criativas para os desafios enfrentados em equipe. Além disso, essas atividades contribuem para arejar a mente, reduzir o estresse e fortalecer os laços interpessoais entre os colegas, promovendo um ambiente de trabalho mais acolhedor e produtivo. |
Gerenciamento de estresse | → | O projeto auxilia os servidores da SEEDF, no enfrentamento dos eventos traumáticos relacionados às situações emocionalmente impactantes experienciadas no ambiente de trabalho. O objetivo é amenizar os efeitos negativos dessa experiência e promover o desenvolvimento de novas habilidades de enfrentamento às situações causadoras de grande impacto emocional. |
Prevenção à Dependência Química – Prodeq | → | O programa é direcionado àqueles profissionais que enfrentam desafios relacionados ao uso abusivo de substâncias como álcool e outras drogas. Seu objetivo principal é desenvolver atividades preventivas para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Ao focar na prevenção, o programa busca oferecer suporte e recursos para os profissionais da educação enfrentarem esses desafios, visando ao seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro da SEEDF |
⇅ Reconhecimento e valorização ▼
Ação de Exposição – Mostra do “Para Além da Regência de Classe” | → | O objetivo da exposição é valorizar, reconhecer e proporcionar espaços para apresentação dos materiais produzidos e utilizados no desenvolvimento dos projetos, trocas de experiências entre os servidores readaptados da Carreira Magistério e PcDs com adequação para não regência de classe. Essa aproximação entre os profissionais que estão nessa situação funcional específica possibilita o resgate da autoestima e da própria identidade laboral. |
Reconhecimento e valorização das CRE’s que implementam boas práticas em qualidade de vida e bem-estar no trabalho | → | Esta atividade apresenta de forma vivencial as principais temáticas voltadas para Qualidade de Vida no Trabalho, Bem-Estar e Saúde Integral, contribuindo, assim, para a prevenção ao adoecimento de servidores no trabalho. O Ciclo está fundamentado no acolhimento do profissional e na problematização que envolve temas relacionados ao mundo do trabalho e à qualidade de vida no ambiente laboral, oferecendo aos servidores vivências de reflexão e escuta qualificada. |
Iniciativas Exitosas na Socioeducação | → | A iniciativa busca valorizar e compartilhar práticas bem-sucedidas entre os servidores da SEEDF que atuam no sistema socioeducativo. O projeto oferece um espaço para troca de experiências e conhecimentos, promovendo o reconhecimento e disseminação de boas práticas na socioeducação. Ele inclui a criação de um repositório online com práticas exitosas e a realização de eventos anuais para debates e troca de experiências. Voltado aos profissionais da SEEDF, o objetivo é melhorar a qualidade da educação oferecida aos adolescentes em medidas socioeducativas, além de promover o bem-estar e a capacitação dos servidores. |
Inspirar | → | O projeto visa apoiar servidores readaptados da SEEDF, promovendo o cuidado com a saúde mental e emocional e oferecendo estratégias para enfrentar os desafios do trabalho. Por meio de rodas de conversa, palestras e compartilhamento de experiências, o projeto cria um espaço de escuta e fortalecimento emocional. Além de promover o bem-estar, ele busca ampliar a percepção dos servidores sobre suas capacidades, incentivando o desenvolvimento de habilidades, compartilhamento de conhecimentos e fortalecendo o senso de pertencimento na instituição. |
Reconhecer | → | O projeto visa valorizar, reconhecer e proporcionar espaços de troca entre os servidores da carreira do magistério, PCDs fora de regência e servidores readaptados. Esta oportunidade de diálogo e proximidade entre esses profissionais possibilita um resgate da autoestima, do sentido e da própria identidade laboral. Com o intuito de aprimorar as relações socioprofissionais por meio do aperfeiçoamento das práticas de liberdade de expressão, respeito e cooperação, o contribui para a realização profissional e o reconhecimento por parte da Secretaria de Educação, de modo a iluminar e ampliar as competências profissionais do servidor público, por vezes adormecidas, a partir das necessidades do seu espaço de atuação organizacional. |
Ser-Vir | → | O projeto é viabilizado pelo voluntariado de profissionais da SEEDF e pela contribuição de servidores com horas residuais de carga horária, que podem ser remanejadas para atividades culturais e esportivas. Essas ações promovem momentos de descontração, integração e cuidado entre os servidores. Com oficinas culturais, práticas esportivas, debates e palestras, o projeto fortalece os laços comunitários e valoriza os profissionais da Educação, desenvolvendo-se de forma colaborativa e aproveitando as habilidades dos próprios servidores para melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho. |
Aposentadoria
▸ Programa de orientação para aposentadoria 1
▸ Programa de orientação para aposentadoria 2
Bem-estar
Educação financeira
▸ Consumo como alívio para as tensões
Ética
▸ Conduta ética dos profissionais de educação em ambiente escolar
Mediação de conflitos
▸ Ressignificando as relações no trabalho
Novos servidores
▸ Gestores: Guia de acolhimento aos servidores ingressantes
▸ Guia prático para servidores ingressantes
Nutrição
▸ Compulsão alimentar e isolamento social
▸ Controle de qualidade dos alimentos
Saúde corporal
▸ Orientações de ergonomia para o trabalho
Saúde mental
▸ Atendimento médico psicológico acessível
▸ Guia de cuidados com a saúde mental: Janeiro Branco – A vida pede equilíbrio
▸ Guia Setembro Amarelo – Se precisar, peça ajuda!
▸ Primeiros Cuidados Psicológicos – Setembro Amarelo
▸ Protocolo de Pósvenção do Suicídio
▸ Uso indevido de drogas e dependência química para os servidores da SEEDF
▸ Vamos conversar sobre ansiedade?
Banco de boas práticas em qualidade de vida e bem-estar no trabalho 2022
▸ Respirar para acalmar – Apresentação (CRE Brazlândia)
▸ Respirar para acalmar – Projeto (CRE Brazlândia)
▸ Respirar para acalmar (CRE Brazlândia)
▸ Baralho da Respiração (CRE Brazlândia)
▸ Meditações para crianças (CRE Brazlândia)
▸ Projeto Boas Práticas para a Qualidade de Vida no Trabalho (CRE Planaltina)
▸ Fique bem, professor! (CRE Santa Maria)
2021
▸ Autocuidado em tempos de pandemia (CRE Sobradinho)
▸ Autocuidado, saúde e qualidade de vida (CRE Plano Piloto)
▸ Círculo de solidariedade social (CRE Plano Piloto)
▸ Viva em movimento! (Gerência de Desporto Escolar)
Realização:
Subsecretaria de Gestão de Pessoas – SUGEP
Diretoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho – DQVT