Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/05/23 às 9h10 - Atualizado em 31/05/23 às 9h44

SEEDF discute segurança escolar em seminário internacional

Evento reúne representantes do governo para debater iniciativas implementadas

Ícaro Henrique e Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

O coordenador da Comissão Permanente pela Paz nas Escolas da SEEDF, Tony Marcelo, participou de um painel que falava sobre as experiências brasileiras | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participou nesta terça-feira (30) do 1° Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar. Idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), o evento reúne, entre os dias 30 e 31 de maio, representantes do governo e autoridades, para destacar iniciativas produzidas e implementadas no Brasil e no exterior no enfrentamento à violência escolar. Enquanto a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da abertura da programação, pela tarde, o coordenador da Comissão Permanente pela Paz nas Escolas da SEEDF, Tony Marcelo, destacou medidas tomadas pela Pasta na busca por um ambiente escolar pacífico.

 

Durante a apresentação no painel que abordava experiências brasileiras sobre o tema, o coordenador enfatizou a importância de envolver os jovens no processo de construção de um ambiente seguro e pacífico nas escolas. Nesse sentido, ele destacou o projeto “Jovens Líderes”, desenvolvido por ex-alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Esse programa pioneiro, que iniciou em Santa Maria, busca identificar e capacitar jovens estudantes com habilidades de liderança, promovendo o engajamento na implementação de práticas de convivência pacífica e resolução de conflitos.

 

Além do projeto “Jovens Líderes”, Tony Marcelo também abordou outras medidas que têm sido implementadas com sucesso nas Unidades Escolares da região. Dentre elas, destacam-se a criação de comitês de mediação de conflitos, publicado no Diário Oficial do DF, a implementação de programas de educação emocional e a capacitação de professores para lidar de forma adequada com situações de violência e bullying.

 

Ao final do evento, Tony Marcelo expressou sua satisfação com os resultados alcançados. “A segurança nas escolas é uma responsabilidade coletiva, que envolve o engajamento de educadores, famílias, governos e a própria comunidade”, destacou. O coordenador do Plano reafirmou o compromisso com o trabalho incansável para promover a paz nas instituições de ensino.

 

Abertura

 

A conferência de abertura, com o tema “Justiça Restaurativa”, foi realizada pelo ministro do Superior Tribunal do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; pela juíza do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) Kátia Roncada; e pelo juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Egberto Penido. Além disso, estiveram presentes pesquisadores nacionais e internacionais, bem como a comunidade educacional e profissionais da educação.

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, participou do evento e destacou o papel da Justiça Restaurativa no combate à violência | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

“A proposta apresentada pelo MEC aos 27 estados brasileiros refere-se às ações da Justiça Restaurativa no ambiente escolar. Aqui pretendemos difundir o programa para todos os estados brasileiros na busca de coibir a violência no ambiente escolar. Vamos tratar esses e outros assuntos de enfrentamento à violência na raiz, que é onde de fato o problema se encontra e precisa ser solucionado”, explica Hélvia

 

O seminário faz parte das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), instituído pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto nº 11.469/2023, como estratégia de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. A mesa de abertura contou com a presença dos ministros que compõem o GTI, cuja coordenação é do ministro da Educação, Camilo Santana.

Governo do Distrito Federal