Governo do Distrito Federal
14/01/22 às 18h20 - Atualizado em 31/01/22 às 14h45

Material complementar

 

Avaliação Diagnóstica   

Educação Infantil   

Avaliação na Educação Infantil

↳ Avaliar: processo sensível, sistemático e cuidadoso (seção 14, páginas 53-55)

↳ Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (páginas 8 – 13)

↳ O processo de avaliação (capítulo 10, páginas 95-96)

↳ Transição Escolar: trajetórias na Educação Básica do Distrito Federal – Caderno Orientador

 

Eixos integradores da Educação Infantil: Educar, brincar, cuidar e interagir

↳ Programa Diretrizes em Ação – Brincar e Cuidar Muitas interações

↳ Currículo em Movimento da Educação Infantil (seção 06, páginas 27-32)

 

A realidade das práticas pedagógicas na Educação Infantil

↳ Crianças e Infâncias (Com)vivendo na Educação Infantil (seção 05, páginas 22-26)

↳ Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (Meta 4 – Currículos, Interações e Práticas Pedagógicas e Meta 5 – Integração com a família e a comunidade, páginas 26-34)

 

Organização dos espaços pedagógicos

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (páginas 93-95)

 

Projeto Político Pedagógico da unidade escolar

↳ A criança e a arte

↳ Da criança arteira à arte crianceira: possibilidades no trabalho pedagógico com as artes na Educação Infantil, uma reflexão sob a perspectiva histórico-cultural

Caderno da Plenarinha

↳ Caderno do Brincar

↳ Caderno Guia do Projeto Alimentação

↳ Orientação Pedagógica Projeto Político-Pedagógico e Coordenação Pedagógica nas escolas

 

Instituições Parceiras

Diretrizes Pedagógicas e Operacionais das Instituições Parceiras que ofertam Educação Infantil

 

Educação no Campo

↳ Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino

 

As chegadas: transição, acolhida e inserção na Educação Infantil

↳ Programa Diretrizes em Ação Concepções e Práticas

↳ Currículo em Movimento da Educação Infantil (seção 08, páginas 37-39)

 

Acolhida

↳ Transição Escolar: trajetórias na Educação Básica do Distrito Federal (páginas 35-39)

Ensino Fundamental   

Ensino Médio   

Educação de Jovens e Adultos   

Educação Profissional e Tecnológica   

Documentos Norteadores

Guia Pronatec de cursos FIC (2016)

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (4ª edição)

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância (páginas 14 a 21, e de acordo com a oferta de cada instituição páginas 21 a 44)

Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala 2014-2016

Entre dilemas, sonhos, projetos e vida: o Novo Ensino Médio e o itinerário de Formação Técnica e Profissional no Centro de Ensino Médio Integrado do Gama no Distrito Federal

Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões

Como escolas podem realizar busca ativa de jovens evadidos

Guia para elaboração do Plano de Curso

 

Normativos

Resolução CNE/CP n° 1, de 5 de janeiro de 2021 

Decreto n° 42.689, de 29 de outubro de 2021 

Portaria nº 193, de 28 de abril de 2017 

Portaria nº 132, de 25 de março de 2021

Resolução n° 2/2020-CEDF (atualização dos planos de curso com atenção aos artigos 206 e 207)

 

Para as Unidades Escolares Integradas e Integrais

Portaria MEC n° 1.145/2016 

Lei Distrital N° 6.036/2017

Portaria MEC n° 2.116/2019 (diretrizes, parâmetros e critérios para o EMTI)

Parecer nº 208/2017-CEDF (diretrizes pedagógicas para a Educação em Tempo Integral)

 

Para as Unidades Escolares que ofertam o Itinerário de Formação Técnica e Profissional

Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018

Parecer nº 112/2020-CEDF

Portaria nº 507, de 30 de dezembro de 2020

Biblioteca   

Orientações

Acolhimento e orientações aos profissionais atuantes nas bibliotecas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Colegas atuantes nas bibliotecas da rede pública de ensino, convidamos para que sejamos parceiros, no ano letivo 2022, pois as bibliotecas são espaços de aprendizagens entendidos como ponto de partida para a descoberta de mundos, de palavras e imagens, para oferta de contribuições ao processo de ensino e de aprendizagens. 

Nesse contexto, indicamos, especificamente, que os profissionais atuantes em bibliotecas da rede pública de ensino apreciem e tornem objetos de estudos continuados as seguintes publicações elaboradas pela Gerência das Políticas de Leitura, do Livro e das Bibliotecas (GPLEI) e já disponibilizadas nos endereços eletrônicos listados abaixo:

Caderno de orientações para a retomada das atividades presenciais nas Bibliotecas Escolares e Escolares-Comunitárias da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal 

Caderno Pedagógico Ler: a hora é agora! 

 

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