Currículo em Movimento da Educação Básica ▼
↳ A importância da Avaliação Diagnóstica
Referências para a Semana Pedagógica 2022
↳ A avaliação, regras do jogo – Charles Hadji
↳ Avaliação Desmistificada – Charles Hadji
↳ Avaliação da aprendizagem na escola – Cipriano Carlos Luckesi
↳ Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança – Philippe Perrenoud
↳ Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas – Philippe Perrenoud
↳ Avaliação formativa – Francisco Soares
Avaliação na Educação Infantil
↳ Avaliar: processo sensível, sistemático e cuidadoso (seção 14, páginas 53-55)
↳ Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (páginas 8 – 13)
↳ O processo de avaliação (capítulo 10, páginas 95-96)
↳ Transição Escolar: trajetórias na Educação Básica do Distrito Federal – Caderno Orientador
Eixos integradores da Educação Infantil: Educar, brincar, cuidar e interagir
↳ Programa Diretrizes em Ação – Brincar e Cuidar Muitas interações
↳ Currículo em Movimento da Educação Infantil (seção 06, páginas 27-32)
A realidade das práticas pedagógicas na Educação Infantil
↳ Crianças e Infâncias (Com)vivendo na Educação Infantil (seção 05, páginas 22-26)
↳ Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (Meta 4 – Currículos, Interações e Práticas Pedagógicas e Meta 5 – Integração com a família e a comunidade, páginas 26-34)
Organização dos espaços pedagógicos
↳ Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (páginas 93-95)
Projeto Político Pedagógico da unidade escolar
↳ Caderno Guia do Projeto Alimentação
↳ Orientação Pedagógica Projeto Político-Pedagógico e Coordenação Pedagógica nas escolas
Instituições Parceiras
Diretrizes Pedagógicas e Operacionais das Instituições Parceiras que ofertam Educação Infantil
Educação no Campo
↳ Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino
As chegadas: transição, acolhida e inserção na Educação Infantil
↳ Programa Diretrizes em Ação Concepções e Práticas
↳ Currículo em Movimento da Educação Infantil (seção 08, páginas 37-39)
Acolhida
↳ Transição Escolar: trajetórias na Educação Básica do Distrito Federal (páginas 35-39)
Diretrizes Pedagógicas
↳ Da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino
↳ Escolarização na Socioeducação
Inventário
↳ Guia Rápido contendo Orientações para Construção do Inventário (SUBEB/EAPE, 2021)
↳ Guia Metodológico para Construção do Inventário (Roseli Caldart, 2016)
↳ Proposta Didática para Construção de Inventário (GCAM, 2017)
Orientações Pedagógicas
↳ 3º Ciclo para as Aprendizagens
Portarias
Artigos
↳ O YouTube como instrumento para a (semi) formação na educação básica
↳ Comunicação, cultura e mundo da vida
↳ Contrato didático: o “não dito” é essencial
Diretrizes Pedagógicas
↳ Escolarização na Socioeducação
↳ Da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino do DF
Inventário
↳ Guia Metodológico para Construção do Inventário (Roseli Caldart, 2016)
Novo Ensino Médio
↳ Educação em Direitos Humanos no contexto da implementação do Novo Ensino Médio
Portaria
Educação de Jovens e Adultos ▼
Artigos
↳ É preciso acolher com mais cuidado a juventude na EJA – Ewerton de Souza
↳ Escutatória – Rubens Alves
Diretrizes
↳ Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal (2ª Edição)
↳ Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala – 2014-2016
↳ Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino
↳ Diretrizes Educacionais da Socioeducação
Normativos
↳ Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017
↳ Portaria Conjunta nº 09/2013 – SEEDF/SECRIANÇA
↳ Portaria Conjunta nº 10/2018 – SEEDF/SECRIANÇA
↳ Portaria nº 193, de 28 de abril de 2017
↳ Portaria nº 132, de 25 de março de 2021
Educação Profissional e Tecnológica ▼
Documentos Norteadores
↳ Guia Pronatec de cursos FIC (2016)
↳ Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (4ª edição)
↳ Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância (páginas 14 a 21, e de acordo com a oferta de cada instituição páginas 21 a 44)
↳ Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala 2014-2016
↳ Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões
↳ Como escolas podem realizar busca ativa de jovens evadidos
↳ Guia para elaboração do Plano de Curso
Normativos
↳ Resolução CNE/CP n° 1, de 5 de janeiro de 2021
↳ Decreto n° 42.689, de 29 de outubro de 2021
↳ Portaria nº 193, de 28 de abril de 2017
↳ Portaria nº 132, de 25 de março de 2021
↳ Resolução n° 2/2020-CEDF (atualização dos planos de curso com atenção aos artigos 206 e 207)
Para as Unidades Escolares Integradas e Integrais
↳ Portaria MEC n° 2.116/2019 (diretrizes, parâmetros e critérios para o EMTI)
↳ Parecer nº 208/2017-CEDF (diretrizes pedagógicas para a Educação em Tempo Integral)
Para as Unidades Escolares que ofertam o Itinerário de Formação Técnica e Profissional
Orientações
↳ Acolhimento e orientações aos profissionais atuantes nas bibliotecas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Colegas atuantes nas bibliotecas da rede pública de ensino, convidamos para que sejamos parceiros, no ano letivo 2022, pois as bibliotecas são espaços de aprendizagens entendidos como ponto de partida para a descoberta de mundos, de palavras e imagens, para oferta de contribuições ao processo de ensino e de aprendizagens.
Nesse contexto, indicamos, especificamente, que os profissionais atuantes em bibliotecas da rede pública de ensino apreciem e tornem objetos de estudos continuados as seguintes publicações elaboradas pela Gerência das Políticas de Leitura, do Livro e das Bibliotecas (GPLEI) e já disponibilizadas nos endereços eletrônicos listados abaixo: