![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais da Educação Infantil.
↳ Intencionalidade: propiciar ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes.
● Distribuição de turmas. |
VESPERTINO | ● Conclusão do processo de distribuição de turmas. | |
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Eixos Integradores da Educação Infantil: Educar, brincar, cuidar e interagir
↳ Intencionalidade: explorar as possibilidades de trabalho pedagógico da Educação Infantil, a partir dos eixos integradores no cotidiano escolar, e das especificidades das escolas do Campo. ↳ Material de apoio: ↳ Vídeo: Programa Diretrizes em Ação – Brincar e Cuidar – Muitas interações. ↳ Roda de Conversa: Reflexão a respeito do significado de uma “educação cuidadosa” na Educação Infantil. ↳ Leitura e discussão: Currículo em Movimento da Educação Infantil, seção 06, páginas 27-32. ↳ Sugestão para a Educação do Campo: ↳ Leitura e Discussão das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino às CREs/UNIEBs/UEs do campo, itens 1.1, 1.2 e 1.3 do Capítulo I das Diretrizes – A Educação do Campo no Distrito Federal, sobre os Marcos Normativos, Marcos Conceituais e o contexto da Educação do Campo no Distrito Federal, respectivamente. |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica na Educação Infantil
↳ Intencionalidade: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Roda de Conversa: levantamento de estratégias para conhecer a realidade da escola e das crianças, a fim de subsidiar a elaboração de instrumentos para a avaliação diagnóstica, em consonância com as especificidades da Educação Infantil. ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: ↳ Referências para a Semana Pedagógica 2022 ↳ Material complementar: ↳ Avaliar: processo sensível, sistemático e cuidadoso. Currículo em Movimento – Educação Infantil, Seção 14, páginas 53-55. ↳ Indicadores de Qualidade da Educação Infantil – páginas 7 – 13. ↳ O processo de Avaliação. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, capítulo 10, páginas 95-96. ↳ Transição Escolar: trajetórias na Educação Básica do Distrito Federal. Caderno Orientador. |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Ao recepcionar as crianças, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência da criança no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida das nossas crianças para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas?
● A realidade pedagógica na Educação Infantil e organização dos espaços pedagógicos. ↳ Intencionalidade: promover a socialização de experiências relativas aos conceitos de crianças e infâncias, por meio de estudos do Currículo em Movimento do Distrito Federal – Educação Infantil e dos Indicadores de qualidade da educação infantil pública, destacando o papel das famílias na escola e a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. ↳ Roda de conversa: discutir sobre as diferentes possibilidades para o atendimento de bebês e crianças, considerando a indissociabilidade entre as emoções, a atividade intelectual, a vinculação com as famílias e o trabalho pedagógico. ↳ Material de apoio: ↳ Crianças e Infâncias (Com) vivendo na Educação Infantil. Currículo em Movimento – Educação Infantil, seção 05, páginas 22-26. ↳ Indicadores de Qualidade da Educação Infantil – Meta 4 – Currículos, Interações e Práticas Pedagógicas e Meta 5 – Integração com a família e a comunidade, páginas 26-34. ↳ A organização das experiências de aprendizagem na proposta curricular, páginas 93-95. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. ↳ Escolas do Campo: Estudo coletivo do item 3.6 do Capítulo III: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo, referente ao Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental das Escolas do Campo: Abordagem para revelar a identidade da comunidade escolar como ferramenta para a construção do Inventário, com orientações/metodologias para produção coletiva e interdisciplinar. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado às nossas crianças?
● Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar ↳ Intencionalidade: apropriar-se das orientações para elaboração do Projeto Político-Pedagógico – PPP, bem como os projetos norteadores das ações pedagógicas na Educação Infantil. ↳ Material de apoio: ↳ Orientação Pedagógica – Projeto Político Pedagógico e Coordenação Pedagógica nas escolas para elaboração do PPP da unidade escolar, em conformidade com as diretrizes da SEEDF. ↳ No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? De onde partir para planejar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado às nossas crianças? |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● As chegadas: transição, acolhida e inserção na Educação Infantil
↳ Intencionalidade: implementar estratégias que favoreçam uma transição saudável, por meio de ações de acolhimento e inserção das crianças na Educação Infantil. ↳ Material de apoio: ↳ Vídeo: Programa Diretrizes em Ação Concepções e práticas. ↳ Leitura e discussão: Currículo em Movimento – Educação Infantil, seção 08, páginas 37-39. ↳ Roda de conversa: o que entendemos sobre acolhimento e inserção? ↳ Transição Escolar: trajetórias na Educação Básica do Distrito Federal. Caderno Orientador. páginas 35-39. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores. | |
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais do Ensino Fundamental
↳ Intencionalidade: propiciar ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes.
● Distribuição de carga horária/escolha de turmas |
VESPERTINO | ● Conclusão do processo de distribuição de carga horária/escolha de turmas | |
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Planejamento Pedagógico Curricular
↳ Intencionalidade: refletir sobre a relevância do planejamento pedagógico curricular, considerando as práticas sociais dos estudantes do Ensino Fundamental, bem como suas fragilidades e potencialidades. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e retomada dos vínculos escolares. ↳ Estudo da Organização Curricular 2022: Continuum 2020-2021-2022. ↳ Início do Planejamento didático dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico – OTP. ↳ Sugestão para a Educação do Campo: ↳ Leitura e Discussão das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino às CREs/UNIEBs/UEs do campo, itens 1.1, 1.2 e 1.3 do Capítulo I das Diretrizes – A Educação do Campo no Distrito Federal, sobre os Marcos Normativos, Marcos Conceituais e o contexto da Educação do Campo no Distrito Federal, respectivamente. ↳ Sugestão para a Escolarização na Socioeducação: ↳ Leitura e discussão das Diretrizes Pedagógicas – escolarização na Socioeducação (2014) ↳ Debate: a função pedagógica da socioeducação: a escola como espaço de promoção e garantia de direitos no sistema socioeducativo. |
VESPERTINO | ● A importância da Avaliação Diagnóstica
↳ Intencionalidade: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Encontro Virtual – Um novo tempo
↳ Palestra 1 ↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação” ↳ Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Encontro Virtual – Um novo tempo
↳ Palestra ↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Projetos e intervenções significativas para a progressão das aprendizagens
↳ Intencionalidade: conhecer e refletir sobre a realidade e os dados educacionais da Unidade Escolar para planejar, colaborativamente, os projetos e intervenções significativas para a progressão das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental. ↳ Debate e início da construção do PPP. ↳ Debate e construção dos projetos da Unidade Escolar, incluindo os propostos pela SEEDF, como por exemplo, as monitorias com os estagiários da Universidade de Brasília – UnB e demais parcerias externas, bem como os destinados aos estudantes mapeados no ano anterior e que necessitam de acompanhamento específico/ individualizado para recuperação das aprendizagens e/ou projetos interventivos da UE. ↳ Sugestão para a Educação do Campo: ↳ Nas Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino sugere-se estudo coletivo do item 3.6 do Capítulo III: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo. Este item se refere ao Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental das Escolas do Campo: abordagem para revelar a identidade da comunidade escolar. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores. | |
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais do Ensino Médio
↳ Intencionalidade: propiciar ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações (para as escolas com o ingresso de novos profissionais oriundos dos remanejamentos, por exemplo); ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às aulas; ↳ Apresentação sobre a organização das turmas de Ensino Médio, considerando a coexistência de turmas do Novo Ensino Médio e outras organizadas conforme as Diretrizes da Semestralidade; ↳ Apresentação do calendário de 2022. ↳ Material de apoio: ↳ Leitura acerca da implementação do Novo Ensino Médio: artigo publicado na Revista COMCENSO: entrevista com o professor Carlos Lafaiete Menezes, Diretor do CEMI Gama desde 2017. Desafios para a implementação do Novo Ensino Médio no Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Gama,. ↳ Vídeo “Habilidades e competências do século 21, por Charles Fadel”
● Distribuição de carga horária/escolha de turmas |
VESPERTINO | ● Conclusão do processo de distribuição de carga horária/escolha de turmas | |
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Organização do Novo Ensino Médio e protagonismo juvenil
↳ Intencionalidade: apresentar a matriz curricular aprovada para o Novo Ensino Médio. ↳ Apresentação da matriz curricular aprovada pelo Conselho de Educação do Distrito Federal ↳ Discussão acerca do que se entende por protagonismo juvenil e seus reflexos na organização do Ensino Médio. ↳ Material de apoio: ↳ Plano de Implementação do Novo Ensino Médio: Circular n.º 17/2022 – SEE/SUBEB, Processo nº 00080-00011021/2022-86. ↳ Artigo: “Comunicação, cultura e mundo da vida” |
VESPERTINO | ● A importância da Avaliação Diagnóstica
↳ Intencionalidade: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Encontro Virtual – UM NOVO TEMPO
↳ Palestra 1 ↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação” ↳ Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? ↳ Material de apoio: ↳ Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação ↳ Artigo: Contrato didático: o “não dito” é essencial ↳ Sugestão para a Escolarização na Socioeducação: ↳ Leitura e discussão das Diretrizes Pedagógicas – escolarização na Socioeducação (2014) ↳ Debate: a função pedagógica da socioeducação: a escola como espaço de promoção e garantia de direitos no sistema socioeducativo. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Encontro Virtual – UM NOVO TEMPO
↳ Palestra ↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? ● Catálogo das Eletivas e Trilhas ↳ Intencionalidades: ↳ Perceber as possibilidades de ações e propostas do Catálogo de Oferta de Unidades Eletivas e Trilhas que contemplam as diferentes áreas do conhecimento. ↳ Favorecer a escolha de eletivas de acordo com a realidade da unidade escolar. ↳ Material de apoio: ↳ “Educação em Direitos Humanos no contexto da implementação do Novo Ensino Médio” ↳ Sugestão para a Escolarização na Socioeducação: ↳ Estudo da Portaria Conjunta nº 09/2013 – SEEDF/SECRIANÇA que dispõe sobre as rotinas de acompanhamento da escolarização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e dá outras providências. ↳ Sugestão para a Educação do Campo: ↳ Leitura e Discussão das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino às CREs/UNIEBs/UEs do campo, itens 1.1, 1.2 e 1.3 do Capítulo I das Diretrizes – A Educação do Campo no Distrito Federal, sobre os Marcos Normativos, Marcos Conceituais e o contexto da Educação do Campo no Distrito Federal, respectivamente.izes-Ed-do-Campo-SEEDF.pdf |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Coordenação coletiva por área de conhecimento. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores. | |
Educação Infantil e Ensino Fundamental em Tempo Integral
(PROEITI, Escola Parque da Natureza de Brazlândia e Rede Integradora de Educação Integral da Coordenação Regional do Plano Piloto)
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações. ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às aulas. ↳ Apresentação sobre a organização das turmas. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e retomada dos vínculos escolares. ↳ Estudo da Organização Curricular 2022. ↳ Início do Planejamento didático dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico . ↳ Apresentação do calendário de 2022. ● Distribuição de Carga Horária dos professores. |
VESPERTINO | ● Distribuição de carga horária/escolha de turmas
↳ Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas. |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Material de apoio sugestões: ↳ Avaliação Diagnóstica – debate Avaliação: Caminho Para a Aprendizagem (15 min). Reflexão e proposta para o diálogo: A avaliação contínua e cumulativa é um recado para todos professores que nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre, mas deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. ↳ Avaliação Diagnóstica – documentário Pensadores na Educação: Anísio Teixeira e a construção do projeto de ensino público no Brasil – YouTube (12 min). Refletir: como a Escola Parque atual dialoga com a perspectiva de educação integral de Anísio Teixeira? |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica – SUPLAV
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Roda de conversa sobre as perspectivas da Educação em Tempo Integral e reflexão dos desafios do ano letivo de 2022, relacionando com as palestras do Dr. Anthony Portigliatti e Dr. Paulo Vieira. ↳Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? ↳ Material de apoio: ↳Leitura reflexiva da publicação Informativo Arte 61, referente ao trabalho nas Escolas Parque da Rede Pública do DF. Convidamos professores e unidades escolares a divulgarem as práticas exitosas em suas respectivas unidades escolares, encaminhando-as para o endereço eletrônico: geapla.deint@edu.se.df.gov.br |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: Roda de diálogo a partir do tema da palestra. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade de onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? ↳ Material de apoios: ↳ Reflexão sobre as temáticas da prática pedagógica levantadas pela palestra com o Prof. Dr. Leandro Karnal e o processo educativo no contexto pandêmico, sugestão de vídeo para embasar a discussão Educação na pandemia – Mario Sergio Cortella – YouTube. Quais os desafios do ano letivo 2022? Como a comunidade escolar vencerá esses desafios? Lembrem-se de revisar o PP neste momento. ↳ Escolas Parque: Vídeo: As dimensões do conhecimento de Arte. Descrição do vídeo: Neste vídeo, vamos descobrir um pouco mais sobre as seis dimensões do conhecimento e como podemos abordá-las nas aulas. Após a exibição do vídeo, promover diálogo a respeito das dimensões do conhecimento apresentadas na BNCC e seus impactos no planejamento pedagógico. |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Contribuir com as Novas Diretrizes da Educação em Tempo Integral
↳ DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – leitura, discussão e colaboração no documento norteador das novas “Diretrizes Pedagógicas Operacionais da Educação em Tempo Integral” que irá para consulta pública (link será encaminhado por e-mail) ↳ Planejamento integrado e articulado dos projetos pedagógicos, das aulas e atividades da Unidade Escolar, tendo como referência o documento em consulta pública as Diretrizes Pedagógicas Operacionais da Educação em Tempo Integral e ênfase na Meta 6 do PDE. ↳ Revisão do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar a partir das discussões e reflexões suscitadas nas atividades anteriores. ↳ Escolas Parque – Tema: Atividades complementares artísticas, culturais, esportivas e motoras do Programa Novo Mais Educação PNME – Caderno de Orientações Pedagógicas (cultura e artes e/ou esporte e lazer). Diálogo a respeito da necessidade da criação/execução de atividades complementares nas áreas supracitadas, a fim de que seja atendida a normativa. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores.
↳ Material de apoio sugestões: ↳ Educação Ambiental na Educação Em Tempo Integral ↳ Escola Parque da Natureza de Brazlândia – Documentário Ser Tão Velho Cerrado. Ano 2018. Duração 1h36. O documentário aborda de maneira didática os impactos ambientais e sociais ocorridos no bioma Cerrado, na região da Chapada dos Veadeiros – GO. O desflorestamento ocorre, brutalmente, uma vez que o Novo Código Florestal Brasileiro e algumas leis estaduais, deixaram-no desprotegido. O filme recebeu o Prêmio do Público de Melhor Filme na sétima edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Direção de André D’Elia. Atores Juliano Cazarré e Valéria Pontes, além da participação da comunidade local, tradicional e científica. ↳ Sugestões de propostas de trabalho: Reflexões críticas a respeito das temáticas abordadas no documentário; sensibilização quanto às questões ambientais, sociais, políticas, econômicas da região da Chapada dos Veadeiros; desenvolvimento de atividades pedagógicas com os estudantes. |
|
Ensino Médio Em Tempo Integral – EMTI
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações. ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às ↳ aulas. ↳ Apresentação sobre a organização das turmas. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e ↳ retomada dos vínculos escolares.
● Distribuição de carga horária/escolha de turmas |
VESPERTINO | ● Distribuição de carga horária/escolha de turmas
↳ Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas. |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Estudando o Novo Ensino Médio
↳ Objetivo: analisar e realizar leitura crítica dos documentos norteadores do Novo Ensino Médio ↳ Material de apoio sugestões: ↳ Catálogo de Projetos do EMTI* – um catálogo multimídia, com a relação dos Projetos realizados no EMTI em 2021. ↳ Guia do NemTI* – um guia explicativo sobre a implementação, funcionamento e uso das avaliações do Novo Ensino Médio em Tempo Integral. *Os documentos serão encaminhados por correio eletrônico pela Coordenação do EMTI. |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”.
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação. |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳Sugestões: ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? ↳ Quais estratégias podem ser adotadas para dar início a uma proposta pedagógica que seja efetivamente desenvolvida de forma coletiva? ↳ Palestra para Unidades Escolares EMTI: “Perspectivas do Novo Ensino Médio do Tempo Integral” – palestrante – Lúcia Nascimento – via remota (link será encaminhado por correio eletrônico). |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳Sugestões: ↳ Roda de diálogo a partir do tema da palestra. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade de onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? ↳ Material de apoio sugestão: ↳ Roda de conversa sobre as perspectivas do Novo Ensino Médio em Tempo Integral com base no Material: ↳ Catálogo dos Projetos Pedagógicos do Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI: um catálogo multimídia, com a relação dos Projetos pedagógicos realizados no EMTI em 2021 ↳ Guia do Novo Ensino Médio em Tempo Integral – NEMTI – um guia explicativo sobre a implementação, funcionamento e uso das avaliações do Novo Ensino Médio em Tempo Integral. ↳ Iniciar a roda de conversa a partir das reflexões suscitadas com a palestra do Prof. Dr. Leandro Karnal e os desafios de implementação no Novo Ensino Médio em Tempo Integral ↳ Atividade: elaboração de arranjos pedagógicos do NEMTI. |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Coordenação coletiva por área de conhecimento.
↳Novas Diretrizes da educação em tempo integral – DF ↳Objetivo: analisar e realizar leitura crítica das Novas Diretrizes da Educação em Tempo Integral do DF ↳ Material de apoio: ↳ Diretrizes da educação em tempo integral – leitura, discussão e colaboração no documento norteador “Diretrizes Pedagógicas Operacionais da Educação em Tempo ↳ Integral”. (link será encaminhado por e-mail) ↳ Revisão do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar a partir das discussões e reflexões suscitadas nas atividades anteriores.Revisão do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar a partir das discussões do matutino sobre as competências da BNCC e do Catálogo de ↳ Projetos Pedagógicos do Ensino Médio em Tempo Integral e do Guia do Novo Ensino Médio em Tempo Integral. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores.
↳ Objetivo: estudo das dez competências da BNCC para embasar planejamento coletivo por área do conhecimento. ↳ Material de apoio sugestões: Roda de Conversa: As dez Competências da Base Nacional Comum Curricular e os arranjos pedagógicos do Novo Ensino Médio em Tempo Integral. Material Pedagógico de apoio: ↳ As Competências Gerais da Base com Anna Penido. ↳ A BNCC nos Currículos, com Anna Penido. |
|
⇵ Centro de Ensino Especial
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Rodada de apresentações (para as escolas com o ingresso de novos profissionais oriundos dos remanejamentos, por exemplo); ↳ Apresentação e reorganização das turmas, os Supervisores irão explicar as características e peculiaridades de cada turma/série/ano.
● Distribuição de Carga Horária dos Professores |
VESPERTINO | ● Distribuição de Carga Horária dos Professores
↳ Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas. |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Materiais importantes para o Ensino Especial
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da escrituração na Educação Especial. ↳ Disponibilização do link da curadoria 2022 da Educação Especial – SUBIN/DEIN: https://drive.google.com/drive/folders/1d3zi4yX8a_hN4Teny4XWTEePeBxagePM |
VESPERTINO | ● Sugestões de atividades a serem realizadas com a comunidade escolar na Semana Pedagógica 2022.
↳ Levantamento/discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar a fim de encorajar a comunidade escolar ao enfrentamento dos desafios diante do retorno às aulas no ano letivo de 2022; ↳ Promover momentos de escuta sensível e apoio aos funcionários no retorno às atividades/atendimentos/aulas; ↳ Criação de espaços para atividades e reflexões agradáveis, para realizarem em grupo, respeitando as normas de segurança sanitária; ↳ Atividades de fortalecimento do vínculo colaborativo entre a equipe de profissionais da unidade escolar; ↳ Promover a participação de todos para que se sintam envolvidos nas ações promovidas pela unidade escolar frente à complexidade do contexto pandêmico enfrentado com o retorno às atividades presenciais; ↳ Fomentar práticas de autocuidado; ↳ (Re)Organização dos ambientes: salas de aula, de professores, ou outros espaços para receber a equipe escolar quanto os estudantes; ↳ Fomentar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um; ↳ Tornar ambiente receptivo: mensagens positivas, de boas-vindas; receber com empatia e com carinho a comunidade escolar; ↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional. |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Perguntas qualificadas – debate sobre a palestra do matutino ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Como transpor o tema da palestra para minha realidade? ↳ Que ferramentas eu tenho de forma que possa impactar nessa realidade (aluno, currículo, emoção, família, condição sócio econômica …) ↳ Qual o sonho que vamos reconstruir a partir das ferramentas que temos? ↳ Reflexão sobre o PP, existente, da escola. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Perguntas qualificadas – debate sobre a palestra do matutino ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Visando a busca da qualidade educacional dentro do que foi explanado, fazendo a dicotomia: necessidade/possibilidade. |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Organizar o ano letivo de 2022
↳ Objetivo: mobilizar toda a unidade escolar para um momento de reorganização. ↳ Sugestões: ↳ Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva; ↳ Planejar ações de acolhida aos estudantes que privilegiam a escuta sensível e a re/adaptação dos estudantes; ↳ Preparação em equipe da recepção dos pais/responsáveis e estudantes; ↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional; ↳ É importante que todo o planejamento de ações do retorno às aulas sejam pensados e executados por toda a comunidade escolar. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores.
↳ Executar ações de acolhimento às famílias e aos estudantes; ↳ Preparação dos espaços para recepção dos pais/responsáveis e estudantes; e ↳ Disponibilização de cartazes informativos à comunidade, disponibilizando canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional. |
|
⇵ Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais – CEEDV, Escola Bilíngüe, Classe Especial e Sala de Recurso
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Rodada de apresentações (para as escolas com o ingresso de novos profissionais oriundos dos remanejamentos, por exemplo); ↳ Apresentação e reorganização das turmas, os Supervisores irão explicar as características e peculiaridades de cada turma/série/ano.
● Distribuição de Carga Horária dos Professores |
VESPERTINO | ● Distribuição de Carga Horária dos Professores
Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas. |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Materiais importantes para o Ensino Especial
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da escrituração na Educação Especial. ↳ Disponibilização do link da curadoria 2022 da Educação Especial – SUBIN/DEIN: https://drive.google.com/drive/folders/1d3zi4yX8a_hN4Teny4XWTEePeBxagePM ↳ Sugestões de atividades a serem realizadas com a comunidade escolar na Semana Pedagógica 2022. ↳ Levantamento/discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar a fim de encorajar a comunidade escolar ao enfrentamento dos desafios diante do retorno às aulas no ano letivo de 2022; ↳ Promover momentos de escuta sensível e apoio aos funcionários no retorno às atividades/atendimentos/aulas; ↳ Criação de espaços para atividades e reflexões agradáveis, para realizarem em grupo, respeitando as normas de segurança sanitária; ↳ Atividades de fortalecimento do vínculo colaborativo entre a equipe de profissionais da unidade escolar; ↳ Promover a participação de todos para que se sintam envolvidos nas ações promovidas pela unidade escolar frente à complexidade do contexto pandêmico enfrentado com o retorno às atividades presenciais; ↳ Fomentar práticas de autocuidado; ↳ (Re)Organização dos ambientes: salas de aula, de professores, ou outros espaços para receber a equipe escolar quanto os estudantes; ↳ Fomentar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um; ↳ Tornar ambiente receptivo: mensagens positivas, de boas-vindas; receber com empatia e com carinho a comunidade escolar; ↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional. |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: ↳ Referências para a Semana Pedagógica 2022 ↳ Sugestões: ↳ Avaliação Diagnóstica – debate Avaliação: Caminho Para a Aprendizagem (15 min). Reflexão e proposta para o diálogo: A avaliação contínua e cumulativa é um recado para todos professores que nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre, mas deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. ↳ Avaliação Diagnóstica – documentário Pensadores na Educação: Anísio Teixeira e a construção do projeto de ensino público no Brasil – YouTube (12 min). Refletir: como a Escola Parque atual dialoga com a perspectiva de educação integral de Anísio Teixeira? |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Perguntas qualificadas – debate sobre a palestra do matutino ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Como transpor o tema da palestra para minha realidade? ↳ Que ferramentas eu tenho de forma que possa impactar nessa realidade (aluno, currículo, emoção, família, condição sócio econômica…) ↳ Qual o sonho que vamos reconstruir a partir das ferramentas que temos? Reflexão sobre o PP, existente, da escola. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Perguntas qualificadas – debate sobre a palestra do matutino ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Visando a busca da qualidade educacional dentro do que foi explanado, fazendo a dicotomia: necessidade/possibilidade. |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Organizar o ano letivo de 2022
↳ Objetivo: mobilizar toda a unidade escolar para um momento de reorganização. ↳ Sugestões: ↳ Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva; ↳ Planejar ações de acolhida aos estudantes que privilegiam a escuta sensível e a re/adaptação dos estudantes; ↳ Preparação em equipe da recepção dos pais/responsáveis e estudantes; ↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional; ↳ É importante que todo o planejamento de ações do retorno às aulas sejam pensados e executados por toda a comunidade escolar. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores.
↳ Executar ações de acolhimento às famílias e aos estudantes; ↳ Preparação dos espaços para recepção dos pais/responsáveis e estudantes; e ↳ Disponibilização de cartazes informativos à comunidade, disponibilizando canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional. |
|
⇵ Educação Precoce
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Rodada de apresentações (para as escolas com o ingresso de novos profissionais oriundos dos remanejamentos, por exemplo); ↳ Apresentação e reorganização das turmas, os Supervisores irão explicar as características e peculiaridades de cada turma/série/ano.
● Distribuição de Carga Horária dos Professores |
VESPERTINO | ● Distribuição de Carga Horária dos Professores
↳ Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas. |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Materiais importantes para o Ensino Especial
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da escrituração na Educação Especial. ↳ Disponibilização do link da curadoria 2022 da Educação Especial – SUBIN/DEIN: https://drive.google.com/drive/folders/1d3zi4yX8a_hN4Teny4XWTEePeBxagePM |
VESPERTINO | ● Sugestões de atividades a serem realizadas com a comunidade escolar na Semana Pedagógica 2022.
↳ Levantamento/discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar a fim de encorajar a comunidade escolar ao enfrentamento dos desafios diante do retorno às aulas no ano letivo de 2022; ↳ Promover momentos de escuta sensível e apoio aos funcionários no retorno às atividades/atendimentos/aulas; ↳ Criação de espaços para atividades e reflexões agradáveis, para realizarem em grupo, respeitando as normas de segurança sanitária; ↳ Atividades de fortalecimento do vínculo colaborativo entre a equipe de profissionais da unidade escolar; ↳ Promover a participação de todos para que se sintam envolvidos nas ações promovidas pela unidade escolar frente à complexidade do contexto pandêmico enfrentado com o retorno às atividades presenciais; ↳ Fomentar práticas de autocuidado; ↳ (Re)Organização dos ambientes: salas de aula, de professores, ou outros espaços para receber a equipe escolar quanto os estudantes; ↳ Fomentar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um; ↳ Tornar ambiente receptivo: mensagens positivas, de boas-vindas; receber com empatia e com carinho a comunidade escolar; ↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional. |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Perguntas qualificadas – debate sobre a palestra do matutino ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Como transpor o tema da palestra para minha realidade? ↳ Que ferramentas eu tenho de forma que possa impactar nessa realidade (aluno, currículo, emoção, família, condição sócio econômica…) ↳ Qual o sonho que vamos reconstruir a partir das ferramentas que temos? ↳ Reflexão sobre o PP, existente, da escola. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Perguntas qualificadas – debate sobre a palestra do matutino ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Visando a busca da qualidade educacional dentro do que foi explanado, fazendo a dicotomia: necessidade/possibilidade. |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Organizar o ano letivo de 2022
↳ Objetivo: mobilizar toda a unidade escolar para um momento de reorganização. ↳ Sugestões: ↳ Re/Organização das grades de atendimento da Educação Especial/Inclusiva; ↳ Planejar ações de acolhida aos estudantes que privilegiam a escuta sensível e a re/adaptação dos estudantes; ↳ Preparação em equipe da recepção dos pais/responsáveis e estudantes; ↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional; ↳ É importante que todo o planejamento de ações do retorno às aulas sejam pensados e executados por toda a comunidade escolar. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores.
↳ Executar ações de acolhimento às famílias e aos estudantes; ↳ Preparação dos espaços para recepção dos pais/responsáveis e estudantes; e ↳ Disponibilização de cartazes informativos à comunidade, disponibilizando canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional. |
|
⇵ EJA Interventiva
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Rodada de apresentações (para as escolas com o ingresso de novos profissionais oriundos dos remanejamentos, por exemplo); ↳ Apresentação e reorganização das turmas, os Supervisores irão explicar as características e peculiaridades de cada turma/série/ano.
● Distribuição de Carga Horária dos Professores |
VESPERTINO | ● Distribuição de Carga Horária dos Professores
↳ Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas. |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Materiais importantes para o Ensino Especial
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da escrituração na Educação Especial. Disponibilização do link da curadoria 2022 da Educação Especial – SUBIN/DEIN: https://drive.google.com/drive/folders/1d3zi4yX8a_hN4Teny4XWTEePeBxagePM ↳ Sugestões de atividades a serem realizadas com a comunidade escolar na Semana Pedagógica 2022. ↳ Levantamento/discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar a fim de encorajar a comunidade escolar ao enfrentamento dos desafios diante do retorno às aulas no ano letivo de 2022; ↳ Promover momentos de escuta sensível e apoio aos funcionários no retorno às atividades/atendimentos/aulas; ↳ Criação de espaços para atividades e reflexões agradáveis, para realizarem em grupo, respeitando as normas de segurança sanitária; ↳ Atividades de fortalecimento do vínculo colaborativo entre a equipe de profissionais da unidade escolar; ↳ Promover a participação de todos para que se sintam envolvidos nas ações promovidas pela unidade escolar frente à complexidade do contexto pandêmico enfrentado com o retorno às atividades presenciais; ↳ Fomentar práticas de autocuidado; (Re)Organização dos ambientes: salas de aula, de professores, ou outros espaços para receber a equipe escolar quanto os estudantes; ↳ Fomentar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um; ↳ Tornar ambiente receptivo: mensagens positivas, de boas-vindas; receber com empatia e com carinho a comunidade escolar; ↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional. |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: ↳ Referências para a Semana Pedagógica 2022 ↳ Sugestões: ↳ Avaliação Diagnóstica – debate Avaliação: Caminho Para a Aprendizagem (15 min). Reflexão e proposta para o diálogo: A avaliação contínua e cumulativa é um recado para todos professores que nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre, mas deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. ↳ Avaliação Diagnóstica – documentário Pensadores na Educação: Anísio Teixeira e a construção do projeto de ensino público no Brasil – YouTube (12 min). Refletir: como a Escola Parque atual dialoga com a perspectiva de educação integral de Anísio Teixeira? |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Perguntas qualificadas – debate sobre a palestra do matutino ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Como transpor o tema da palestra para minha realidade? ↳ Que ferramentas eu tenho de forma que possa impactar nessa realidade (aluno, Currículo, emoção, família, condição sócio econômica…) ↳ Qual o sonho que vamos reconstruir a partir das ferramentas que temos? Reflexão sobre o PP, existente, da escola. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Perguntas qualificadas – debate sobre a palestra do matutino ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Visando a busca da qualidade educacional dentro do que foi explanado, fazendo a dicotomia: necessidade/possibilidade. |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Organizar o ano letivo de 2022
↳ Objetivo: mobilizar toda a unidade escolar para um momento de reorganização. ↳ Sugestões: ↳ Planejar ações de acolhida aos estudantes que privilegiam a escuta sensível e a re/adaptação dos estudantes; ↳ Preparação em equipe da recepção dos pais/responsáveis e estudantes; ↳ Colocar à disposição canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional; e ↳ É importante que todo o planejamento de ações do retorno às aulas seja pensado e executado por toda a comunidade escolar. ↳ Executar ações de acolhimento às famílias e aos estudantes; ↳ Preparação dos espaços para recepção dos pais/responsáveis e estudantes; e ↳ Disponibilização de cartazes informativos à comunidade, disponibilizando canais de acolhimento e escuta com o suporte da orientação educacional. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores.
↳ Lançamento da Pesquisa “Caminhos para a EJA Interventiva”, a qual objetiva coletar informações sobre as principais práticas, questões, desafios, dificuldades, anseios, dúvidas e sugestões em relação à EJA Interventiva, a fim de subsidiar o planejamento de ações formativas e o direcionamento de políticas públicas para essa oferta. ↳ O link do Formulário disponibilizado abaixo estará aberto para preenchimento por professores a partir de 14/03/2022. ↳ Etapas da Pesquisa ↳ Lançamento da Pesquisa: 11/02/2022 ↳ Período para divulgação: 14/02/2022 até 11/03/2022 ↳ Período para preenchimento do formulário: De 14/03/2022 até 08/04/2022 ↳ Divulgação dos resultados da pesquisa: 11/05/2022 ↳ Link da pesquisa para preenchimento a partir de 14/03: https://forms.gle/4FrULzxedaX5ZGjQA |
|
•Educação de Jovens e Adultos ▼•
![]() 7/2 |
MATUTINO
VESPERTINO NOTURNO |
● Acolhimento dos professores e demais profissionais da Educação de Jovens e Adultos
↳ Intencionalidade: propiciar ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes.
● Distribuição de carga horária/escolha de turmas ↳ Material de apoio: Vídeo: Sou feita de retalhos (1min41s) |
![]() 8/2 |
MATUTINO
VESPERTINO NOTURNO |
● A importância da Avaliação Diagnóstica
Intencionalidade: fortalecer a reflexão sobre a importância da avaliação e instigar a prática avaliativa voltada para as aprendizagens. ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação”
● Momento de Debate ↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? |
VESPERTINO | ● Momento Reflexivo acerca do PPP da unidade escolar
↳ Intencionalidade: refletir sobre a importância de atualizar o PPP da unidade escolar, considerando as práticas sociais da comunidade escolar. ↳ Organização dos professores em grupos para leitura do texto sugerido; ↳ Roda de conversa: Como o reconhecimento da trajetória de vida dos estudantes da EJA em seu contexto social garante uma relação mais humanizada no processo de ensino e de aprendizagem? ↳ Revisitação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade escolar: esse momento coletivo deve ser utilizado para iniciar a revisitação do PPP, a partir de reflexões acerca das especificidades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos e das necessidades da comunidade escolar, bem como elencar os projetos e ações que podem fortalecer as aprendizagens. ↳ Material de apoio: ↳ Artigo: É preciso acolher com mais cuidado a juventude na EJA – Ewerton de Souza |
|
NOTURNO | ● Momento Reflexivo acerca do PPP da unidade escolar
↳ Intencionalidade: refletir sobre a importância de atualizar o PPP da unidade escolar, considerando as práticas sociais da comunidade escolar. ↳ Organização dos professores em grupos para leitura do texto sugerido; ↳ Roda de conversa: Como o reconhecimento da trajetória de vida dos estudantes da EJA em seu contexto social garante uma relação mais humanizada no processo de ensino e de aprendizagem? ↳ Revisitação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade escolar: esse momento coletivo deve ser utilizado para iniciar a revisitação do PPP, a partir de reflexões acerca das especificidades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos e das necessidades da comunidade escolar, bem como elencar os projetos e ações que podem fortalecer as aprendizagens. ↳ Material de apoio: Artigo: É preciso acolher com mais cuidado a juventude na EJA. Ewerton de Souza. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO”
● Momento de Debate ↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? |
VESPERTINO | ● O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos – EJA
↳ Intencionalidade: refletir sobre a relevância do planejamento escolar, considerando as práticas sociais dos estudantes da EJA. ↳ Organização dos professores em grupos para leitura dos textos sugeridos. ↳ Roda de conversa – Como a escuta sensível pode ser utilizada como instrumento para que o professor possa acolher e se sentir acolhido? ↳ Planejamento Pedagógico do(a) Professor(a): a construção do planejamento pedagógico deve apresentar atividades, estratégias e intervenções que favoreçam o processo de ensino e de aprendizagem, considerando a trajetória de vida, o contexto social e as possibilidades de inserção desses estudantes no mundo do trabalho. ↳ Material de apoio: ↳ Texto: Escutatória, de Rubem Alves ↳ Para revisitação do PPP e planejamento pedagógico coletivo e individual, é indispensável a retomada dos seguintes documentos norteadores referentes à modalidade EJA: – Resolução CNE/CEB nº 1, de 28 de maio de 2021 – Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal – 2ª Edição (p 12 a 14; 19 a 21; 32 a 37; 52 a 57). – Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos. – Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala – 2014-2016. ↳ Para as Escolas do Campo que ofertam EJA, indica-se ainda: – Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino – Com destaque para os itens 1.1, 1.2 e 1.3 do Capítulo I; 3.6 do Capítulo III ↳ Para as unidades escolares que ofertam EJA a Distância, indica-se ainda: – Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância. – Diretrizes Pedagógicas – Escolarização na Socioeducação – Portaria Conjunta nº 09/2013 – SEEDF/SECRIANÇA – Portaria Conjunta nº 10/2018 – SEEDF/SECRIANÇA ↳ Para as Unidades Escolares que ofertam Educação Profissional e Tecnologia integrada à Educação de Jovens e Adultos indica-se ainda: |
|
NOTURNO | ● O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos – EJA
↳ Intencionalidade: refletir sobre a relevância do planejamento escolar, considerando as práticas sociais dos estudantes da EJA. ↳ Organização dos professores em grupos para leitura dos textos sugeridos ↳ Roda de conversa: Como a escuta sensível pode ser utilizada como instrumento para que o professor possa acolher e se sentir acolhido? ↳ Planejamento Pedagógico do(a) Professor(a): a construção do planejamento pedagógico deve apresentar atividades, estratégias e intervenções que favoreçam o processo de ensino e de aprendizagem, considerando a trajetória de vida, o contexto social e as possibilidades de inserção desses estudantes no mundo do trabalho. ↳ Material de apoio: ↳ Texto: Escutatória, de Rubem Alves |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO
VESPERTINO NOTURNO |
● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores. |
•Educação Profissional e Tecnológica ▼•
![]() 7/2 |
MATUTINO
VESPERTINO NOTURNO |
● Acolhimento dos professores e demais profissionais da Educação Profissional e Tecnológica
↳ Intencionalidade: propiciar ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes.
● Distribuição de carga horária/escolha de turmas |
↳ | ||
![]() 8/2 |
MATUTINO
VESPERTINO NOTURNO |
● A importância da Avaliação Diagnóstica
↳ Intencionalidade: fortalecer a reflexão sobre a importância da avaliação e instigar a prática avaliativa voltada para as aprendizagens. ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação”
● Discussão sobre a palestra (perguntas qualificadas) e proposição de ações de incentivo à permanência e êxito ↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um debate sobre a volta às aulas, partindo de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Na recepção aos estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los, orientá-los e apoiá-los no seu processo de formação profissional? ↳ Que ações podem ser desenvolvidas com o intuito de incentivar a permanência e o êxito escolar, combatendo a evasão no contexto da Educação Profissional? ↳ Quem são nossos estudantes? Como foi o seu desempenho no desenvolvimento de competências e habilidades nos módulos anteriores? ↳ Que ações podem ser propostas e como estas podem ser operacionalizadas para o resgate das aprendizagens e competências (aulões, monitorias, projetos…)? ↳ Material de apoio: ↳ Artigo: “Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões” ↳ Texto: “Como escolas podem realizar busca ativa de jovens evadidos |
VESPERTINO
NOTURNO |
● Formação sobre Educação Profissional e Tecnológica, atualização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e definição de períodos e datas no Calendário da Unidade Escolar
↳ Intencionalidades: ↳ Propiciar momento formativo sobre a modalidade Educação Profissional e Tecnológica, considerando as especificidades da comunidade escolar. ↳ Refletir sobre a atualização do PPP, considerando as especificidades dos estudantes da Educação Profissional e as necessidades da comunidade escolar, assim como os projetos e ações que podem fortalecer as aprendizagens dos estudantes ↳ Apresentação do Calendário Escolar 2022 e definição dos dias letivos móveis, períodos e datas relevantes para a unidade escolar. ↳ Materiais de apoio: |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO
NOTURNO |
● Coordenação pedagógica específica de cada curso
↳ Intencionalidade: mobilizar a equipe para um debate acerca das especificidades do curso em que atua, partindo de uma reflexão, em grupos. ↳ Planejamento das ações de cada curso. ↳ Discussão sobre o curso e suas perspectivas: projetos e eventos para o período letivo; planejamento de propostas para os dias letivos móveis. ↳ Organização para a atualização (ou proposição) dos Planos de Curso, com atenção aos artigos 206 e 207 da Resolução nº 2/2020-CEDF, em consonância com o Guia para Elaboração de Plano de Curso – CEDF. ↳ Materiais de Apoio: ↳ Guia para Elaboração de Plano de Curso, do Conselho de Educação do Distrito Federal ↳ Portaria nº 132/2021 – SEEDF (Proposição de Cursos Técnicos de Nível Médio) ↳ Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – 4ª Edição ↳ Portaria nº 193/2017 – SEEDF (Proposição de Cursos de Qualificação Profissional) |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO
VESPERTINO NOTURNO |
● Coordenação Pedagógica Individual
↳ Intencionalidade: oportunizar aos professores tempo para o planejamento. ↳ Elaboração dos Planos de Ensino ↳ Planejamento de aulas. |
•Escolas de Natureza Especial ▼•
⇵ Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações. ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às aulas. ↳ Apresentação sobre a organização das turmas. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e retomada dos vínculos escolares. ↳ Início do Planejamento didático dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico . ↳ Apresentação do calendário de 2022.
● Distribuição de Carga Horária dos professores. |
VESPERTINO | ● Distribuição de carga horária/escolha de turmas
↳ Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Material de apoio: ↳ Leitura e debate das Diretrizes de Avaliação Educacional ↳ Avaliação Diagnóstica da Escola Parque – documentário Pensadores na Educação: Anísio Teixeira e a construção do projeto de ensino público no Brasil – YouTube (12 min). Refletir: como a Escola Parque atual dialoga com a perspectiva de educação integral de Anísio Teixeira? |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação” ● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? ↳ Material de apoio: ↳ Leitura reflexiva da publicação Informativo Arte 61, referente ao trabalho nas Escolas Parque da Rede Pública do DF. Convidamos professores e unidades escolares a divulgarem as práticas exitosas em suas respectivas unidades escolares, encaminhando-as para o endereço eletrônico: geapla.deint@edu.se.df.gov.br |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Roda de diálogo a partir do tema da palestra e o título da semana pedagógica: “Re-construindo sonhos, avivando esperanças:” ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade de onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? ↳ Que movimentos precisamos fazer em nossa escola em nome de sua ressignificação? ↳ Quais são as necessidades da nossa comunidade escolar? ↳ Quais estratégias podem ser adotadas para dar início a uma proposta pedagógica que seja efetivamente desenvolvida de forma coletiva? ↳ Material de apoio: ↳ Vídeo: As dimensões do conhecimento de Arte. Descrição do vídeo: Com a implementação da BNCC, a Arte ganhou um novo olhar e uma nova forma de ser ensinada. Neste vídeo vamos descobrir um pouco mais sobre as seis dimensões do conhecimento e como podemos abordá-las nas aulas. Após a exibição do vídeo, promover diálogo a respeito das dimensões do conhecimento apresentadas na BNCC, e seus impactos no planejamento pedagógico. |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Ensino da Arte-Educação na Educação Básica
↳ Objetivo: planejar o processo de ensino-aprendizagem e uso de metodologias ativas para Arte-Educação ↳ Discutir sobre as Metodologias Ativas na Arte, Informática e Educação Física. ↳ Relatos de experiências exitosas já desenvolvidas na escola. ↳ Planejar agrupamento para o momento de planejamento no vespertino. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores. | |
⇵ Centro Interescolar de Línguas – CIL
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações. ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às aulas. ↳ Apresentação sobre a organização das turmas. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e retomada dos vínculos escolares. ↳ Início do Planejamento didático dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico ↳ Apresentação do calendário de 2022.
● Distribuição de Carga Horária dos professores. |
VESPERTINO | ● Distribuição de carga horária/escolha de turmas
↳ Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas. |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Avaliação Formativa no CIL
↳ Objetivo: a importância da avaliação formativa e a função social dos Centros Interescolares de Línguas – CIL ↳ Sugestões: ↳ Formação remota com Prof. Me Karina Fares (GEAPLA/DEINT/SUBIN) – link será enviado por e-mail |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
NOTURNO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: ↳ Referências para a Semana Pedagógica 2022 ↳ Avaliação e Função Social dos CILs – Formação remota com Prof. Me Karina Fares (GEAPLA/DEINT/SUBIN) – link será enviado por e-mail |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação” ● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? ↳ Que movimentos precisamos fazer em nossa escola para irmos ao encontro de sua função social? ↳ Quais são as nossas necessidades de formação individuais e como grupo? ↳ Que estratégias podemos adotar para uma construção efetivamente coletiva de nossa proposta pedagógica? |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Roda de diálogo a partir do tema da palestra, ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade de onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? ↳ Que movimentos precisamos fazer em nossa escola em nome de sua ressignificação? ↳ Quais são as necessidades de nossa comunidade? ↳ De que maneira podemos re-construir os sonhos envolvidos na promoção da educação pública de qualidade? ↳ Quais estratégias podem ser adotadas para dar início a uma proposta pedagógica que seja efetivamente desenvolvida de forma coletiva? |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Coordenação coletiva por área de conhecimento
● Aprendizagem de línguas estrangeiras por ciclos ↳ Objetivo: Refletir sobre os Ciclos de Aprendizagens no ensino-aprendizagem de língua estrangeira em atendimento às Diretrizes Pedagógicas dos CILs ↳ Sugestões: ↳ Formação remota com Prof. Me Karina Fares (GEAPLA/DEINT/SUBIN) (link será enviado por e-mail) |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores. | |
⇵ Escola da Natureza
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações. ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às aulas. ↳ Apresentação sobre a organização das turmas. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e retomada dos vínculos escolares. ↳ Início do Planejamento didático dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico . ↳ Apresentação do calendário de 2022.
● Distribuição de Carga Horária dos professores. |
VESPERTINO | ● Distribuição de carga horária/escolha de turmas
↳ Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas. |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Avaliação Formativa na Educação Ambiental.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação formativa ↳ Como avaliar? Quais os resultados esperados? ↳ A Educação Ambiental na BNCC e o processo de avaliação formativa. ↳ A avaliação formativa é início ou processo? |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica.
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | |
VESPERTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade de onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Educação Ambiental no Currículo em Movimento
↳ Objetivo: abordagem da educação ambiental como tema transversal curricular ↳ Material de apoio: ↳ Documentário Ser Tão Velho Cerrado. Ano 2018. Duração 1h36. O documentário aborda de maneira didática os impactos ambientais e sociais ocorridos no bioma Cerrado, na região da Chapada dos Veadeiros – GO. O desflorestamento ocorre brutalmente, uma vez que o Novo Código Florestal Brasileiro e algumas leis estaduais, deixaram-no desprotegido. O filme recebeu o Prêmio do Público de Melhor Filme na sétima edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Direção de André D’Elia. Atores Juliano Cazarré e Valéria Pontes, além da participação da comunidade local, tradicional e científica. Documentário SERTÃO VELHO CERRADO português – YouTube Sugestões de propostas de trabalho: Reflexões críticas a respeito das temáticas abordadas no documentário; Sensibilização quanto às questões ambientais, sociais, políticas, econômicas da região da Chapada dos Veadeiros; Desenvolvimento de atividades pedagógicas com os estudantes. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores | |
⇵ PROEM
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações. ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às aulas. ↳ Apresentação sobre a organização das turmas. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e retomada dos vínculos escolares. ↳ Início do Planejamento didático dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico . ↳ Apresentação do calendário de 2022. ↳ Distribuição de Carga Horária dos professores. |
VESPERTINO | ● Distribuição de Carga Horária dos Professores
● Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Sugestões:
↳ Realização de uma roda de conversa, coordenada pela equipe gestora para que todos possam se sentir acolhidos e pertencentes ao ambiente de trabalho. |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Como transpor o tema da palestra para minha realidade? ↳ Que ferramentas eu tenho de forma que possa impactar nessa realidade (aluno, currículo, emoção, família, condição sócio econômica …) ↳ Qual o sonho que vamos reconstruir a partir das ferramentas que temos? Reflexão sobre o PP, existente, da escola. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Realizar rodas de conversas com o tema gerador sobre a palestra apresentada no matutino. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade de onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Organizar o ano letivo de 2022
↳ Objetivo: mobilizar toda a unidade escolar para um momento de reorganização. ↳ Sugestões: ↳ Levantar discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar e ouvi-los acerca do sentimento que os ronda na volta às aulas no ano letivo de 2022; ↳ Ressaltar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores | |
⇵ Escola Meninos e Meninas do Parque
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações. ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às aulas. ↳ Apresentação sobre a organização das turmas. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e retomada dos vínculos escolares. ↳ Início do Planejamento didático dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico . ↳ Apresentação do calendário de 2022.
● Distribuição de Carga Horária dos professores |
VESPERTINO | ● Distribuição de Carga Horária dos Professores
● Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Sugestões:
↳ Levantar discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar e ouvi-los acerca do sentimento que permeia o retorno ao ano letivo de 2022. |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? ↳ Que realidade tenho hoje na minha escola? ↳ Como transpor o tema da palestra para minha realidade? ↳ Que ferramentas eu tenho de forma que possa impactar nessa realidade (aluno, currículo, emoção, família, condição sócio econômica …) ↳ Qual o sonho que vamos reconstruir a partir das ferramentas que temos? Reflexão sobre o PP, existente, da escola. |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Roda de diálogo a partir do tema da palestra. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade de onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Organizar o ano letivo de 2022
↳ Objetivo: mobilizar toda a unidade escolar para um momento de reorganização. ↳ Sugestões: ↳ Levantar discussões sobre ações adotadas pela Unidade Escolar e ouvi-los acerca do sentimento que os ronda na volta às aulas no ano letivo de 2022; ↳ Ressaltar a valorização da equipe ressaltando a importância de cada um. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores | |
⇵ Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem
![]() 7/2 |
MATUTINO | ● Acolhimento dos professores e demais profissionais
↳ Objetivo: Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes. ↳ Sugestões: ↳ Acolhimento da equipe e rodada de apresentações. ↳ Atualizações gerais a respeito do funcionamento da escola; protocolos de volta às aulas. ↳ Apresentação sobre a organização das turmas. ↳ Organização dos espaços escolares para o acolhimento dos estudantes. ↳ Debate sobre a importância da busca ativa na perspectiva da permanência escolar e retomada dos vínculos escolares. ↳ Início do Planejamento didático dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico . ↳ Apresentação do calendário de 2022. ↳ Material de apoio: Guia de Acolhimento a Comunidade Escolar Recomendação – Guia de Acolhimento
● Distribuição de Carga Horária dos Professores |
VESPERTINO | ● Distribuição de Carga Horária dos Professores
● Conclusão do processo de distribuição de Carga Horária dos professores/escolha de turmas |
|
![]() 8/2 |
MATUTINO | ● Material de apoio:
↳ Avaliação Diagnóstica – debate Avaliação: Caminho Para a Aprendizagem (15 min). Reflexão e proposta para o diálogo: A avaliação contínua e cumulativa é um recado para todos professores que nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre, mas deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. ↳ Avaliação Diagnóstica – documentário Pensadores na Educação: Anísio Teixeira e a construção do projeto de ensino público no Brasil – YouTube (12 min). Refletir: como a Escola Parque atual dialoga com a perspectiva de educação integral de Anísio Teixeira? ↳ Pontos de discussão: ↳ Como entender o desenvolvimento humano e a aprendizagem, a partir da perspectiva histórico-cultural ↳ Como avaliar as “ensinagens”? – reflexão crítica sobre o trabalho docente e as estratégias pedagógicas no cotidiano escolar ↳ Como implicar o estudante em seu processo de aprendizagem, ressignificando a avaliação escolar ↳ Como interpretar os dados das avaliações, relacionando-os à organização do trabalho pedagógico ↳ Sugestão de texto: |
VESPERTINO | ● Avaliação Diagnóstica
↳ Objetivo: refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica. ↳ Sugestões: ↳ Slides ↳ Vídeo ↳ Material de apoio: |
|
![]() 9/2 |
MATUTINO | ● Palestra 1
↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti ↳ Tema: “Qual o cenário que você está construindo para um NOVO TEMPO? Perfis comportamentais para a educação”
● Palestra 2 ↳ Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé ↳ Tema: “O que você tem nas suas mãos para fortalecer um NOVO TEMPO? Ferramentas motivacionais para a educação” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, a partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Ao recepcionar os estudantes, quais estratégias podemos utilizar para acolhê-los não só fisicamente, mas, sobretudo, emocionalmente? ↳ Como esse acolhimento pode possibilitar o fortalecimento de emoções e a criação de estratégias que viabilizem a permanência do estudante no contexto escolar e suas efetivas aprendizagens? ↳ Como fazer a diferença na vida dos estudantes para que frequentem a escola, lá permaneçam e tenham aprendizagens efetivas? |
|
![]() 10/2 |
MATUTINO | ● Palestra
↳ Prof. Dr. Leandro Karnal ↳ Tema: “Avivando esperanças para viver um NOVO TEMPO” |
VESPERTINO | ● Momento de Debate
↳ Objetivo: mobilizar a equipe para um momento de debate sobre a retomada das atividades presenciais, buscando partir de uma reflexão coletiva da temática desenvolvida na palestra. ↳ Sugestões: ↳ Roda de diálogo a partir do tema da palestra. ↳ Para planejar, precisamos conhecer a realidade de onde atuamos. No atual contexto, conhecemos a nossa comunidade escolar? ↳ Quais propostas temos para intervir na realidade da nossa comunidade escolar? ↳ A partir de um planejamento colaborativo, como construir um percurso escolar adequado aos nossos estudantes? |
|
![]() 11/2 |
MATUTINO | ● Organizar o ano letivo de 2022
↳ Objetivo: mobilizar toda a unidade escolar para um momento de reorganização. ↳ Sugestões: ↳ Ressaltar a importância do fortalecimento dos espaços e ações coletivas na escola para a promoção das aprendizagens ↳ Demonstrar os projetos interventivos disponíveis na escola e na rede. ↳ Discussão, da equipe pedagógica, sobre as possibilidades de intervenção e apoio às aprendizagens, especialmente para os estudantes com maior dificuldade de escolarização em função da educação remota. |
VESPERTINO | ● Coordenação individual e organização das salas de aula pelos professores | |
As palestras serão transmitidas pelo YouTube da Secretaria de Educação. |
ACESSE AQUI
↳ O evento não ficará gravado para exibição posterior.