Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/10/22 às 14h59 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

#TBT: Curso de segurança cidadã promove ação no circo em prol da cultura de paz

Estudantes assistiram apresentações circenses e palestras voltadas à prevenção da violência e criminalidade

Thaís Rohrer e Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

O curso Promotor de Segurança Cidadã promove uma série de atividades em prol da cultura de paz nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Uma das últimas ações, realizada no final de setembro, levou cerca de 800 alunos de quatro escolas da rede pública para o Circo Maximus, instalado no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. Lá, os estudantes tiveram momentos de descontração com as apresentações circenses, mas também assistiram a palestras voltadas à prevenção da violência e da criminalidade.

 

Essa edição contou com a participação de estudantes, de 14 a 18 anos, de quatro escolas de gestão compartilhada: o Centro Educacional 7 de Ceilândia, o Centro Educacional 1 do Itapoã, o Centro Educacional 1 da Estrutural e o Centro de Ensino Fundamental CEF 1 do Riacho Fundo II.

 

De maio a agosto de 2022, o curso, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), já passou por 13 escolas e atingiu 800 estudantes da rede pública de ensino do DF.

 

No intervalos das palestras, os alunos participaram de momentos de descontração | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Um dos objetivos é promover uma integração entre a comunidade escolar e as forças de segurança pública para melhor atuação no enfrentamento à violência. Nele, são abordados temas como: relações interpessoais, mediação de conflitos a partir da comunicação não violenta, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como instrumento de proteção, prevenção ao abuso sexual e crimes cibernéticos.

 

A proposta das disciplinas do curso foi desenvolvida com base em relatos de professores em reuniões de alinhamento entre a SSP/DF e a SEEDF. “Essa parceria é uma forma de intensificar a segurança e promover a cultura de paz nas unidades de ensino”, frisou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

 

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo Ferreira, explica que a intenção é sensibilizar os participantes sobre meios de se resolver conflitos de forma pacífica. “Essa é uma oportunidade única de receber informações de profissionais capacitados para fazer o melhor em suas vidas, na vida da família e da comunidade. Tudo isso de forma muito lúdica com as apresentações circenses entre uma palestra e outra”, destacou.

 

O estudante Henrick Wagner Martins, 17 anos, estudante do 3º ano no CED 7 de Ceilândia, participou do evento e falou da importância do momento. “Eu agradeço porque tivermos informações que nos ajudam a melhorar o relacionamento com as pessoas, além de dicas importantes de prevenção de violência”, comentou.

 

O aluno Henrick compartilhou informações após a palestra da policial militar Rosilene Sá | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Governo do Distrito Federal