3/01/23 às 14h27 - Atualizado em 3/01/23 às 14h40

Trabalho de professores da rede pública é reconhecido em concurso

Dois projetos do Recanto das Emas ganham Prêmio Professor Inovador

Thaís Rorher, Ascom/SEEDF

O trabalho desenvolvido por dois professores da rede pública do Distrito Federal foi reconhecido com primeiro e terceiro lugar no Prêmio Professor Inovador. Os profissionais atuam em escolas do Recanto das Emas e os projetos desenvolvidos por eles usam a tecnologia para incentivar a aprendizagem.

A professora Patrícia da Costa Sousa, da Escola Classe 203 do Recanto das Emas, conquistou o primeiro lugar com o projeto “Da Leitura à escrita criativa e a gamificação”. Já Francenylson Luiz Dantas dos Santos ficou com o terceiro lugar na premiação. Ele atua na Coordenação Regional de Ensino do Recanto da Emas e desenvolveu o “Robótica para vida – Aluno Maker Digital” com 100 estudantes da região em 2022.

A metodologia inovadora do projeto “Da Leitura à escrita criativa e a gamificação” une o incentivo a leitura com a tecnologia. Uma das ações do projeto foi o desenvolvimento de um escape room, um jogo em que havia pistas e enigmas baseados nos contos lidos em sala.  A narrativa do jogo foi elaborada pelos alunos e, a partir das ideias deles, a docente montou as pistas.

Estudantes que participam do projeto “Da Leitura à escrita criativa e a gamificação” fizeram uma releitura de três contos de Edgar Allan Poe | Foto: Divulgação

A professora diz que o objetivo foi desenvolver o letramento literário, de modo a promover a criatividade, a criticidade e o protagonismo estudantil. “Propomos uma nova relação entre o aluno e o texto literário. Muitas vezes, essa relação se dá de maneira formal e de uma forma distanciada dos gostos e interesses dos alunos. Busco aproximar os alunos dos textos literários, dando-lhes liberdade para falar sobre eles a partir de seus gostos, experiências”, explica Patrícia da Costa.

Os estudantes também fizeram a reescrita criativa de três contos de Edgar Allan Poe. A coletânea das produções textuais dos alunos está no livro Ecos de uma noite sombria: uma releitura de Poe. Ao todo, 28 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram do projeto, que começou em 2021 a partir da percepção da professora da necessidade de desenvolver práticas de ensino para serem conduzidas na Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação da unidade em que atua.

Robótica no cotidiano

Por meio do projeto “Robótica para vida – Aluno Maker Digital”, os estudantes desenvolvem projetos de robótica e, assim, colocam em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. Usam, por exemplo, a matemática e a aprendizagem em ângulos, graus e unidades de medida para cortar e montar as peças dos robôs; a lógica e unidades de tempo para fazer os movimentos dos robôs; a lateralidade para apertar e folgar os parafusos.

Alunos do Recanto das Emas desenvolvem robôs e praticam o conteúdo aprendido em sala de aula | Foto: Divulgação

Os avanços dos estudantes são percebidos pelo professor Francenylson no no dia a dia das atividades.  “Os estudantes passaram a planejar as suas ações, enfrentaram desafios e resolveram problemas nas montagens e programação dos robôs. Eles também vivenciaram a importância do inglês e passaram a perceber que seria relevante estudar uma língua estrangeira. Passaram a falar sobre o futuro do mercado de trabalho e começaram a discutir sobre as possibilidades do empreendedorismo com a robótica”, conta.

O projeto foi idealizado pelo professor Francenylson em 2018 e já passou por cinco escolas da região. Agora, ele conta com apoio da Coordenação Regional de Ensino do Recanto da Emas e da Unidade Regional de Educação Básica (Unieb) da região. Assim, a inciativa continuará em 2023 e a CRE do Recanto pretende inaugurar um polo do projeto no Centro de Ensino Fundamental 405.

O prêmio

O Prêmio Professor Inovador é promovido pelo Instituto Eda Coutinho, em parceria com a Cátedra Unesco – Educação, Meio Ambiente e Cidadania. A premiação foi realizada no dia 14 de dezembro, no Centro Universitário Iesb, campus Asa Norte.

A iniciativa foi lançada em outubro de 2022, com o objetivo de incentivar a criatividade na sala de aula. A premiação convidou professores da educação básica do DF a apresentarem seus projetos, práticas, ações ou ideias inovadoras e de sucesso em sua trajetória na sala de aula. Após uma seleção e análise do material, uma comissão constituída por gestores educacionais com experiência em inovação selecionou três vencedores.

Os vencedores receberam: 1º lugar, R$ 5 mil; 2º lugar, R$3 mil e 3º lugar, R$2 mil. Os demais participantes receberam um certificado de participação.