8/06/18 às 15h57 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Três novas quadras nas escolas de Brazlândia

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

Três escolas de Brazlândia agora têm quadras cobertas. As obras de construção e coberturas desses espaços poliesportivos foram comemoradas durante as inaugurações, realizadas nesta sexta-feira (8) . Estão com novas quadras as escolas classes 1, 5 e Chapadinha.

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

“É uma alegria participar dessas inaugurações. A estrutura de uma quadra poliesportiva permite o desenvolvimento de inúmeros projetos de qualidade. Todos merecem”, ressalta o secretário de Educação do DF, Júlio Gregório.

Matheus Pereira é irmão do estudante Felipe, que frequenta a EC 5. “Meu irmão é cadeirante e essa quadra é uma maravilha para ele. O local tem toda a acessibilidade necessária. Agora, ele poderá participar do recreio e de outras atividades com as crianças na quadra. Isso vai gerar mais integração com os colegas”, comenta.

Além de Felipe, os 480 alunos da EC 5 receberem a cobertura da quadra, pintura geral na escola, reforma nos banheiros e substituição do piso. O total dessas melhorias foi no valor de R$ 370 mil.

A EC 1 também teve a construção da quadra coberta para beneficiar os 250 estudantes da escola.  Também passou a contar com uma quadra coberta a Escola Classe Chapadinha, na área rural. Nela estudam 197 alunos na educação infantil e no ensino fundamental. O custo de cada uma foi de R$ 190 mil.

O coordenador regional de Ensino de Brazlândia, Janduy Procópio, destaca que as quadras vão beneficiar os alunos das escolas e também a comunidade. “As escolas abrem as portas e acolhem vários programas voltados para esporte e cultura da cidade”, comenta. “As crianças agora podem concluir suas atividades independente de chuva ou sol. Isso é uma conquista importe para escolas”, comenta o ad ministrador regional, Devanir Gonçalves.

Sustentabilidade

Todas as quadras inauguradas têm sistema de captação de água da chuva. A Escola Classe Chapadinha apoia o modelo de sustentabilidade e trabalha essas questões ligadas a preservação e uso consciente dos recursos naturais.

“Para ficar perfeita a minha escola só faltava a quadra coberta e a horta. Agora temos os dois. Vai ser ainda melhor estudar aqui!”, conta animada Isabelle Sofia, de 10 anos de idade.

Os três espaços poliesportivos foram reformados por meio do Programa de Descentralização Administrativa Financeira (Pdaf), via emendas parlamentares aprovadas na Câmara Legislativa do DF.

“As obras vão trazer mais qualidade de vida às crianças, com infraestrutura adequada. Outra boa notícia é que logo começarão as obras para construção da escola técnica de Brazlândia que vai beneficiar toda a comunidade local”, endossa o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.