Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/03/18 às 18h38 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

1º Encontro do PNAIC – Educação Infantil

Aproximadamente 1,3 mil profissionais, entre eles, professores e coordenadores da rede pública de ensino participaram do 1º Encontro de Formação do PNAIC

 


Foto: Marcio Soares, SEEDF

 

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF

 

O 1º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a Educação Infantil começou nesta quinta-feira (15) e contou com a presença de aproximadamente 1,3 mil professores e coordenadores das escolas públicas do Distrito Federal. Durante o evento, os profissionais puderam conhecer o curso de formação do qual vão participar, em ambiente online, a fim de desenvolver nas escolas o projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil”.

 

A coordenadora estadual do PNAIC, professora Núbia Luiz Cardoso, explicou que a intenção de introduzir a leitura na Educação Infantil não visa à antecipação da alfabetização, mas ao contato com a língua e ao incentivo à leitura, tendo o professor como adulto leitor. “Queremos que nossas crianças tenham, desde a infância, o interesse pelos livros e pela leitura. Assim, os docentes, por meio de interações e brincadeiras, vão motivar as crianças, desde cedo, a terem experiência com as mais diversas narrativas, a apreciarem e interagirem com a linguagem escrita e oral e a conviver com diferentes suportes e gêneros textuais”, disse.

Os professores e coordenadores da Educação Infantil que participaram do seminário vão passar por um curso de formação, nos próximos dias, com material totalmente virtual, organizado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em parceria com o Centro de Formação Continuada de Professores (CFORM), da Universidade de Brasília (UnB). O curso terá duração de 180 horas e proporcionará reflexões para o trabalho da leitura na Educação Infantil.

Novo Mais Educação

Nesta sexta-feira (16), foi a vez de os coordenadores das escolas públicas participarem do 2º Seminário do PNAIC para a Educação em Tempo Integral. Ao todo, 180 escolas do Distrito Federal estão sendo atendidas. O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, participou do evento e ressaltou que a pasta tem trabalhado constantemente para ampliar a educação integral em todo o Distrito Federal.

No evento, os participantes assistiram a palestra “Educação e Constituição da Subjetividade”, com a mestre em educação e doutora em psicologia Inez Maria Marques, e a palestra do doutorando Mauro Gleisson, com o tema “Escola e Subjetividade”. Também foram apresentadas organizações do trabalho das próprias escolas que implementaram a educação de tempo integral.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal e do Distrito Federal desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental.

Aqui no Distrito Federal, desde 2013, a Secretaria de Educação vem desenvolvendo uma série de ações junto aos professores e orientadores visando à formação continuada do PNAIC. O objetivo é promover a cooperação federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às Unidades Escolares para o devido acompanhamento das ações do programa, avaliando a aprendizagem dos estudantes, definindo metas e trabalhando para obter resultados efetivos na alfabetização, com ênfase em leitura, escrita e letramento matemático, além do processo de letramento específico da Educação Infantil.

 

Em 2017, o PNAIC foi reconfigurado, ampliando a formação para a Educação Infantil e para a Educação Integral.

Governo do Distrito Federal