Governo do Distrito Federal
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Avaliação Institucional Interna

 

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Prezados(as),

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Planejamento Acompanhamento e Avaliação (SUPLAV) e Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB) ressalta a importância da avaliação durante o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes como preconizado na perspectiva da avaliação formativa adotada por essa Secretaria.

 

A avaliação formativa é aquela que tem a função de orientar o planejamento didático, pois fornece informações acerca do desenvolvimento cognitivo do estudante ao longo de todo o período letivo, razão pela qual ela deve ser contínua.

 

Tendo em vista a perspectiva de avaliação formativa e o final do primeiro semestre letivo de 2021, que foi ofertado em sua totalidade por aulas remotas, esta Secretaria de Estado de Educação sugere às unidades escolares que seja trabalhado nos sábados letivos de 19 de junho e 10 de julho o tema: Autoavaliação ou Avaliação Institucional Interna.

 

Os materiais sugeridos são vídeos, propostas de questionários para a comunidade escolar, além de algumas sugestões de leituras.

 

Assista ao vídeo de sensibilização sobre este momento de autoavaliação:

 

 

Abaixo segue uma proposta de questionários para auxiliar o levantamento de informações no momento de autoavaliação. Os links são de questionários já implementados no Google Forms, bastando que cada unidade escolar crie uma cópia do formulário em seu próprio drive para obter as respostas de sua comunidade. Veja o vídeo explicativo de todo este processo para auxiliar no compartilhamento dos questionários:

 

 

Vale ressaltar que os questionários abaixo são uma sugestão e cada equipe tem a liberdade de acrescentar, retirar e alterar as perguntas (após realizar a cópia dos questionários):

 

img-responsiva Questionário dos Professores

img-responsiva Questionário dos demais Profissionais da Educação

img-responsiva Questionário Estudantes

img-responsiva Questionário Responsáveis

 

Destaca-se a sugestão de textos e leituras que podem auxiliar e embasar as propostas:

 

BETINI, G. A. Avaliação Institucional Participativa em escolas públicas de Ensino Fundamental. EDUCAÇÃO: Teoria e Prática, v. 20,  n.35, p. 117-132, jul.-dez, 2010. img-responsiva
DISTRITO FEDERAL. Conselho de Educação. Resolução nº 1/2006 – CEDF. Estabelece normas para a Avaliação Institucional no Sistema de Ensino do Distrito Federal. img-responsiva
LIMA, E. S. O diretor e as avaliações praticadas na escola. Tese (doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. img-responsiva
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G. Escola de ensino fundamental. Contextualização dos Resultados. Revista Retratos da Escola. Brasília, v.7, n.12, p. 145 – 158, jan./jul., 2013. img-responsiva
SORDI, M. R. L.; LUDKE, M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação (Campinas),  Sorocaba ,  v. 14, n. 2, p. 313-336,  Jul.  2009. img-responsiva
SOUSA, S. M. Z. L. Avaliação institucional: elementos para discussão. In: “O ensino municipal e a educação brasileira”. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: [s.n.], 1999. img-responsiva