Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/07/21 às 17h29 - Atualizado em 12/07/21 às 17h29

Especialização em Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas

COMPARTILHAR

 

Curso propõe capacitar professores que atuam no 3º Ciclo do Ensino Fundamental em escolas da Secretaria de Estado de Educação do DF. A Iniciativa é contrapartida do projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital

 

Estão abertas as inscrições para a especialização Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas, de maneira telepresencial, ofertado pela Escola Superior de Gestão – ESG e Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – Funab, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.

 

Serão ofertadas 42 vagas e os interessados podem candidatar-se, entre os dias 13 e 19 de julho de 2021, no site do Cebraspe.

 

A oferta da formação é uma contrapartida do Cebraspe prevista no escopo do projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital, fruto de  parceria entre o Cebraspe, a Funab e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF. O público-alvo são docentes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF de todos os componentes curriculares do 3º ciclo para as aprendizagens.

 

O início da capacitação está previsto para 16 de agosto. Serão 360 horas de carga horária dos módulos, acrescidos de 42 horas de trabalho de conclusão de curso, totalizando um período de 12 meses. Tendo como matriz as metodologias ativas, os profissionais serão divididos em três turmas, cada uma com 14 participantes, acompanhadas por um tutor, de modo telepresencial, e pelo professor formador do módulo.

 

O objetivo geral da especialização é desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares, por meio de metodologias ativas e de estratégias didáticas diversificadas, para atuação docente, no processo de ensino e aprendizagem para o 3º ciclo do Ensino Fundamental, pautadas no conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural e comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação, autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

 

Requisitos – Para participar do processo seletivo, os interessados deverão atender, no momento da inscrição, aos seguintes requisitos: ser servidor público civil estável, ocupante de cargo de provimento efetivo, pertencente à carreira de Magistério Público do Distrito Federal; ser titular do cargo de professor de educação básica; estar em exercício nas unidades escolares da rede pública do Distrito Federal, atuando em regência de classe no 3º ciclo do ensino fundamental; não ter usufruído, nos últimos dois anos, de afastamento remunerado para estudos, atestado por meio de autodeclaração preenchida eletronicamente no ato da inscrição.

 

Universidade do Distrito Federal – Uma novidade é que, no último dia 23 de junho, foi finalizada a votação, na Câmara Legislativa – CLDF, do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 34/2020, que autoriza a criação da Universidade do Distrito Federal-UnDF. A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada na forma de um substitutivo com o voto favorável de 14 deputados e um voto contrário. O PLC segue, agora, para sanção do governador Ibaneis Rocha.

 

O projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital, elaborado de forma conjunta entre o Cebraspe, a Funab e a FAPDF, contempla a realização de estudos para avaliar a viabilidade de criação e implantação da Universidade do Distrito Federal – UnDF. A instituição terá como objetivo o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento  do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

 

O plano de trabalho do projeto é embasado em quatro macroações. São elas: Estudos de viabilidade de uma universidade distrital; Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária com a realização de benchmarking nacional e internacional; Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária: proposta de modelagem para estruturação de uma universidade distrital; e Pesquisa de metodologias e/ou tecnologias inovadoras de ensino superior.

 

O Cebraspe já concluiu a primeira ação prevista. Os estudos de viabilidade foram entregues no último mês de abril e tiveram como objetivo identificar e caracterizar a oferta da educação superior no DF e na RIDE, sobretudo de cursos e instituições com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias, para subsidiar o desenvolvimento da proposta de criação de uma universidade distrital.

 

Atualmente, o Centro trabalha nas atividades previstas na segunda ação do projeto – “Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária com a realização de benchmarking nacional e internacional”. Estão sendo executadas, desde maio, atividades com o objetivo de identificar e analisar processos, práticas de gestão, de avaliação e de desempenho, em instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, que se destacam por sua gestão inovadora, a fim de subsidiar a proposta de modelagem para a estruturação da universidade.

 

Dentre as ações previstas para esse segundo momento, estão entrevistas com gestores de áreas estratégicas dessas organizações, além de realização e participação em eventos técnico-científicos sobre a temática de interesse para o estudo.

 

Ascom/FUNAB

 

───SERVIÇO────────────────────────────────

Inscrições para especialização: Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas.

Período: 13 a 19 de julho de 2021.

Público-alvo: Professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, que atendam a todos os requisitos exigidos pelo Edital

Início das aulas: 16 de agosto

img-responsiva Edital

img-responsivaMais informações

 

Leia também...