Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/04/18 às 9h49 - Atualizado em 13/04/18 às 9h59

Estudantes aprendem na prática sobre democracia

COMPARTILHAR

Parcerias entre Educação e Legislativo promovem a cidadania entre os alunos da rede pública do DF

 


 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

 

O poder legislativo é parte fundamental para a democracia e entender como ele funciona torna os cidadãos mais capazes de propor melhorias para o país. Pensando nessa ideia, a Secretaria de Educação do DF promove diversas parcerias com as Câmaras Federal e Legislativa e traz a cidadania para dentro das escolas.

 

Entre os projetos desenvolvidos está o Câmara Mirim, em que estudantes do ensino fundamental vivem a experiência de serem parlamentares, elaborando, debatendo e votando projetos de lei. Para participar, os alunos devem encaminhar um projeto de lei para a Câmara dos Deputados. No total, 350 jovens de todo o país são escolhidos para participar das sessões, realizadas na Câmara dos Deputados.

 

O direito ao voto é outro aspecto essencial à participação popular. Para destacar o papel das eleições, o projeto Eleitor Mirim, também realizado pela Câmara Federal, promove votações entre candidatos criados pelos próprios estudantes. Com urnas eletrônicas de verdade, alunos de todo o país podem votar no representante que considerarem melhor.

 

Os jovens também são contemplados pelos programas desenvolvidos ente Educação e Legislativo. É o caso do Parlamento Jovem, voltado para estudantes do Ensino Médio, transformando 78 adolescentes em parlamentares com intuito de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

 

Com ideia semelhante, o Senado Federal conta com o programa Jovem Senador, em que 27 estudantes de ensino médio— um por unidade da Federação — são selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

E as unidades escolares ainda podem fazer visitas à Casa por meio do programa Escola na Câmara. Voltado para alunos de ensino fundamental, a ação tem como objetivo promover uma aproximação entre escolas e o Parlamento, contando com o engajamento de professores e com uma troca de experiências para, desde cedo, trabalhar valores democráticos em sala de aula.

 

No início de cada semestre, a equipe sorteia uma região administrativa do Distrito Federal e encaminha, para a sua Regional de Ensino, um convite de participação no programa. Uma vez estabelecida a comunicação com a Regional, é hora de fazer contato com as escolas e convidar os professores a se inscreverem no programa.

Realidade Local

Além do âmbito federal, os estudantes do DF ainda podem conhecer melhor a Câmara Legislativa, onde são debatidas as leis locais. O programa “Conhecendo o Parlamento” é um exemplo da parceria entre a Casa e a Secretaria de Estado de Educação. A ação oferece aos estudantes de ensino fundamental e ensino médio, respectivamente, os projetos “Cidadão do Futuro” e “Jovem Cidadão”.

 

O objetivo dos projetos é contribuir com a formação da consciência política para o exercício da cidadania, oportunizando a compreensão das funções da Câmara Legislativa e dos valores próprios do Poder Legislativo. As atividades incluem palestra na Câmara e visita guiada à galeria do Plenário. Ao final da atividade são oferecidos lanches e kits cidadão para os estudantes e professores participantes.

 

A Secretaria de Educação ainda promove conceitos iniciais de cidadania, direitos e deveres por meio das Plenarinhas da Educação Infantil. Com ações nas escolas, nas regionais de ensino e edições distritais, os estudantes de até cinco anos aprendem sobre o viver em sociedade e até mesmo propõem mudanças em suas realidades, envolvendo noções como sustentabilidade, bom convívio e participação popular.

 

Muitas dessas parcerias estão com as inscrições abertas. Confira como professores e estudantes podem participar de cada projeto:

 

– Câmara Mirim
Inscrições até o dia 29 de junho (on-line) e 15 de junho (Correios)
Estudantes de 5º e 6º anos do ensino fundamental
Inscrições no site da Câmara dos Deputados.

 

– Eleitor Mirim
Inscrições até 27 de abril
Professores do ensino fundamental devem enviar uma redação com o tema “Por que eu quero que minha turma participe do programa Eleitor Mirim 2018?”
O endereço eletrônico é: plenarinho@camara.leg.br.
Mais informações no site da Câmara dos Deputados.

 

– Parlamento Jovem
Inscrições até 28 de maio
Estudantes do Ensino Médio
Inscrições no site da Câmara dos Deputados.

 

– Conhecendo o Parlamento
Visitas e mais informações podem ser consultadas no site da Câmara Legislativa do DF ou pelos telefones (61) 3348-9205, ou (61) 3348-8514

– Jovem Senador
Inscrições até 17 de agosto
Estudantes interessados devem se inscrever e enviar suas redações, conforme as orientações do site do programa.