15/07/20 às 17h48 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Reforma de escolas: Secretário visita obras em Santa Maria

Em todo o DF, 80 unidades escolares passam por melhorias neste período de quarentena

Maria Rita Guedes, Ascom/SEEDF

Foto: Carlos Marcos, Ascom/SEEDF

Nesta quarta-feira, 15/7, o secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, esteve na região administrativa de Santa Maria para acompanhar o andamento de obras em escolas na região. A primeira unidade que o gestor visitou foi a Escola Classe 206. Atualmente, a escola atende 577 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e 63 estudantes da educação especial.

A unidade é uma das 80 escolas que recebem obras durante o período de quarentena para melhorar o ambiente de estudo. Os alunos voltam às aulas a partir do fim de agosto. No total, os investimentos nessas 80 obras chegam a R$ 18 milhões. Na EC 206, as manutenções realizadas são de cobertura do telhado, forro e laje; obras no piso, instalação de gás e ajustes na rede elétrica, com investimentos que chegam a R$ 303,5 mil.

“Essa é uma das inúmeras escolas que estão sendo reformadas em todo o Distrito Federal. São investimentos em manutenção e reforma, com o objetivo de proporcionar melhores condições para os estudantes da rede. Em breve, retornaremos as aulas e em melhores condições de ensino. Teremos aqui um ambiente melhor para os professores, servidores e estudantes”, disse o secretário de Educação, Leandro Cruz.

A diretora da EC 206, Valeria Nunes, reforça o compromisso com a educação em Santa Maria. “Estamos muito felizes porque temos a certeza de que iniciamos o ano letivo com uma escola e vamos terminar com outra escola. Uma escola renovada, reformada, bonita e pronta para receber nossos alunos, que, por sinal, estamos com muitas. Em breve, estaremos retornando com uma nova escola”, disse a diretora.

O coordenador regional de Santa Maria, Augusto César da Silva Freire, e a diretora da EC 206, Valeria Nunes, acompanharam a visita na escola. Foto: Carlos Marcos, Ascom/SEEDF

Leandro Cruz também visitou outras escolas que recebem obras na região acompanhado do coordenador regional de Santa Maria, Augusto César da Silva Freire. “Gostaria de agradecer a presença do secretário, Leandro Cruz, na EC 206 e, ainda, pelo apoio que a Secretaria de Educação tem nos dado no contrato de manutenção. Agradeço também ao governador Ibaneis Rocha por todo o apoio que tem nos dado em relação à manutenção das escolas aqui na nossa região.”

Eles também estiveram na Escola Classe 01 de Porto Rico, unidade que desde 2014 aguardava andamento em obras de reforma que estavam paralisadas. De acordo com o coordenador regional de Santa Maria, nos últimos 3 meses, as obras já avançaram 70%. A expectativa é que, com a entrega da nova estrutura, a escola possa oferecer a educação integral para estudantes de Santa Maria.

Obras de manutenção

A região administrativa de Santa Maria conta com 29 escolas e atende cerca de 26 mil estudantes. Neste ano de 2020, seis unidades escolares já estão sendo beneficiadas com obras de manutenção, melhorando a vida escolar de mais de 5 mil estudantes. Além da Escola Classe 206, o Centro de Ensino Especial 01, o Centro de Ensino Fundamental 316, o CAIC Santa Maria, o CEPI Corujinha do Cerrado e CAIC Albert Sabin passam por obras de manutenção. Dessas, estão em andamento apenas as da Escola Classe 206 e o Caic Albert Sabin. No total, para as obras nas 6 unidades, os investimentos chegam a R$ 627 mil.