Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/07/21 às 8h00 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Vacina para remanescentes

Dois mil e cem profissionais da educação que ainda não se vacinaram são esperados de hoje a sábado no QG do Exército

 

Da Redação | Ascom/SEEDF

 

Foto: Álvaro Henrique | Ascom/SEEDF

 

Começa na noite desta quinta-feira, 29, a vacinação dos profissionais da educação remanescentes — aqueles que não puderam atender à convocação para vacinarem entre 21 de maio e 2 de junho, nas primeiras fases do Plano de Vacinação da Educação.

 

Após levantamento feito em todas as 14 coordenações regionais de ensino (CRE), a Secretaria de Educação listou 2.100 profissionais que ainda não se vacinaram.

 

Eles foram divididos em três grupos de 700, que serão vacinados respectivamente hoje, amanhã (30) e sábado (31). Para tanto, está reservado um posto de vacinação único: a Praça dos Cristais, no QG do Exército — Setor Militar Urbano. A vacinação acontecerá exclusivamente à noite, entre 18h e 22h.

 

Como a maioria dos demais profissionais da rede pública de ensino, os remanescentes  receberão vacina da Janssen, cujo protocolo de uso prevê apenas uma dose para atingir a imunização máxima.

 

Este grupo não atendeu às primeiras convocações por motivos diversos. Uns estavam com covid-19 à época, outros haviam tomado a vacina contra gripe há menos de quinze dias da data da convocação, outros estavam fora da cidade.

 

Todos eles receberam a nova convocação por e-mail, encaminhado pelas escolas onde trabalham. Além disso, a lista com os nomes está sendo publicada a cada dia no site da Secretaria de Educação.

 

Quando forem à Praça dos Cristais, os remanescentes devem levar um documento pessoal com foto, o contracheque e a Ficha para Registro de Doses Aplicadas preenchida. A ficha pode ser baixada aqui.

 

Antecipação

 

Além da convocação dos remanescentes, o Plano de Vacinação da Educação está oferecendo a segunda dose antecipada para o grupo de seis mil profissionais que tomaram a primeira dose (D1) da vacina AstraZeneca entre 21 de maio e 2 de junho — dentro do limite mínimo de 60 dias.

 

Esse grupo é formado por profissionais das creches públicas, das creches parceiras da rede pública, creches privadas e também por gestores das escolas públicas.

 

A segunda dose (D2) está sendo oferecida desde terça-feira, 27, em todos os pontos de vacinação contra covid-19 do DF.

 

Para recebê-la, basta que o profissional da educação vá ao ponto mais próximo de sua casa, portando o cartão de vacinação e o crachá, contracheque ou declaração da unidade escolar que comprove o vínculo profissional.

 

Ele, porém, deve observar o cumprimento do prazo mínimo de 60 dias contados a partir da primeira dose (D1). Dessa forma, quem tomou a D1 no dia 2 de junho, por exemplo, precisa esperar pelo menos até terça-feira, 3 de agosto, para buscar a D2 antecipada.

 

Diante de muitas dúvidas a este respeito, a Secretaria de Educação distribuiu uma Nota Oficial esclarecendo a situação.

Governo do Distrito Federal